Pílulas Anticoncepcionais

Saiba tudo sobre a pílula anticoncepcional: O que é, como funciona, como usar, marcas mais usadas, preço, efeitos colaterais, se engorda, dúvidas e outras recomendações.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

As pílulas anticoncepcionais são ainda o mais utilizado e comprovadamente o mais eficiente no combate a gravidez; por diversas razões que percorrem entre o cultural e o religioso, esses comprimidos são cercados de mitos e explicações mal fundamentadas. Com base nisso, vamos tentar explicar tudo sobre essas pílulas contraceptivas, explicando os cuidados, como tomar, falando sobre as principais marcas e como ela atua no organismo feminino.

Pílulas Anticoncepcionais

Pílulas Anticoncepcionais

O que são as Pílulas Anticoncepcionais?

São dosagens hormonais que o corpo feminino precisa receber logo após a menstruação. Resumidamente é isso. A composição é basicamente de dois hormônios, a progesterona e o estrógeno, que atuam bloqueando a ovulação do corpo da mulher, por isso usado como método contraceptivo. Essas pílulas foram criadas na década de 60 mas com uma dosagem hormonal com pelo menos 60% a mais de intensidade.

Como Funciona?

Quando a mulher faz uso da pílula anticoncepcional, ela bloqueia novos óvulos no seu corpo. Durante a dosagem do remédio, não existe ovulação, e os que já estão no corpo, são reabsorvidos e se transformam em outros componentes necessários para o bom funcionamento do organismo. Por esse motivo que se previne sempre a mulher de não se esquecer de tomar a pílula anticoncepcional regularmente para evitar o descontrole hormonal e a gravidez em caso de uso contraceptivo. Falamos “em caso”, pois as pílulas anticoncepcionais, apesar da sua principal função que é de controlar a natalidade evitando a gravidez, também podem ser tomadas por mulheres que não tenham vida sexual ativa. Isso geralmente é indicado na prevenção de doenças como endometriose e miomatose ou popularmente conhecida como miomas. Essas duas são uma das principais causas da infertilidade feminina. Por esse motivo, hoje em dia é bem comum encontrar jovens tomando dosagens de anticoncepcionais.

Como Usar?

Aprenda a usar corretamente as pílulas contraceptivas

Aprenda a usar corretamente as pílulas contraceptivas

Se a mulher nunca tomou esse tipo de remédio, o mais indicado é começar no primeiro dia de menstruação. Isso porque o remédio já começará a ação reguladora de óvulos e no final da menstruação, quando o corpo da mulher já se prepara para o próximo ciclo, a ovulação já estará interrompida. Se no caso, a mulher já tiver tomado antes e por qualquer motivo tiver parado mas agora deseja retomar o método, é indicado procurar um médico ginecologista para verificar a dosagem, e fazer um planejamento mais indicado para ela.

No geral, os comprimidos devem ser tomados diariamente na mesma hora ou sem um intervalo muito longo. Após as 24 horas completas do último comprimido, a pílula ainda faz efeito por até 12 horas, a partir disso, a eficácia diminui e é bom procurar o médico antes de retomar a dosagem. No final de cada cartela, é necessário dar uma pausa de 7 dias, quantidade necessária para a mulher menstruar novamente. Muitas mulheres, por mitos sobre o remédio, param de tomar por algum tempo para dar um “descanso” ao corpo. Isso não é necessário, principalmente com os anticoncepcionais de hoje, que possuem uma dosagem hormonal bem controlada.

Essas informações foram para o uso de anticoncepcionais da forma mais tradicional que é a dosagem oral. Em caso de dosagens por injeções, adesivos ou qualquer outra forma, verificar com o ginecologista para que seja feita uma tabela de uso e controle do medicamento.

Marcas de Pílulas Anticoncepcionais Mais Usadas

Existem mais de 60 marcas de pílulas anticoncepcionais no mercado. O uso é indicado por diferentes fatores, mas existem aquelas que estão entre as mais conhecidas e usadas pelas mulheres. Quais são as melhores marcas? Isso não tem como responder, pois varia de mulher para mulher, pois cada uma possui um organismo e as reações são diferentes em cada uma, e muitas coisas são avaliadas para se encontrar o anticoncepcional ideal. Porém, separamos uma lista com as principais mais usadas:

  • Selene
  • Cerazette
  • Diane
  • Ciclo 21
  • Minima
  • Yasmin

Apesar de citarmos essas marcas pílulas, recomendamos uma consulta a um médico para acompanhamento e descobrir o melhor anticoncepcional para o seu corpo.

Preços das Pílulas

O valor das pílulas varia bastante, onde pode chegar ao intervalo de 15-20 reais até cerca de 70-80 Reais, dependendo da marca utilizada. As pílulas podem até sair de graça se você conseguir pega-las em um posto de saúde. O importante é não olhar apenas para o preço e comprar a mais barata, e sim, ver qual reagirá melhor com o corpo causando menos efeitos colaterais.

