Riscos na Gravidez Após os 35 Anos

Saiba mais sobre a gravidez após os 35 anos de idade

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Gestação, Problemas

Atualmente, as mulheres estão engravidando mais tarde, após os 30 ou 35 anos. Isso é porque, além de a expectativa de vida hoje ser maior, a mulher já está parcialmente inserida no mercado de trabalho e por isso houve mudanças no planejamento familiar — a realização profissional está sendo colocada num primeiro plano e a possibilidade de ter filhos é colocada para ser analisada mais tarde. Além disso, crê-se que a medicina teve muitos avanços em técnicas de fertilização que ajudaram as mulheres que preferiram adiar esse acontecimento.

As mulheres estão engravidando mais tarde, por estão se realizando primeiro no mercado de trabalho.

As mulheres estão engravidando mais tarde, pois estão se realizando primeiro no mercado de trabalho.

Uma gravidez nessa faixa etária costuma apresentar maiores riscos para a gestante e para o feto. Iremos abordá-los aqui para que você receba maiores informações a respeito.

Quais são os riscos de uma gravidez após os 35?

A idade avançada da mulher está relacionada ao aumento de hipertensão na gravidez, diabete gestacional, partos prematuros ou distócias (dificuldades encontradas durante um trabalho de parto que o irão atrapalhar ou mesmo torná-lo perigoso para a gestante ou para o feto).

Uma gravidez após os 35 pode possuir mais riscos, mas possui também a vantagem de um planejamento e certezas maiores.

Uma gravidez após os 35 pode possuir mais riscos, mas possui também a vantagem de um planejamento e certezas maiores.

Para o bebê, os riscos se concentram na maior incidência de problemas cromossômicos numéricos ou estruturais, como a Síndrome de Down.

É mais difícil engravidar a após os 35?

Sim, pois a mulher nasce com um número determinado de óvulos que vão se esgotando naturalmente com o passar do tempo. Depois dos 35, a quantidade já diminuiu bastante, por isso pode ser mais difícil engravidar.

Algumas pessoas acreditavam que o que causava essa dificuldade para engravidar nas mulheres acima de 35 era o fato de elas terem passado muito tempo fazendo uso da pílula anticoncepcional, mas não existe nenhuma prova científica de que o uso prolongado da pílula prejudique a fertilidade da mulher, pelo contrário: ela pode proteger seu sistema reprodutivo de sintomas de doenças como endometriose e diminui os riscos de uma gravidez ectópica (fora do útero).

É naturalmente mais difícil engravidar após os 35, pois a mulher já nasce com cerca de 300 mil óvulos que vão se esgotando com o passar do tempo.

É naturalmente mais difícil engravidar após os 35, pois a mulher já nasce com cerca de 300 mil óvulos que vão se esgotando com o passar do tempo.

Se você passou muito tempo fazendo uso da pílula e agora quer engravidar, depois de parar de tomá-la, espere pelo menos um ciclo menstrual ocorrer naturalmente para ver se tudo está nos conformes, pois pode haver atrasos ou decorrentes de estresse ou de um peso abaixo do ideal.

Se você tem 35 anos ou mais e decidiu parar de tomar anticoncepcional para engravidar, você pode até começar a tomar ácido fólico, muito importante no período de gestação.

Que cuidados devo tomar para engravidar nesse período?

Quando atinge essa idade, a mulher fica mais propensa a certas doenças. A diabete, por exemplo, é uma doença cuja tendência a se desenvolver aumenta naturalmente em mulheres conforme a idade avança e não há exatamente como ser evitada. Com a hipertensão e problemas cardiovasculares também é assim, mas você pode evitá-la bebendo muito líquido e não ingerindo sódio em excesso, controlando sua alimentação.

É fundamental que você, antes de engravidar, tenha acompanhamento médico e tome ácido fólico por volta de 3 meses antes da gestação.

É fundamental que você tenha acompanhamento médico e tome ácido fólico por volta de 3 meses antes antes de engravidar.

Cuidar do seu corpo é essencial quando você planeja uma gravidez em qualquer idade, mas nesse período é um pouco mais delicado. Se você tem mais de 35 e quer engravidar, consultar-se com médicos que possam te orientar sobre seu peso ideal, sua alimentação e examinar você para que se possa tomar todo tipo de precauções é essencial.

Existe alguma diferença no pré-natal depois dos 35?

