Gravidez Ectópica

Saiba todas as informações necessárias sobre a gravidez ectópica como os riscos, causas, prevenções e sintomas para esse tipo de gravidez.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Problemas

A gravidez ectópica nada mais é do que uma gestação ocorrida na parte externa da cavidade uterina, neste tipo de gravidez o óvulo é fecundado e implantado fora do útero, na maioria das vezes o óvulo fecundado se aloja nas trompas de falópio, no ovário ou até mesmo no abdômen. Ocorre que nenhum destes locais possui condições de desenvolver a gestação, e a continuidade da gestação provoca riscos à mulher, pois na medida em que o feto cresce o órgão no qual ele estiver alojado irá se romper podendo ocasionar em hemorragias graves colocando a vida da gestante em risco.

Gravidez Ectópica

Sintomas da Gravidez Ectópica

Os sinais de uma gravidez ectópica muitas vezes se confundem com os de uma gravidez comum, tais como náuseas, sensibilidade das mamas, atraso menstrual, vômitos e etc. O que irá distinguir uma gravides comum de uma gravidez ectópica é a presença dos seguintes sintomas: Sangramento Vaginal, dores lombar, pressão baixa além de tonturas e desmaios.

O que pode causar uma Gravidez Ectópica?

A gravidez ectópica é causada devido a incapacidade de o óvulo fertilizado viajar de maneira suficientemente rápida pelas trompas de Falópia de modo que seja possível sua chegada no útero. E esta incapacidade pode surgir devido a uma inflamação ou infecção no útero, bloqueando a passagem do óvulo fecundado, essas inflamações podem incidir devido a doenças como clamídia ou gonorreia.

Outra causa bastante comum é a endometriose, doença que faz com que as células do útero cresçam em outras partes do corpo, ou tecido cicatricial de cirurgias uterinas anteriores, que formam bloqueio nas trompas.

Qual é o tratamento para a Gravidez Ectópica?

O tratamento nos casos onde não se constata a presença de batimentos cardíacos fetais, onde os níveis hormonais estiverem em processo de redução é o expectante. Mas em alguns casos o tratamento cirúrgico é mais indicado para que as trompas sejam conservadas e preservadas, nestes casos o procedimento cirúrgico indicado é a Laparoscopia, procedimento no qual a vida da paciente muitas vezes é salva após o comprometimento hemodinâmico, ou seja, os casos nos quais já houve sangramento nas cavidades abdominais ou qualquer outro tipo de sangramento oculto.



62 comentários

  1. Tudo vai passar

    Olá meninas, tive uma gravidez ectópica. Estava com 10 semanas,sofri muito, pois eu e o meu esposo estávamos felizes demais. Desde o início da gravidez eu passava no pronto socorro, falava das dores que eu sentia no lado esquerdo, mas os médicos diziam que era gases. Com nove semanas comecei a ter sangramentos. Voltei ao médico fizeram o ultra-vaginal e viram que não havia bebê no meu útero, disseram que havia sofrido um aborto espontâneo. vir embora achando tudo muito estranho, insisti e voltei mas 3 vezes ao medico. Na 3ª vez uma médica abençoada por Deus desconfiou de uma ectópica e pediu um ultra novamente. Daí descobriram que estava com gravidez na trompa, já fiquei internada para fazer a cirurgia. Hoje faz dois meses que fiz a cirurgia. Pra mim foi tudo muito triste, mas Deus sabe o que faz. Agora vou esperar mais 4 meses pra fazer o exame da trompa direita, pois a esquerda tiveram que remover na cirurgia. Fico lendo vários depoimentos, mas confesso que por mais que tenho vontade de ser mãe, fiquei com muito medo de engravidar. Pois sofri muito tanto psicologicamente, como fisicamente. Você vir pra casa com um corte enorme na barriga e sem o seu bebê é muito dolorido. Fiquei me culpado o porquê tomei remédio tanto tempo? Pois tomei remédio por 6 anos seguidos, e tinha vontade de ter filhos mas vivia adiando. E agora que tanto queria aconteceu isso. Então fiquei um pouco arrependida de ter evitado um filho por tanto tempo. Enfim meninas, desejo boa sorte pra todas que passaram pelo mesmo caso. Que Jesus cristo continue nos iluminando, pois apesar de tudo ele nos deixou o bem mais precioso.( A vida).