Composição das Pílulas Disponíveis no Mercado

No mercado existem basicamente dois grupos de pílulas contraceptivas, que podem ser divididos nas que possuem 1 ou 2 hormônios femininos sintéticos.

2 Hormônios Femininos (Estrogênio + Progestogênio)

No grupo com dois hormônios femininos sintéticos, o estrogênio e o progestogênio, ela funciona bloqueando a ovulação e também as elas agem sobre o colo do útero, não deixando que o dilate, fazendo assim com que a passagem de espermatozóides para a cavidade uterina seja bastante dificultada. Além disso, essas pílulas agem no útero também, evitando que ele tenha boas condições de acolher o ovo.

1 Hormônio Feminino (Progestogênio)

No grupo com apenas um hormônio feminino, o progestogênio, funcionam agindo sobre a hipófise bloqueando a ovulação e assim provocando um fechamento maior do cólo do útero impedindo a passagem de espermatozóides.

Anticoncepcional Engorda?

Pílula Anticoncepcional Engorda?

Pílula Anticoncepcional Engorda?

Essa é uma das dúvidas mais fortes que cercam as pílulas anticoncepcionais. Comprovadamente não existe nenhum registro, mas a reação do remédio depende de cada organismo e pode ter ocorrido de mulheres ganharem peso durante a dosagem. O que de fato acontece, é que os anticoncepcionais favorecem a retenção de líquido do corpo feminino o que aparentemente pode parecer que a mulher engordou, mas diante alguns teste feitos com vários remédios do tipo, nada foi comprovado. Como tratamos de reações hormonais, algumas marcas em particular pode agir de forma diferente com o seu corpo e por alguns efeitos secundários levarem ao ganho de peso. A melhor pessoa para indicar um tipo de anticoncepcional é um médico após realizar alguns exames e acompanhamento sobre os efeitos do remédio em seu corpo. De fato sim, muitas melhores já deram depoimentos de engordarem com o uso do contraceptivo, e a mesma marca, não deu ganho de peso para outras mulheres. Então, em resumo, o ganho de peso está relacionado com as reações hormonais e o tipo do contraceptivo.

Cuidados e Efeitos Colaterais

Alguns sintomas são mais comuns como náuseas, dores de cabeça, seios mais sensíveis a toques, sangramentos vaginais leves e irregulares que são muitas vezes confundidos com menstruação. Em algumas mulheres já foi constatado um pequeno nível de depressão nos primeiros meses, mas nada de exageros. Esses sintomas aparecem devido a dosagem hormonal no corpo o que muda também todo o comportamento. Após alguns meses esses sintomas desaparecem ou diminuem consideravelmente.

Existem Vantagens além das Contraceptivas?

Sim, para começar podemos falar sobre o uso de pílulas depois dos 40 anos onde ela ajuda na luta contra a perda de cálcio ósseo, que é relacionado a problemas como a osteopenia ou osteoporose.

Outro fator é regulação do ciclo menstrual, fazendo com que a mulher saiba com maior precisão os dias que realmente ficarão menstruadas. Ainda, o uso desse contraceptivo ajuda a reduzir a cólica menstrual.

Esqueci de Tomar a Pílula Ontem. O que eu faço?

O certo é a mulher manter o mesmo horário todo dia para ingerir a pílula. Porém quando acontece de esquecer de tomar, o recomendado é tomar até 12 horas depois do atraso. Se passar tempo demais que você esqueceu, as chances de efetividade da pílula caem bastante, e é recomendado o uso de preservativos ou outros métodos nas relações para evitar que você engravide. Espere o corpo assimilar esse “esquecimento” até o próximo ciclo para garantir que está funcionando tudo corretamente novamente. Consulte um médico caso você esqueça de tomar a pílula após as 12 horas para uma orientação mais adequada.

Considerações Finais

É muito importante a mulher se informar bem na hora de comprar as pílulas anticoncepcionais, em relação aos efeitos e reações no seu corpo. Se alguma marca ou tipo de Anticoncepcional não estiver fazendo bem, causando alguns problemas, consulte orientação médica para trocar de produto.

Sempre mantenha a regularidade na ingestão da pílula, pois o encerramento do ciclo pode aumentar as chances de engravidar. Esse é um dos métodos contraceptivos mais eficientes se feito de modo correto.

O vídeo abaixo ainda mostra mais algumas informações relacionadas, com algumas dúvidas frequentes das mulheres.

http://www.youtube.com/watch?v=0nKDwl7I9fo

Esperamos que tenham gostado das informações. Ajude a gente e compartilhe o artigo com outras meninas!

Pílulas Anticoncepcionais


80 comentários

Comente!




*Campos obrigatórios