Sangramento na Gravidez

Nem todo sangue é motivo para pânico mais o médico deve ser avisado de imediato!

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Gestação, Problemas

Quando a grávida percebe qualquer sinal de sangramento, por mínima que seja a gota de sangue, já causa certo desespero e preocupação. E com razão, todo sangramento durante a gestação deve ser bem avaliado pelo médico que está acompanhando o pré-natal. Muitas vezes o sangramento não significa riscos para o bebê, por isso o sangue não precisa ser motivo de desespero sempre. Em determinadas situações é algo até normal.

Sangramento na Gravidez

Não confunda sangramento com menstruação

Durante o primeiro mês o sangramento pode ser confundido inclusive com a menstruação, o motivo deste sangue na verdade é a implantação do embrião. Quando este cola na parede do útero pode acabar rompendo algum vaso sanguíneo. Essa implantação acontece cerca de quatro semanas após a fecundação, o sangramento dura de dói a três dias e não possui fluxo intenso.

Já no primeiro trimestre, ou seja, durante os três primeiros meses pode acontecer outro sangramento. Este ocorre devido ao descolamento do saco gestacional, já que este está se moldando ao útero. É preciso informar ao médico para que ele seja fixado no lugar novamente, o que evita o risco de aborto. Quando isto acontece a grávida além de buscar o médico para o procedimento deve ficar de repouso. Neste caso o sangue é escuro, e aparece de forma discreta em pequenas porções, e chega a durar vários dias.

Como notar um aborto?

No caso de aborto o sangramento é intenso e vem acompanhado de dores abdominais fortes, como cólicas, e há presença de coágulos. Já depois do primeiro trimestre o sangramento é algo incomum, depois do quinto mês ele pode acontecer como sinal de placenta prévia. Este é um problema que acontece quando a placenta se fixa no lugar errado, é raro, mais pode complicar a gestação. Neste caso o sangramento é intenso em um vermelho vivo, porém a cólica é ausente.

Sangramento comum

Já no final da gravidez, lá pelo sétimo mês o sangramento que aparecer pode ter como razão o descolamento prematuro da placenta, que é grave e é preciso correr para o médico. O sangue é vivo e vem acompanhado de cólicas e contrações. Outro momento em que o sangue pode aparecer é depois ou durante o ato sexual. Neste caso é porque o parceiro provavelmente machucou a mulher dependendo da posição. Não há riscos para o bebê, mais é importante estar atento, neste caso o sangramento acontece no máximo no mesmo dia, e nunca no dia seguinte.

Mais Informação

Confira alguns vídeos bem interessantes sobre o assunto que poderão esclarecer melhor as suas dúvidas.

5 comentários

  1. Anny

    É possivel menstruar nos primeiros meses de gestação??

  2. Ana Paula taboão da serra

    Olá!!! acho que estou grávida? desceu pra mim mas foi muito pouco, sinto meus seios enchados e já engordei, mas como tive sangramento continuei com a pilula sangrei dia 30/09/2013 srá que estou gravida? vai prejudicar o bb porque estou tomando pilula

  3. daniela

    eu adoro saber tudo sobre gravidez amo isso é mto importante saber de tudo.

  4. Anônimo

    eu estou mestruando normal os 5 dias.
    mas estou cm sintomas de gravides, é normal mestruar 5 dias na gravidez?
    a mestruacao normal a mesma quantidade…

  5. MAURA FONSECA

    menstruei com muita pouca quantidade I o sangue escuro sera estou gravida??

Comente!




*Campos obrigatórios