DIU – Dispositivo Intrauterino

Conheça tudo sobre o método contraceptivo DIU (Dispositivo Intrauterino) e faça dele uma opção se pretende evitar uma gravidez com uma boa eficácia.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

Existe hoje uma diversidade de método contraceptivo para as mulheres. São camisinhas, pílulas anticoncepcionais, cirurgias entre outros. Existe uma discussão eterna sobre qual desses é o método mais eficaz para as mulheres e as opiniões são sempre divididas.

Mas vamos aqui discutir um pouco sobre o Dispositivo Intrauterino, ou o DIU, como é mais conhecido. Se você é mulher e busca informações sobre esse método ou se já tem e quer entender melhor como funciona, vamos tirar todas as suas dúvidas. Por muitos, esse é considerado o método contraceptivo mais eficaz atualmente.

DIU (Dispositivo Intrauterino)

DIU (Dispositivo Intrauterino) – Ajuda a Evitar Gravidez

O que é DIU?

O DIU ou SIU (sistema intrauterino) é um dispositivo feito de polietileno e recoberto por com cobre ou bário. O formato mais comum é em T mas você pode encontrá-lo em diversos outros formatos. Ele é implantado na região uterina da mulher através de uma pequena cirurgia, mais precisamente no diafragma. A cirurgia para implantação dura alguns poucos minutos e só precisa de anestesia local.

Muitas mulheres escolhem esse método por ser eficaz e prático e também é reversível. Portanto quando você desejar engravidar pode retirá-lo tranquilamente com um processo cirúrgico tão simples quanto o de colocar o dispositivo.

Existem diversos mitos que falam sobre esse dispositivo ser um DIU abortivo. Na verdade, como vocês vão entender mais abaixo, ele impede a fecundação do óvulo e em alguns casos a mulher tem sangramento, porém ele não é um método propriamente abortivo por não causar isso já que é considerado aborto a retirada de um embrião já fecundado e em reprodução.

Como funciona?

Ele faz com que o endométrio interrompa os espermatozoides, evitando dessa forma que ele fecunde. Se mesmo assim o óvulo for fecundado, o DIU evita que ele se fixe e gere uma gravidez.

Como DIU implantado, a mulher não precisa fazer uso de outros métodos contraceptivos como pílulas e camisinhas. Ele é bem eficiente e a chance de gravidez com esse dispositivo são as mínimas possíveis. Os casos de gravidez que já aconteceram, as mulheres estavam com o prazo de troca do dispositivo vencida ou bem próximas disso acontecer.

A maior eficácia dele vai até os 4 anos. Após esse período ele ainda protege cerca de 97% as mulheres de ovularem em até os 10 anos depois de colocado.

Tipos de DIU

Existem alguns tipos de DIU encontrados no mercado e que você receberá a indicação de qual é o melhor para você. Existe o DIU com cobre que é feito de plástico e envolto de anéis de cobre. Você encontra ainda o DIU que libera hormônios, também de plástico e envolvo por uma cápsula que libera hormônios de acordo com a necessidade do organismo. Tem também o DIU inerte, esse dispositivo não é mais implantado portanto algumas mulheres ainda fazem uso pois já tinham feito antes.

Preço

O preço de um DIU vai variar do tipo. Ele custa em média de 70 a 100 reais fora o valor cobrado para ser implantado que vai depender do médico, mas pode chegar a 600 reais. O mais conhecido desses sistemas é o Mirena e você pode verificar com seu médico a possibilidade de inserção de método.

DIU – Dispositivo Intrauterino


18 comentários

Comente!




*Campos obrigatórios