Gravidez Psicológica

Tire toda as suas dúvidas sobre esse tipo de gravidez que afeta o psicológico da pessoa levando-a acreditar que está grávida mesmo não estando.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Problemas

Ter um filho é o sonho da maioria das mulheres. Em alguns casos é uma vontade tão grande que pode afetar o psicológico. É daí que acontece o que chamamos de gravidez psicológica e é sobre isso que vamos conversar um pouco agora. Outro fator que também contribui para esse tipo de gravidez é a justamente o oposto. A vontade extrema de não ter filhos pode afetar também o psicológico e levar a mulher pensar que está grávida.

Gravidez Psicológica

Gravidez Psicológica: Sintomas & Problemas

O Que é Gravidez Psicológica?

A gravidez psicológica pode ser mais sério do que imaginamos. Não é simplesmente aquele medo de estar grávida e sentir alguns poucos sintomas. A mulher passa por transtornos onde o organismo responde totalmente como o de uma mulher grávida, podendo ter todos os sintomas e até dores normais que aparecem durante uma gravidez normal.

Sintomas da Gravidez Psicológica

O principal são os sintomas normais de gravidez como enjoo e dores nos seios, ausência de menstruação, ganho de peso. Em casos mais sérios, a mulher passa a sentir até a movimentação do feto, mesmo sem ter nenhum feto de verdade.
Existem casos ainda onde a mulher com a falsa gravidez pode causar uma barriga de mentira.

Gravidez Psicológica X Gravidez Fisiológica

Não existe uma forma mais rápida e sem erros de saber se a gravidez da mulher é psicológica ou fisiológica além de exames costumeiros. Existem diversos casos de mulheres que chegam a entrar até em trabalho de parto e dão entradas em hospitais. Recentemente tivemos dois casos desse tipo de gravidez.

A falsa grávida de Taubaté em São Paulo mobilizou empresas e pessoas de todo o país em prol das possíveis quatro crianças que estavam para nascer. A farsa durou até imagens diferentes da grávida caírem na mão da imprensa onde acabou com um processo e multa para a jovem.

Outro caso, também em São Paulo, só que dessa vez na capital, foi o de uma jovem de 22 anos que deu entrada no hospital com trabalho de parto, apresentou um cartão de acompanhamento de pré natal, comprovadamente falsificado depois. Segundo médicos do hospital, a jovem chegou a entrar na sala de cirurgia e quando a médica de plantão realizou o exame ginecológico comprovou que não existia criança na verdade.

Nesses casos é complicado de se de saber a diferença entre a gravidez normal ou psicológica, é realmente necessário realizar os exames para determinar com confiança o tipo de gestação.

Porque Acontece e Até Quando Dura?

Gravidez psicológica acontece por dois motivos opostos. Ela pode aparecer tanto em mulheres que desejam muito ter filho como também naquelas que não querem ter filhos. O desejo ou o medo torna-se tão intenso que afeta todo o psicológico da mulher causando no aparecimento de todos os sintomas de uma gravidez de verdade.

Mas apesar desses serem os dois principais motivos que levam a uma gravidez psicológica, diversos outros motivos podem levar ao ocorrido. O psicológico feminino é um mundo que ainda não foi totalmente desvendado e existe uma forte ligação entre esse psicológico e os hormônios produzidos naturalmente por todas elas. A união desses dois fatores pode levar mulheres a cometerem ações sem previsão alguma do que realmente seja verdade ou mentira.

A gravidez psicológica pode ser facilmente desvendada ou chegar ate casos como citamos antes, de mulheres entrarem em trabalho de parto e serem internadas. A diferença entre os mais fortes e os mais fracos indícios de gravidez psicológica está no acompanhamento. Aos companheiros, é aconselhável sempre acompanhar a mulher em exames e até mesmo exigir que estes sejam feitos. Muitas mulheres fogem de médicos ou forjam consultas médicas durante a gravidez.

A Hora da Verdade e Terapia

Nem sempre é necessário fazer um tratamento com psicólogo ou psiquiatra nesse caso, mas recomenda-se.
O acompanhamento de um profissional pode ser importante para a falsa grávida pois a ajudará a descobrir e lidar com a situação que causou a gravidez psicológica. Lidando com a situação de uma forma mais suave e nada direta.

