Ovários Policísticos

O que é a Síndrome do Ovário Policístico? Quais são as causas e sintomas? Quais são os exames e tratamentos do problema? Confira tudo sobre o assunto.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Problemas

Você com certeza sabe que toda mulher possui um sistema reprodutor e que devido as diferentes fases pelas quais elas tem que passar, ficam sujeitas ao desenvolvimento de alguns distúrbios causados principalmente pelos hormônios. Um desses distúrbios, talvez o mais comum são os Ovários Policísticos que apesar de comuns, são pouco entendidos. Pensando justamente na falta de informação que algumas mulheres tem sobre as causas, os efeitos e como tratar, resolvemos reunir todas as informações úteis para você.

Ovários Policísticos

Ovários Policísticos

O que é a Síndrome de Ovário Policístico?

Ela também é conhecida pela sua sigla SOP ou Síndrome de Stein Leventhal. É um conjunto de sintomas apresentados por uma formação de microcistos no ovário. A síndrome dos ovários policísticos acomete de 6 a 10% das mulheres a a partir da sua primeira menstruação e apesar de ter alguns sintomas padrão, estes podem variar de mulher para mulher.

Apesar de poder aparecer a partir da adolescência quando a mulher tem sua primeira menstruação, o índice de incidência dos ovários policísticos são mais comuns em mulheres de 20 a 30 anos. Além do fator idade, o fator genético também contribui bastante. As mulheres que tem mães com esse mesmo distúrbio tem uma grande chance de também desenvolverem.

Causas

Síndrome do Ovário Policístico

Esses cistos aparecem devido um descontrole dos hormônios sexuais que acontece no corpo feminino. Ainda não se tem as causas certas do desenvolvimento desse problema e sempre são detectados novos distúrbios que contribuem para o desenvolvimento desses cistos.

No mais comum, eles aparecerem quando as taxas de estrogênio e progesterona e outros hormônios chamados de estrógenos são desenvolvidos em excesso. Apesar de ser um hormônio masculino, os andrógenos estão presentes no corpo feminino, porém em quantidade menor. Eles são responsáveis por regular o desenvolvimento dos óvulos no período menstrual de cada mulher. Quando eles estão desregulados e são produzidos em excesso, e isso pode ser por infinitas causas, pode ser desenvolvido os policistos ou também doença polifolicular ovariana.

Sintomas

Um dos principais sintomas é a irregularidade da menstruação e o desenvolvimento de hiperandrogenismo. Esse segundo é um distúrbio causado justamente pelo descontrole dos hormônios e causa um excesso de acne, pêlos no corpo e pele oleosa. Além desses dois principais sintomas, podemos também destacar:

  • Marcas escuras ou grossas na pele e dobras do corpo como axilas, virilhas, pescoço e abaixo das mamas
  • 25% das mulheres com esse problema têm dificuldade de engravidar naturalmente
  • A Síndrome de Ovários Policísticos engorda a mulher com mais facilidade

Exames e Diagnóstico

Em algumas mulheres os sintomas são os mínimos possíveis e muitas já descobrem depois desses cistos estarem bem desenvolvidos. Então tentar se auto diagnosticar não é muito confiável e você pode não apresentar nenhum dos sintomas dessa doença, porém desenvolver do mesmo jeito.

Procure um ginecologista. Essa deve ser a sua primeira atitude, desconfiando ou não que você tem esse distúrbio. Os exames ginecológicos são importantes para qualquer mulher a partir da primeira menstruação para evitar o desenvolvimento desse e de outros problemas de saúde.

Havendo suspeita, seu ginecologista orientará sobre o que fazer para dar início ao seu tratamento. Esse distúrbio é detectado através de exame clínico e depois de diagnosticado deve ser imediatamente tratado para evitar complicações possíveis.

Ovários Policísticos tem Cura?

Tem cura sim. Em alguns casos a mulher pode conviver com os ovários policísticos, porém não é tão indicado devido algumas complicações que conversaremos mais abaixo. Outras optam pela retirada imediata, porém existe a consequência da infertilidade, mesmo risco que se corre quando os ovários são diagnosticados muito tarde.

Complicações

As mulheres que desenvolvem esse tipo de doença correm alguns riscos caso não tratem corretamente ou descubram tardiamente. Os principais são:

  • Desenvolvimento de câncer do endométrio
  • Risco maior ao câncer de mama
  • Doenças ligadas à obesidade
  • Infertilidade

Tratamento

O tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos pode variar e em alguns casos é controlado com anticoncepcional ou metformina. Em casos de cirurgia, a retirada desses ovários polifoliculados é feita por um procedimento simples de videolaparoscopia e são feitos apenas três furinhos na região do abdômen portanto a recuperação torna-se bem melhor.