  2. Debiane Melo

    Hoje completa oito dias que tiver que retirar uma trompa pois estava gravida de seis semanas o bebe morreu, tive sangramento nas cavidades abdominais quero saber se eu posso processar o hospital onde eu fiz a laquiadura?

  3. roberta

    ola meninas tive a vinte dias atras uma gravidez na trompa esquerda fazia tempo que queria ter filho a seis meses atras foi tudo planejado mas nao deu certo tive que tirar a trompa esquerda e estou de repouso go diz que pode ter filho normal pois tem a outra trompa mas ja agradeço a deus de estar viva e ja tenho em minha cabeça que tudo tem sua hora e se eu nao puder ter filho eu sei que é a vontade de deus e assim vou viver…

  4. Anônimo

    olá meu nome é Scheylla eu tive DUAS GRAVIDEZ TUBARIA E RETIREI AS DUAS TROMPAS FIQUEI MIOTO TRISTE MAIS JÁ TENHO TRÊS FILHOS SENDO DUAS MENINAS E UM MENINO ELES TEM A IDADES DE 09 .12.15 ANOS A DE 15 FALA ASIM POCHA MAMÃE PODIA TER OUTRO BB E O MENINO DE 09 FALA MÃE EU QUERIA Q VC TIVESSE UM MENINO e A Q TEM 12 ANOS TODO DIA FALA MÃE EU TENHO FÉ EM Deus q vc vai ter mais um bb eu fico muito triste mais a gradeço a deus pois quase morri tive uma emorragia interna muito grave e o médico falou com meu marido q eu dei muito sorte pois duas gravidez asim ñ tem como explicar tive uma em 2010 e outra em 2012 em 2010 estava com 4 meses e o feto estava nas trompa do lado direito e em 2012 do lado esquerdo eu passei por tudo isso mais tenho fé q um dia vou ter mais um bb pois o q pro homem ñ tem solução pra DEUS tem e eu creio amém!!

  5. Scheylla santos

    olá meu nome é scheylla tenho três filhos e perdi minhas trompas pois tive duas gravidez tubaria minha amiga disse q as trompas cresse é verdade pois tenho muita vontade de ser mãe nova mente e tenho fé q vou ser tenho pedido a Deus isso todos os dias e ele vai me ouvir amém

  6. Scheylla santos

    olá meu nome é Scheylla eu tive DUAS GRAVIDEZ TUBARIA E RETIREI AS DUAS TROMPAS FIQUEI MIOTO TRISTE MAIS JÁ TENHO TRÊS FILHOS SENDO DUAS MENINAS E UM MENINO ELES TEM A IDADES DE 09 .12.15 ANOS A DE 15 FALA ASIM POCHA MAMÃE PODIA TER OUTRO BB E O MENINO DE 09 FALA MÃE EU QUERIA Q VC TIVESSE UM MENINO e A Q TEM 12 ANOS TODO DIA FALA MÃE EU TENHO FÉ EM Deus q vc vai ter mais um bb eu fico muito triste mais a gradeço a deus pois quase morri tive uma emorragia interna muito grave e o médico falou com meu marido q eu dei muito sorte pois duas gravidez asim ñ tem como explicar tive uma em 2010 e outra em 2012 em 2010 estava com 4 meses e o feto estava nas trompa do lado direito e em 2012 do lado esquerdo eu passei por tudo isso mais tenho fé q um dia vou ter mais um bb pois o q pro homem ñ tem solução pra DEUS tem e eu creio amém!!

  7. geissy passei por uma gravidez ectopica fazem 9 dias!ainda estou me recuperando,tive que retirar a trompa esquerda,mas ainda tenho a trompa direita,e posso ter outros filhos normais a medica me falou!nois temos que lembrar que existe um deus tremendo que pode tudo e nois somos filhas dele!amigas tenha fe,deus existe e estar a onde confiam nele.

  8. daniela

    eu descobri ante ontem que tou gravida e meu filho ta fora do utero estou com muito medo e mim a pegando a deus, orando pra que nao aconteça nada comigo pq vou ter quer fazer cirugia estar com 2,7 de centimetro no pranquea estou procurando um cirugiao só que nenhum ta indo a hospital.estou tao preoculpada sera que eu tou correndo muito risco pq ta sagrando mais não é muito eu corro muito risco de morrer eu nao sei nada sobre isso tou procurando saber mais aqui, eu sei que nao vai da pra salvar a vida dele eu queria muito ????