Algumas mulheres tem plena consciência do problema e que sofrem de tal disfunção mas algumas não. Estas últimas podem sofrer de outros distúrbios psicológicos se a falsa gravidez não for corretamente desmentida.

O tratamento para casos mais sérios é feito com sessões de terapia e medicamento, o médico não imediatamente tira a gravidez da vida da mulher, mas a encaminha a descobrir que o que ela sente naquele momento, não são sintomas de uma criança que vai nascer. Apenas o desejo ou o medo de tê-la.

Vídeos

Confira alguns vídeos que falam sobre o assunto. O primeiro vídeo exibido no JP Online, mostra opiniões de especialistas comentando a situação que inclusive é baseada no caso da grávida de Taubaté.

No segundo vídeo o tema é discutido no programa Saúde da Mulher.



79 comentários

  1. Mara

    ola sinto dores nos seios tive aumento no seios minha mestruação veio normal tenho muito sono, isso acontece a cerca de 3 semanas será que posso estar gravida.?

    • Ruth

      bom o meu caso é dificil de mim entender
      ja aconteceu varias vezes de meu namo ejacular dentro e eu não ficar gravida.
      dessa vez ele ejaculou e ja fez dois meses que não vem pra mimsoque porem não é a primeira vez q atrasa minha menstruação agora meus seios estão maiores do normal mais não sei se estou gravida ou não estou com uma grande duvida ME AJUDEM POR FAVOR RESPONDAM PRA MIM

  2. saiomara

    eu namorei no meu periodo fertil…minha ultima mestruação foi dia 31 de janeiro,hoje é 11 de março e não veio nada de mestruação.Posso estar Gravida?

  3. Ellem krystinna

    oi meu sonho e ter um filho sera que ter como uma mulher ter com 23 dias de atrasso sim ou ñ

    • adriana

      querida nada é impossivel pra Deus ,as vezes eu fico pensando o porque ,que essas mulheres que não tem dificuldade algoma engravidão e depois aborta ou abandona,e nesmo assim engravida de novo,e nos com tantos sonhos e amor para dar aos desejados futuros filinhos temos muita dificuldade de gerar….foi ai que entendi elas por poderem gerar sem dificuldade alguma ,não sabem como e gostozo o prazer de pedir a Deus e ser atendida,elas não sabem o prazer de agradecer pelo desejo concedido por Deus

  4. Ellem krystinna

    oi meu sonho e ter um filho eu e meu marido ja estou quereno , ja muito tempo sera que dia eu consigo tomara que sim sera que ter como uma mulher ficar gravida em 23 dias de atrasso esse e meu sonho bjs pra vc meu anjo

  5. paloma

    eu meistruei no dia 15 de fevereiro e foi no dia 18 e neci meis ela veio no dia 22 mais esta muinto fraca so ta melando sera que estou gravida

  6. paloma

    minha meistruasao veio no dia 15 e foi no dia 18 de fevereio e neci meis de maço veio nodia 21 e esta so melando sera que estou gravida !sim tanbem estou sintindo muinta do nais coista! por favou mim ajudem:(

  7. caio

    minha namorada nunca tomou nenhum tipo de anticoncepcional,e ta com a menstruaçao dela atrasada em 2meses mas nao tem tido quaze nenhum sintoma de gravidez,tirando o aumento de apetite e com isso aumento de peso tbm,existe alguma possibilidade dela nao estar gravida

  8. Elisangela

    Oi tive relação com meu esposo no meu período fértil minha mestruacao atrasou 11dias quando veio muito fraca sinto os seios doloridos maiores não sinto enjou to louca pra ser mamãe será que estou gravida?se puder me ajudar ficarei feliz ……

  9. edinauria

    fiz minha aquiadura ha 5anos e agora estou cm sitoma de gravidez.minha mestruaçao veio mais so ficou por 1 dia.estou proculpada.fiz o teste da farmacia deu negativo,

  10. edinauria

    fiz minha laquiadura ha 5anos e agora estou cm sitoma de gravidez.minha mestruaçao veio mais so ficou por 1 dia.estou proculpada.fiz o teste da farmacia deu negativo,

  11. Daniela gajewski

    estou com atraso a mais de 2 meses,só que já fiz 2 teste de urina um de farmacia e outro no posto de saude e os dois deram negativo .sendo que tenho muito enjoo e já cheguei a ter a vomitar por estar com vontatde de comer algo e depois de comer vomitar tudo.penso que gravidez psicologica não pode ser pois já sou mãe de 3 filhas.
    não foi fazer o de sangue com medo de dar negativo e achar que estou com alguma doença ruim.
    nçao sei mais o que pensar,mal consigo dormir achando que estou com alguma coisa.
    dr por favor me esclareça

  12. Maria Caroline

    minha mestruação sempre veio direitinho e nesse mes ela está atrasada a 4 dias, será que estou gravida?

