TPM (Tensão Pré-Menstrual)

Saiba mais sobre a tensão pré-menstrual que tanto assusta aos homens

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Problemas

A tão famosa TPM e temida por alguns homens já é fato que realmente existe, e não é apenas um mito que os homens acham que as mulheres inventarem para se esconder atrás. Os hormônios são os principais causadores dos sintomas incluindo alteração de humor que perturba as mulheres. Enquanto os homens possuem apenas um único hormônio, a testosterona, na mulher existem pelo menos 15 que sofrem alterações quando chega à época do ciclo menstrual.

O que é TPM?

Os hormônios que regulam o comportamento na mulher são o estrógeno e a progesterona, eles são liberados no corpo a partir da puberdade. A Tensão Pré Menstrual (TPM), é caracterizada por ser um conjunto de sintomas físicos e emocionais, que desaparecem quando a menstruação chega. Ao todo são 200 sintomas que variam de mulher para mulher, algumas sentem menos, outras mais.

TPM

Sintomas da TPM

Os sintomas da tensão pré-menstrual são variados, porém podemos destacar alguns que são os mais comuns: inchaço, ansiedade, depressão, compulsão, dores nas mamas e dor de cabeça.

Inchaço

O inchaço é o que aparece com mais frequência e força no corpo feminino, além de aparecer na maioria das mulheres. O inchaço pode aparecer na barriga ou nas pernas, e o método mais eficaz para evitar ou aliviar é a prática de exercícios físicos. Seguido disso a drenagem linfática, uma espécie de massagem que ajuda a eliminar a retenção de líquidos é outro método que ajuda. Tomar água e evitar alimentos gordurosos é outra forma de amenizar o inchaço. Quem tem este sintoma costuma ter também dores de cabeça e nas mamas, reduza o sal e não use roupas muito apertadas durante este período.

Ansiedade

A ansiedade pode vir acompanhada da irritabilidade, nervosismo e sensibilidade na mulher, mais uma vez as atividades físicas são fundamentais para aliviar estes estados emocionais. O nível de seretonina tende a diminuir na TPM e as atividades físicas podem ajudar a elevá-lo. Reduza os alimentos com cafeína e tente evitar o consumo de álcool, que também é um estimulante.

Depressão

Para aquelas que sentem a depressão bater é importante manter uma alimentação saudável, livre de cafeína, fazer exercícios físicos para ajudar na liberação de endorfinas, tomar um banho morno à noite e dormir bem a noite também ajudam.

Compulsão

Já a compulsão é o que leva as mulheres a engordar na maioria dos casos, e por isso é uma das principais queixas. Para este caso é importante comer de três em três horas alimentos saudáveis como frutas e lanches naturais. Frutas com casca como maçã, pêra e pêssego podem ajudar.

Dor nas Mamas

Acontece de muitas mulheres sentirem dores nos seios. É uma dor que parece uma pontada e pode incomodar a mulher.

Dor de Cabeça

Esse sintoma é bastante comum em algumas mulhares, que quando chega no período da TPM começam a ter dores de cabeça constantes o que pode colaborar ainda mais para a irritabilidade no momento.

Esses são os principais sintomas mas eles podem vir acompanhando de outros de acordo com cada organismo. É importante o marido ou namorado entender esse período de stress da mulher, pois ela ficará muito mais sensível nesses dias.

Quantos dias antes os sintomas se Manifestam?

Essa é uma pergunta que não tem uma resposta exata e pode variar bastante de mulher para mulher, pode acontecer de ser 15 dias antes ou de repente 2 dias antes da menstruação.

O que a Mulher pode fazer para reduzir os sintomas?

Algumas coisas podem ajudar a reduzir os problemas como:

  • Exercícios físicos (principalmente exercícios aeróbicos)
  • Redução do consumo de sal
  • Controle da Impulsividade
  • Aprender a conhecer-se melhor, descobrindo seus limites
  • Evite Refrigerantes do tipo Cola e Café
  • Procure comer alimentos ricos em vitamina B6, vitamina E e Magnésio que ajudam a aliviar os sintomas da TPM
  • Remédios como Prosac (seguindo orientações de um médico)

Outros Pontos

Um problema que pode acontecer é também reduzir o apetite sexual da mulher. Existem estudos que mostram que a mulher nesse período ficam menos dispostas a terem relações.

Mais sobre a Tensão Pré-Menstrual

Veja alguns bons vídeos para tirar suas dúvidas sobre assunto:

Uma outra fonte legal para o assunto é a entrevista feita com o Doutor Drauzio Varella, onde ele responde a uma série de perguntas interessantes sobre o tema. Veja a Entrevista.

Espero que tenham gostado desse artigos meninas, e quando seus namorados e maridos vierem reclamar desse seu período, mostre pra eles que não é birra, e isso tem todo um lado científico envolvido. Um grande beijo e até o próximo artigo.

TPM (Tensão Pré-Menstrual)
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,50 de 5 com base em 4 votos)

Loading...


5 comentários

  1. clarete sequesseque

    Oi ajudam-me por favor em dezembro tive relações cm meu namorado.apos 13h tomei pirula ate hoje 25 de março quase 3meses o periodo ñ aparece ja fiz varios testes d farmacio deu negativo.sinto enjous,dor nos seios,mto cansaso,e estou gorda o q tenho afinal?nem a mestruação aparece nem o teste da positivo.

  2. Jessica

    Tenho muita TPM, meu namorado fica louco comigo, mas não entende que sai do meu controle… não sei, eu me irrito muito facilmente com as coisas

  3. Laura

    Eu costumava ter TPM agressiva durante alguns anos, depois comecei a ficar mais tempo na academia, fazer coisas menos estressantes nesses periodos e fui melhorando com o tempo

  4. Leonidas

    Achei interessante esse artigo viu, minha esposa sempre comentou comigo sobre ser algo fora do controle e eu nunca dei muita bola. Interessante como o corpo da mulher funciona, o negócio é tentar não deixar a mulher irritada nesses dias rs.

  5. solange

    ótimo, adorei, me ajudou muito

Comente!




*Campos obrigatórios