Os casos de cirurgia está há cada dia mais escassos pois os anticoncepcionais orais estão cada vez mais eficientes nesse tratamento. Quando diagnosticados cedo, somente a medicação consegue eliminar os cistos.

Vídeos

Veja alguns vídeos interessantes de profissionais e médicos discutindo o problema dos ovários policísticos:

Vídeo 1:

Vídeo 2:

Vídeo 3:

Outro vídeo bem interessante e que fala sobre como conseguir engravidar mesmo com o problema de ovários policísticos. Clique na imagem abaixo:

O Milagre da Gravidez - Lisa Olson

Esperamos que essas informações tenham ajudado vocês a entenderem melhor sobre esse problema.



62 comentários

  1. Andrea

    Estou tentando engravidar a mais de 8 meses. Fiz exame de utrasson e foi identificado ovario policisto, contudo no rastreamento, a medica disse que ovulei normalmente e indicou os dias que teria que ter relacao com meu marido. Fiz tudo direitinho, ovulei normalmente, mas porque nao engravidei?

  2. ANA CARLA

    Ola eu tenho ovarios policisticos e por causa disso já fui para varias vezes no hospital, cheguei ate receber bolsas de sangue por causa da hemoragia . Fico dias mestruando , ja nem sei mais o que faço, ja fui em varios ginecologistas e nada fazem, algem ai podem me ajudar? pois não aguento mais tenho isso desde meus 13 anos.

  3. ELIANE PEREIRA DOS SANTOS

    DEZ DOS 13 ANOS QUE TENHO POLICISTO EU CASEI E TIVE DOIS FILHOS , MAS AGORA EU COMECEI A ME SENTIR MUITO MAL ANDO VOMITANDO ,COM MUITA DOR DE CABEÇA SERA QUE E DO POLICISTICO? TENHO UMA ARDIDA NA VAJINA TAMBEM.

  4. Bia

    Ola, eu vou começar a tomar Diane 35 o dia que eu ficar menstruada, mas é que minha menstruarão veio um corrimento marrom, eu devo começar a tomar o Diane 35?? beijoss

  5. Mariana

    Olá.. Tomo anticoncepcional há 6 meses e esqueci de tomar 1 pilula faltando 2 para acabar a cartela.. Só lembrei quando fui tomar a outra e tomei as duas juntas, porem tive relaçao na mesma semana.. Sei que corro o risco de engravidar mas o que queria saber é: posso começar a outra cartela sem dar a pausa de 4 dias tendo ovario policistico? Se eu fizer isso posso ter mais complicaçoes? Vi em alguns sites q essa seria a melhor opçao para o remedio nao perder o efeito

  6. juliana f.

    oi tenho ovarios policisticos, tomo AC a 13 anos. a um ano e tres meses fui no meu medico e ele me receitou serophene se eu quisesse ja engravidar, mas ja se passou mais de um ano e ainda nao tomei, sera q posso toma lo agora sem ir no medico novamente para ele me receitar??

  7. Fraan Oliveiraa

    Olá galera eu também tenho sop descobri aa pouco tempo desde então procurei aajuda médica que me receitou tratamento com metformina, em menos de 2 meses de tratamento engravidei… fiquei muito feliz mas eu não imaginava que o pior estava por vir, quando completei 1 mês de gravidez sofri um aborto espontâneo hoje estou sofrendo muito pois tenho medo de não poder ser maamãe já que esse é o meu segundo aborto espontâneo. Tenho consulta maarcada pro dia 11 de junho e começarei novaamente um tratamento já que o ginecologista me explicou que quanto mais eu demorar o tratamento ou se eu não tratar a sop poderei aadiar meu sonho de ser mãe ou até mesmo torná-lo impossivel! Estou sem chão é muita dor tristeza e sofrimento ao mesmo tempo

  8. estela mota

    gostei muito da matéria
    meu caso é um pouco complicado,tomava o mesygina e depois d algum tempo minha menstruação não veio mais,procurei uma ginecologista e fiz uma transvaginal,ela disse que estava td bem,ñ conformada fui em outro médico e ele disse que estava com SOP,tomei o provera com indicado para que minha menstruação viesse,e ela ñ veio,fui novamente com ele e o mesmo mandou eu tomar o TESS para a cura dos cistos.só que até agora minha menstruação nem sinal.já estou meia que desesperada,alguém pode de m da uma dica

  9. Evellyn Ribeiro

    Olá,tenho 15 anos,descobri que tenho cistos Policisticos no Ovario esquerdo á 1 mes atras..Tenho muito visto em saits’ os cISTOS,tenho manhas debaixo das mamas,fiquei com bastante acnes e to engordando com mais facidilade…O medico disse que tenho uma quantidade muito grande de cistos e que com o remedio não iria sair tudo só através com CIRURGIA….bOM QUERIA SABER SE TEM ALGO PARA PARAR UM POUCO COM CORRIMENTOS(Q É NORMAL NOS CISTOS) alguem pode me ajuda??