  13. Ana

    eu menstruei, mas nao foi normal e depois q minha menstruação acabou fiquei com muita tontura, enjoo, dor no pé da barriga e dor de cabaça sera q posso ta gravida? me ajudem por favor

  14. GLEICIANE DA SILVA CERQUEIRA

    OI NAO SE ASUSTE COM K VOU FALAR’REAMENTE E MUITO ESTRANHO NAO SEI NEM POR ONDE COMECAR”OLHA FICO COM MULHER E MINHA NAMORADA TEM UM K TIVEMOS RELACAO SEXUAL E A MENSTRUACAO DELA NUNCA ATRASOU ELA NUNCA TEVE RELACAO COM HOMEM E A MENSTRUACAO DELA TA ATRASADA ELA TA COM DESEJOS TA COM ENJOS E DISSE TA SENTINDO DORES NO PE DA BARRIGA’O K PODE SER ISSO ME EXPLIQUE ‘SSO E IMAGINACAO DAS NOSSAS CABECAS E MUITO ESTRANHO NUNCA VI UM CASO ASSIM”

  15. luciana

    Tenho 15 anos e a minha dúvida é eu sinto dores de cabeça todos os dias e um pouco de enjoos e vontade de ir ao banheiro toda hora…..e ainda tem 1 semana pra minha menstruação vir e nessas duas semanas senti esses sintomas direto … e daqui 1 semana minha menstruação não vir significa que estou gravida ???????

  16. Anônimo

    EU FIZ 3 EXAMES DE SANGUE 2 DEU NEGATIVO E O ULTIMO DEU POSITIVO SERA Q ESTOU GRAVIDA OU NAO

  17. ANA

    eu e meu namorado transamos sem preservativo e todos meses minha menstruacao vem, sera que sou esteril?

  18. Flavia

    Minha menstruação não vem a 5 dias,tive todos os sintomas de gravidez,essa semana fiz o exame beta e deu negativo,fiz o de farmácia também. Fiz muito triste,porque quero tanto um filho.

  19. Patricia

    olá,estou muito preocupada porque eu estou com vários sintomas de gravidez . eu tenho 17 anos e meu namorado tbm, agente a inda não transamos mais ja fizemos várias coisas juntos..eu ja fiz uma oral nele ele gozou , e ele só faz em mim pra da prazer o famoso ”dedinho” .. bem ele toma o maior cuidado para que nao ocorra o contato dos dedos com a penetração dele . mais estou com muito medo de isso ter ocorrido , pois estou com muito enjoou , seios inchados, dores na barriga , arrotando de vez em quando , dores na perna e muita vontade de comer a qualquer hora . Minha menstruação ainda vai chegar mais estou com mt medo de estar gravida , pois sou nova . eu acho que isso é psicológico , pq eu e ele sempre tivemos cuidado com isso. Espero que seja !

  20. Lina

    Eu passei por uma gravidez psicológica e sofri demais com isso. Sinceramente, acho uma ofensa que as mulheres que passam por esse problema sejam chamadas de falsas grávidas. A gravidez não é falsa, é psicológica!