A única diferença é que o acompanhamento e as precauções são maiores e os exames são mais frequentes, tudo para acompanhar bem detalhadamente cada estágio da sua gravidez.

Riscos na Gravidez Após os 35 Anos
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,25 de 5 com base em 12 votos)

Loading...


11 comentários

  1. Rosangela Dias Rocha

    Tenho 43 anos e eu e meu namorido estamos tentando ficarmos gravidos,devo tomar o acido fólico,passei no meu gineco e disse que é pra tentarmos ele já fez o espermograma e passou em seu médico e disse que é só praticarmos,mas devo fazer algo mais pra conseguirmos em breve?

  2. Sandra Xavier

    Bom dia! Eu tenho 36 anos e estou tentando engravidar,este mes a minha mestruação vei antes do previsto e diferente… Sera que estou gravida?

  3. Jessica

    Estou preocupada, tenho 34 anos e não consigo engravidar, estou tentando de todas as maneiras…. tomara que eu consiga…

  4. dalquia

    tenho 37 anos e estou gravida de 12 semanas estou muito feliz pois sempre quiz engravidar,nao vejo a hora de ver minha barriga crescendo e sentir o bebe se mexendo dentro de mim. engravidei naturalmente sem precisar de nenhum tipo de tratamento,foi um milagre glorioso e abençoado que recebi da Virgem Maria!Espero q todas as mulheres q desejam engravidar consigam como eu consegui!

  5. Eliane

    Tenho 42 anos e estou tentando a algum tempo engravidar novamente, pois tenho uma filha de 18 anos e uma de doze. Tomei esse mês clomid que é um indutor de ovulação e agora estou ansiosa para ver se deu certo… Desejo a todas que Deus nos abençoe de ficarmos grávidas e com muita saúde. Abraços a todas

  6. Núbia

    Oi, meu caso é mais complicado, sou casada com uma pessoa do mesmo sexo, hahah, impossível né, mas sonhar não custa, a gente se ama e sonho com uma gravidez “fertilização”, tenho 35 anos, e ela 28 rsrs, é bom saber dos cuidados, quem sabe meu sonho não se realiza…

  7. RIta

    Tenho um casal de filhos o mais velho tem 17 e a menina 16 tenho 37 anos eu e meu marido queremos o 3 nenem comecei a tomar ácido folico queroa saber meu dia fertil minha última menstruação foi dia 24/07/2013 já faz 3meses que estou tentando o 3 nenem ja fui ao medico ele me disse qie ta tudo certo comigo sou vasada a 18anos

  8. Shirley

    Bom dia!

    Meu chamo Shirley, tenho 35 anos.
    Estou numa grande dúvida, minha última menstruação foi 12/07.
    Dia 13 e 18 de agosto veio somente uma borra preta (como se fosse só sujar a calcinha), senti algumas cólicas mas a menstruação não desceu.

    Fiz um Beta HCG no dia 13/08 (1 semana atrás), mas deu negativo.
    Fiz de farmácia na sexta dia 16/08, também deu negativo.

    Mas até hoje ainda não desceu a menstruação.

    Posso estar grávida??

  9. dyanna

    Ola meu nome e diana minha mestruacao veio no dia 28/07e ate agora nada eu toindo sentindo varias pontadas na barriga e muito enjou meus useios doloridos e minha barriga. ta mudando se eu sinto cheiro de comida as vezes passo mal pq eu a acabo enjuando. meus seis ta almentandoe eeu nao sei se estou. grávida. me ajudee por favor

  10. nair paiva

    tenha 39 anos quero muito engravida

  11. Emanueli

    Tenho 35 anos e quero engravidar, porém uso cocaína há uns 5 anos (por falta de vergonha na cara! confesso).
    Na gravidez do meu primeiro filho, eu não usava essas coisas. Antes de engravidar eu fumava, porém parei assim que soube do resultado. O que farei desde já em relação à droga…
    Hoje tenho 35 anos, sou pós-graduada e decidi ter outro filho, mas estou com medo devido a idade e ao uso da droga, pois tenho consciência dos males que causam ao feto.
    Portanto, quero saber quais são as chances, devido a idade e mesmo eu parando de usar a cocaína, de eu gerar um filho com deficiência?….
    Aguardo ansiosamente por retorno.

Comente!




*Campos obrigatórios