Teste do Coraçãozinho

Saiba o que é a ecocardiografia fetal

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês, Gestação

O coração é o primeiro órgão a se formar no feto, já na 8ª semana. É claro que não é na 8ª semana que ele está completamente formado, mas já se podem realizar exames para saber se vai tudo bem por com ele. Ainda que apenas 1% dos fetos apresente algum tipo de problema cardíaco que apresenta riscos ao nascer, este é um exame importantíssimo para observar o desenvolvimento do feto. A ecocardiografia fetal é um exame feito para verificar o coração do feto e que pode identificar possíveis problemas congênitos do bebê precocemente e tratá-los com antecedência.

Essa é a imagem de uma ecocardiografia realizada com Doppler, que deixa a imagem colorida.

Essa é a imagem de uma ecocardiografia realizada com Doppler, que deixa a imagem colorida.

Como é realizado?

O exame de ecocardiografia fetal é realizado por ultrassonografia. Assim como no ultrassom, um aparelho é deslizado pela barriga da gestante com um transdutor, captando as ondas de ultrassom do ecocardiógrafo e transformando-as em imagens para que se possa observar o coração do feto. É como um ultrassom comum, mas com um Doppler, que deixa as imagens coloridas para melhor observação.

Ele é realizado por um especialista em cardiografia fetal que poderá mais facilmente identificar e diagnosticar qualquer anomalia precocemente e assim talvez tratá-la até mesmo enquanto o feto ainda está no útero.

Mesmo com a realização da Ecofetal, o coração do bebê é examinado após no nascimento para identificar possíveis problemas.

Mesmo com a realização da ecofetal, o coração do bebê é examinado após no nascimento para identificar possíveis problemas.

Quando é indicado?

Ele costuma ser mais indicado quando é detectada alguma anormalidade no ultrassom de rotina, como alguma má formação do feto, quando os pais possuem histórico de problemas cardíacos na família ou quando a mãe é diabética, pois uma gravidez com gestante diabética apresenta maior número de riscos.

Geralmente é realizado entre 18 e 24 semanas de gravidez, mas pode ser realizado por todo o período de gestação.

O que pode ser detectado nesse exame?

Analisando a estrutura do coração, as funções cardíaca e circulatória e os vasos, o especialista que realiza o exame já pode descartar a maioria das anomalias que o feto poderia vir a ter. Ainda assim, a certeza quase nunca é de 100%. Alguns problemas mais frequentemente detectados são:

Comunicação interventricular: orifícios nas paredes dos ventrículos do coração que podem permitir a passagem de sangue de um ventrículo para o outro. Na maioria das vezes eles se fecham sozinhos, mas se o problema persistir até depois do nascimento, se o orifício não for grande, não é algo que possua repercussão funcional e acaba resultando apenas num sopro que não trará problemas para o bebê. Se for muito grande, deve ser corrigido cirurgicamente.

A maior parte dos problemas cardíacos fetais podem ser detectados precocemente, portanto realize o pré-natal e todos os exames solicitados.

A maior parte dos problemas cardíacos fetais podem ser detectados precocemente, portanto realize o pré-natal e todos os exames solicitados.

Obstrução da saída do ventrículo direito: é quando o caminho do sangue do coração para os pulmões está obstruído. O feto geralmente permanece estável até o nascimento, mas depois precisa de medicamento para manter o canal arterial aberto e correção cirúrgica.

– Pode ser identificado um sopro no coração, mas após o nascimento, com um estetoscópio, quando o médico examina o som da circulação do coração. Mas como o sistema circulatório sofre alterações nos primeiros dias de vida, o bebê será examinado novamente para verificar se o ruído persiste. Ainda assim, o sopro atinge 50% das crianças e pode ser benigno, o que significa que não haverá maiores problemas se ele for diagnosticado como tal.

Você pode verificar outros problemas cardíacos comuns detectados durante a ecofetal aqui.

Teste do Coraçãozinho
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,75 de 5 com base em 12 votos)

Loading...


Comente!




*Campos obrigatórios