Teste de Gravidez

Tudo sobre os principais testes e exames para se detectar uma gravidez

Oferecemos nessa categoria as mais detalhadas e diversas informações em relação a testes de gravidez, seja testes caseiros, exames ou testes de farmácia. As principais dúvidas sobre uma possível gravidez serão explicadas aqui, mostrando como proceder em um teste para descobrir se você está grávida.

É muito importante saber se previnir para evitar futuras preocupações sobre uma possível gravidez indesejada. Caso você não tenha se previnido corretamente, já estará correndo o risco de ter engravidado, e vai depender de algumas análises e testes para diagnosticar uma gestação. Para evitar preocupações existem diversos métodos contraceptivos, assim reduz a sua preocupação na hora de realizar os testes de gravidez caso não esteja preparada para ser mamãe ainda. Já para as mulheres que procuram engravidar os resultados dos testes acabam sendo um momento único quando se mostram positivos.

Tipos de Teste de Gravidez

Existem diferentes testes e análises para se diagnosticar a gravidez na mulher. É importante ressaltar que independente do teste é sempre aconselhável um acompanhamento médico, já que é única pessoa capaz de afirmar com 100% de certeza que algum teste foi válido.

Teste de Gravidez

Confira alguns tipos de teste de gravidez bem populares:

  • Testes de Farmácia
  • Testes Caseiros
  • Exame de Sangue Beta HCG
  • Ultrassom Transvaginal
  • Ultrasom Abdominal

Os testes de gravidez de farmácia em geral já funcionam após o 1º dia do atraso da menstruação. São testes comprados em qualquer farmácia que através da urina detectam se uma mulher está grávida ou não. Se deseja saber mais informações detalhadas sobre esse teste acesse nosso artigo: Teste de Gravidez de Farmácia.

Os testes feitos em casa são algumas dicas e técnicas que podem ajudar a detectar uma gravidez sem custo algum. É bastante importante destacar que esses testes não são muito confiáveis, e outros métodos devem ser realizados para garantir com mais confiança o processo. Se quiser saber mais sobre esse tipo de teste, acesse o artigo: Testes de Gravidez Caseiro.

O exame de sangue, ou Beta HCG, são exames mais confiáveis na detecção de uma gravidez. Porém, os seus resultados não são imediatos. Para saber mais sobre o exame de sangue, clique aqui.

O Ultrassom Transvaginal consegue detectar uma gravidez a partir da 5ª semana pós ovulação e até ter uma precisão para descobrir uma gestação que esteja acontecendo fora do útero. É interessante acompanhar e fazer um teste da ovulação para saber melhor a época mais fértil para engravidar.

O Ultrasom Abdominal permite diagnosticar uma gravidez a partir da 5ª semana, que são casos onde as mulheres procuram o diagnóstico apenas em fases mais avançadas da gestação.

Quando Fazer um Teste de Gravidez?

É interessante realizar um teste de gravidez assim que a sua menstruação atrasar. É muito importante acompanhar o seu ciclo menstrual e observar se não tem atraso após você ter alguma relação sexual no mês em questão. Alguns testes conseguem detectar a gravidez logo após o atraso menstrual, porém são um pouco mais caros. Obviamente, se você não deseja engravidar, tome cuidado em ter relações sem o uso de métodos contraceptivos, e caso tenha, procure evitar os seus períodos férteis. Para mais informações visite nosso artigo: Como Saber se Estou no Período Fértil.

Sintomas

Outro momento de saber se é hora de realizar um teste, é observar com cuidado alguns sintomas que podem indicar que você está grávida, como: aumento da fome, mudança nos seios, cólicas, dor abdominal, sangramentos irregulares, cansaço e sono aumentados, aumento na vontade de fazer xixi, mudanças no olfato e paladar, enjoos, aumento de gases entre outros. Para saber mais detalhadamente sobre cada sinal, leia nosso artigo: Sintomas de Gravidez. Para muitas mulheres, assim que começam a aparecer os primeiros sintomas de gravidez, já levanta um sinal para realizar o teste. É importante destacar que alguns testes não conseguirão detectar a gravidez se forem realizados muito precocementes.

Quanto Custa um Teste de Gravidez?

O preço de um teste de gravidez varia de acordo com o tipo do teste. Enquanto testes menos confiáveis como os caseiros e os teste de gravidez online são de graça, eles não oferecem garantias e taxas de acertos com precisão, não sendo recomendados como testes para se tirar conclusões mais confiantes. Já os testes de farmácia possuem preços que variam de 20 a 40 Reais, dependendo da marca e data de precisão para os exames. O preço do exame Beta HCG varia de 25 a 35 Reais enquanto o exame Transvaginal varia em torno de 60 Reais.

Teste de Gravidez (Vídeo)


Teste de Gravidez