  21. thamires

    tenho 15 anos, e estou com muito medo de estar gravida, tive relação no meu período fértil.. de uns dias pra ca, vim sentindo umas dores muito grande na barriga, todos os dias estou sentindo umas dores de cabeça, uns enjoou, vontade de vomitar . não quero ter filho agora sou muito nova, tenho muitos planos pela frente . . acho que estou com tanto medo que já estou com essa ”tal” de gravidez psicológica… me tira essa duvida por favor

  22. Laaii

    Me ajudem pf !tenho 2 meses atrazada ,fiz um teste deu positivoo, ando muito enjoada ,mais tenho medo de estar com gravidez piscicologica

  23. ana paula

    ola tenho uma duvida eu menstruei dia 19/08 e durante omeu periodo fertil tive relaçoes com meu marido depois de uma semana tive muita colica e dores nas costas e um pequeno sangramento agora meus seios estao doloridos e saindo uma secreçao trasparente fiz o exame de farmacia deu negativo sera que estou com gravidez piscicologica

  24. natalia

    meu maior sonho er ter um filho mais eu tor em duvida boa sorte pra vc

  25. Keth

    Gente oi!! Eu to com todos os sintomas de uma gravidez..Fiz o Bta e deu negativo!1 Só que eu menstruei bem pouquinho e minha menstruação é sempre muita não quero ..mais fiquei ate feliz em ACHAR que estava,e como fiz o exame de sangue e deu 0,1 então NEGATIVO..e eu continuo com os sintomas não sei o que faço se deixo isso pra lá ou fasso outros exames..O exame de sangue pode dar ERRADO? Ou não,é sempre certo….Alguem por favor me ajude!!

  26. lenita

    oi bom dia estou a vou fazer cinco meses que estou sem menstrua já fiz vários teste de farmácia e deu negativo fiz o beta de negativo fiz duas ultrasson e a medica ñ viu nada mas sinto todos os sintomas de gravidez minha barriga ta grande eu sinto mexe meu marido tbm sente alguém pode mim ajudar sera que posso esta gravida ou e uma gravidez psicológica ai meu deus

  27. anonima

    bom dia a minha mtç vei no começo de janeirio e ficou 2 dias e depois veio no final de janeiro e tambem ficou 2 dias e ate agora ela nao veio sera que eu estou gravida?

  28. thamiris

    boa a tarde eu tenho um filho de 1 ano e 1 mes sendo que eu acho que eu estou gravida novamente , eu estava tomando remedio pra evita filho sendo que eu tomei por conta proprio ai minha mestruaçao ficou sem vim 8 meses e ate agr nao desceu , e eu continuo tendo relaçao sexoal e ele gozando dentro , agr minha barriga nao para de crescer e eu sinto a criança mexendo , sera que e coisa da minha cabeça ou eu realmente estou gravida?

  29. Luciana

    Bom Dia,tem dois meses e meio q a minha mestruação esta atrasada,e fiz dois exames e constou q estou gravida mais nada da minha barriga fica dura,mais eu estou com os sitomas tudo mais nada de aparecer e continua minha barriga normal pq?

  30. Mila

    Bom dia, preciso de uma orientação, acho que estou com gravidez psicológica, em dezembro terminei um namoro, e tive relação neste mês eu estava tomando anteconcepcional, depois emendei uma cartela na outra e pra completar interrompi a segunda no meio por fortes dores de cabeça, já no mês de janeiro começei a sentir varios sintomas, enjoo, nausea, minha menstruação já durava 9 dias, frequencia urinaria, e produção de leite no peito…desesperei… fui para o hospital fizeram ultrasson, não constataram nada, mas disseram que se fosse gravidez seria muito cedo para ver, fiz bhcg após 30 dias deu 1,0… minha menstruação voltou a vir normalmente, fiz outro bhcg após 3 meses e deu 0,1,… fui na médica e ela disse que se deu 0,1 é pq eu nao estava gravida. Mesmo assim continuei com medo. E após 6 meses, ou seja mês passado fiz outra ultrassontransvaginal e a medica disse que meu útero estava limpo, não havia nada. fiquei tranquila na hora. Até pq a minha barriga não cresceu. Entretanto, qdo lembro que poderia estar gravida de um namoro que acabou fico nervosa e com medo, e começo a pensar tudo denovo…tipo, será que o bebe poderia estar fora do utero, ser ectopica e nao tenha visto no ultrasson… POR FAVOR NÃO ME JULGUE, PRECISO DE AJUDA, UMA RESPOSTA… eu começo a ler na internet de pessoas que nao sabiam que estavam gravida até a hora do parto, ou que tinha uma gravidez ectopica, sei lá, é possivel estar gravida e não acusar no exame de sangue? Por favor me responda. A próposito amei o site. Obrigada.

Comente!




*Campos obrigatórios