  10. Aline

    Olá,estou com duvida refente ao comprimido anticoncepcional, faz 45 dias que retirei o ovário direito e a trompa tbm, devido a um cisto, meu médico disse que deveria tomar os comprimidos para que não acontecesse o mesmo com o ovário esquerdo, na duvida no primeiro dia da menstruação comecei a tomar, porem já faz 8 dias que estou com o fluxo de sangue, e estou sentindo muita dores (cólicas), já marquei a consulta com o médico, mas estou muito preocupada, será que deveria esperar mais para tomar o anticoncepcional, será que possa estar com hemorragia.

  11. jessica lopes

    muito legal estou mas aliviada com tudo q descobre

  12. carla andrade

    olá me chamo Carla tenho 19 anos estou com meu esposo a 8 anos e estou tentando engravidar a 3 anos, no mês 7 desse ano 2014 fis ultrassom a qual fui diagnosticada com ovários policísticos, passando pela ginecologista ela me passou um exame para saber da minha glicose para ela poder passar o metformina ja que não queria tomar anticoncepcional pois quero engravidar, porem não deu mt certo, hoje passei por ela novamente e ela me receitou diane 35 durante 3 meses e depois fazer a ultrassom denovo para saber se eles diminuíram.Vamos ver no que vai dar..

  13. Anônimo

    Ola , tenho 25 anos casada descobri recentemente q tenho SOP porem tomo remedio receitado diane 35 e metformina , mes de setembro tomei errado o medicamentos no dia 19 / 10 veio durante 3 dias pouquissima borra de café e ainda não menstruei sera que estou Gravida ? confesso que estou feliz ansiosa …

  14. marcia lopes

    boa noite a todos eu tb sou tentante descobri que tenho ovario policisto vou cpmeçar a mim tratar creio que vai dar tudo certo em nome de Jesus

  15. Fabíola

    Olá!
    Tenho 21 anos, e descobri que tenho ovário policísticos cerca de três meses. Descobri ainda no início, desde então minha ginecologista passou o tratamento do anticoncepcional, no qual venho tomando certinho.
    Meu ciclo menstrual as vezes atrasa mais de dois meses, e a ginecologista disse que com o tempo tratando voltará normal, sinto cólicas fortes mesmo as vezes sem ter sangramento direito. Isso é normal?
    Faço execícios físicos em academia e aula de dança, isso ajuda ou prejudica?
    Também recentemente descobri ter tireoide, isso agrava ainda mais o fato de eu ter ovário policístico ? Tem como futuramente eu conseguir engravidar sem ter problemas, ou terei que fazer vários tratamentos de fertilização ?

  16. AMANDA TEREZA

    EU TENHO OVARIOS POLICISTICOS MINHA GO FALOU Q TENHO Q TOMAR O ANTICOCPCIONAL POR 6 MESES PARA DEPOIS COMEÇAR A TENTAR E MEU PROBLEMA AUMENTA MAIS POIS TOMO REMEDIOS CONTROLADOS,TENHO MEDO DE NÃO SER MÃE É UM SONHO DE TODAS MULHER.MINHA MESTRUAÇAO CHEGOU HJ ENTAO COMEÇO AMANHÃ A TOMAR AS PIRULAS ESTOU REZANDO AQUI PARA CONSEGUIR VENCER

  17. Fernanda Silva

    Ola eu tenho policisto a 4 anos conseguie engravidar e hoje tenho uma filha com´4 anos e não tive nem um problema de engravidar

  18. Ari

    Ótimo artigo, me esclareceu muita coisa. Tive a certeza que tenho Ovário Policístico ontem nos dois ovários. Eu já tenho um filho de 02 anos, mas me preocupa essa situação, se terei um tratamento tranquilo e se futuramente eu decidir ter outro filho como tudo vai acontecer. Vamos uma coisa de cada vez neh. O texto está de parabéns!

  19. maria helena

    boa tarde, minha filha foi diagnosticada com autismo aspeger, começou já apresentava seios e pelo bulbiano aos 7 anos com 8 anos pra nove começou menstruar e já fiz varios exames o ultimo que fiz ela tinha 10 anos constava que ela tem policisto nos dois ovario e quando se aproxima o periodo menstrual que é disregular ela sente muita dor, é normal isso que esta acontecendo com ela? Dependo do Sus nao tenho ainda o beneficio dela estou temtando receber junto ao inss.

Comente!




*Campos obrigatórios