Teste do Olhinho

Saiba como é realizado o Teste do Reflexo Vermelho

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

Durante todo o pré-natal são realizados diversos exames para acompanhar o desenvolvimento do feto, bem como são realizados testes logo após o nascimento antes que o bebê e a mãe recebam alta do hospital. A maioria são exames rotineiros para prevenir doenças ou para identificar o mais cedo possível qualquer anormalidade. Tão importante quanto os outros, um desses exames é o teste do olhinho, ou Teste do Reflexo Vermelho.

O que é?

O Teste do Reflexo Vermelho é um exame realizado em recém-nascidos logo na primeira semana de vida, mas infelizmente só é realizado em determinados estados ou cidades, e por isso é menos conhecido que o Teste do Pezinho. Ele é obrigatório por lei em todos os hospitais em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Esse é um teste simples, rápido e indolor realizado para verificar se existe qualquer tipo de alteração no olho do bebê.

O teste do olhinho é realizado com um oftalmoscópio: uma lanterninha que gera um reflexo que é avermelhado em olhos saudáveis.

O teste do olhinho é realizado com um oftalmoscópio: uma lanterninha que gera um reflexo que é avermelhado em olhos saudáveis.

Como é realizado?

Um pediatra realiza o teste com um aparelho chamado oftalmoscópio, parecido com uma pequena lanterna. Ela produz uma fonte de luz que é direcionada para a as pupilas do bebê. Quando essa luz atinge as retinas, supondo que os olhos sejam saudáveis, ela produz um reflexo vermelho ou alaranjado, e é por isso que se chama Teste do Reflexo Vermelho.

O que pode ser identificado no teste?

O reflexo gerado pela luz é observado; caso os reflexos dos dois olhinhos sejam diferentes entre si, pode haver diferenças de grau ou estrabismo. Caso não haja reflexo, caso ele seja esbranquiçado ou de outro tom, isso significa que há alguma anormalidade na retina, então o bebê deve ser encaminhado a um oftalmologista para a realização de novos exames que identifiquem o quanto antes o problema para que este seja tratado o mais rápido possível.

A partir do tom do reflexo no olho do bebê é possível saber se existe alteração.

A partir do tom do reflexo no olho do bebê é possível saber se existe alteração.

Esse teste pode identificar:

  • qualquer coisa que cause obstrução do no eixo visual;
  • catarata congênita: responsável por 40% dos casos de cegueira na infância, é uma espécie de opacidade do cristalino corrigível mediante cirurgia;
  • glaucoma congênito: doença que atinge o nervo óptico e causa a perda de células da retina, o que pode levar à cegueira;
  • retinoblastoma: tumor maligno da retina que possui tratamento;
  • traumas de parto: lesões que ocorrem durante o parto que podem causar problemas como glaucoma traumático ou hemorragia subconjuntival (sangramento da membrana que reveste a superfície exposta da córnea e a parte interna da pálpebra).

Segundo estatísticas, cerca de 3% das crianças apresentam alguma alteração que pode levar aos problemas citados acima.

O teste é obrigatório para recém-nascidos prematuros por conta do risco de retinopatia da prematuridade (crescimento desorganizado dos vasos da retina que podem sangrar e até levar ao descolamento da retina e à perda de visão) — a principal causa de cegueira infantil da América Latina.

Para ter certeza de que seu filho está crescendo saudável, realize todos os testes necessários e recomendados. O teste do olhinho é um deles.

Para ter certeza de que seu filho está crescendo saudável, realize todos os testes necessários e recomendados. O teste do olhinho é um deles.

É importante realizar o teste o mais cedo possível, pois ao menos 60% dos casos, as causas de cegueira grave e sequelas visuais são tratáveis quando identificadas precocemente. Não deixe de realizá-lo. Na maternidade, procure saber quais testes foram feitos e, caso este não tenha sido, verifique a possibilidade de o seu bebê ser examinado o quanto antes.

Teste do Olhinho
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,87 de 5 com base em 15 votos)

Loading...


Comente!




*Campos obrigatórios