    • graziela

      dani so crea no senhor vc não vai morrer medos nos ficamos mas Deus sabe de todas as coisas,não á nada que aconteça se não for do conceitimento de Deus,mas fique despreocupada Deus tem o melhor pra vc querida e logo vc terá outro bb…
      coloca Deus no controle que ira dar td certo bjinhus

  9. daniela

    o medico disse que eu vou ter que tirar!!

  10. daniela

    daniela eu tenho uma linda filha chamada anabelly e foi tudo bem com ela,durante a gestaçao e esse tempoque ela tem 2aninho.

  11. JENIFFER

    ola pessoal meu nome e Jennifer tenho 21 anos e sou casada a quatro anos mas já estou com meu marido a dez anos, e sempre foi nosso sonho ter um filho estamos tentando a anos mas ate então não havia obtive sucesso, para minha surpresa ontem estive com muita dor e fui levada as presas para o hospital e descobri que meu rim esquerdo se atrofiou e que estou gravida mas o problema e que o bebe não esta no útero e os médicos não conseguiram encontrar meu bebe ainda, ninguém sabe dizer se estou abortando ou se esta no inicio, eles apenas disseram que vou ter que esperar uma semana pra ver se aborta ou pra fazer uma outra ultrassom para tentar descobrir onde esta o bebe, se esta no ovário, no abdômen ou nas trompas.estou com muito medo pois nao quero perder meu bebe ja é foi dificil conseguir engravidar agora querem tirar de mim.

  12. elizabete maria

    a minha filha esta gravida fez enxame de sangue deu positivo eata com dois meses faz utração os medicos diz que no uterio dela não tem nada eu estou muito preocupada ela perdeu um com 9 semanas em maio e agora vem esse e esta com problema serio que não descobre o qui ela tem o medico diz qui não sabe oqui esta acontecendo.fale alguma coisa por favor

  13. maria

    tive uma gravidez tubaria faz 27 dias hj, retirei a trompa esquerda, mas me sinto tonta toda vez que deito e levanto, e sangrei por 5 dias apos a cirurgia e parou com 10 dias depois voltou e parou faz 3 dias é um sangue marrom com pedaços parece café, estou com medo de ter na outra trompa direita ,fui ao medico e ele disse que é normal esse sangramento pos cirurgico, mas é um sangue escuro, alguém pode me ajudar? eu perdi muito sangue fiz uma cesariana e quase morri, tou com medo da outra trompa ter também . o medico disse que ta normal mas eu tou perturbada.

  14. edna

    ola passei por uma cirugia ectopica tirei a tronpa esquerda mas os medicos me disseram que eu poderia engravidar de novo eu tenho fé que jesus que ele vai me conceder essa benção de engravidar de novo mas o pior e que era o meu primeiro filho vou tentar novamente depois que eu me recuperar e se deus quizer vai dar tudo certo em nome de jesus.. qd eu conseguir comento pra vcs ficarem sabendo…. so tenha fé em deus que td vai dar certo

    • graziela

      oi edna eu tamb tive uma gravidez ectopica e era meu segundo pois o primeiro foi um aborto espontaneo dessa vez retirei a trompa direita mas de uma coisa eu tenho certeza Deus tem planos para todas nos e toda nos vamos conseguir com a graca do senhor confie no senhor e sua bencao vira minha querida pode apostar Deus é maravilhoso e concede a todo aquele que cre no seu nome a sua vitoria bjinhus e boa sorte Deus te abencoe

  15. Cama com infravermelho

    O meu caso come

  16. graziela

    ola tive uma gravidez ectopica e fiz a cirurgia á 1mês e 21 dias fiz uma cezaria e retirei a trompa direita estou tomando diane 35 falta seia comprimidos,mas estou sentindomeus seios grandes e muitos doloridos no bico do seios nao consigo nem tocar e as veias estao muito forte a possibilidade de ser uma gravidez ou efeito do remedio

  17. luana

    meninas e muito horrivel de uma gravidez ectopica,estou me recuperando agora de uma cirrugia que tive que tirar a minha trompa direita,e muita dor primcipalmente que o meu bebe tava vivo,quero sair correndo sumir daqui,mais quem sabe deus ainda olhe por mim

  18. Maria Alves

    Eu tive duas vezes e perdi as duas trompas. Sofri muito. Tenho 33 anos e só engravidei duas vezes, as duas, nas trompas, primeiro a esquerda e agora a direita. Não tem mais jeito pra mim. Nunca serei mãe!

Comente!




*Campos obrigatórios