Relações Sexuais na Gravidez

Mitos e verdades sobre o sexo na gravidez

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dúvidas, Gestação

Sexo na gravidez é um assunto bem controverso. Esse é um período em que ocorrem várias mudanças no humor, no corpo e nos hábitos da mulher, e as alterações hormonais podem inclusive diminuir a libido. Além disso, os próprios parceiros acabam por se distanciar, acreditando que assim pode proteger o bebê. Vamos falar sobre esses pontos, entre outros, nesse post.

sexo-na-gravidez2

Posso fazer sexo durante a gravidez?

Claro. Na realidade, se a sua gravidez correr bem e você não tiver nenhuma recomendação específica com relação a isso, você pode ter relações sexuais até que a bolsa estoure. Se você já sofreu abortos espontâneos ou se houve algum problema com a sua gestação, converse com seu obstetra a respeito.

Existe a possibilidade de o sexo prejudicar o bebê?

Não. Os músculos do útero, o tampão de muco que fecha o colo do útero e o saco amniótico estão lá exatamente para protegê-lo. O bebê pode ficar agitado, mas por conta da sua excitação, não porque há algo de errado. Se houver alguma recomendação específica por parte do seu médico, no entanto, siga-a.

sexo-na-gravidez3

Muda alguma coisa?

Pra algumas mulheres, as sensações podem ficar mais intensas, já que há maior fluxo sanguíneo na região da pelve, então a sensibilidade aumenta, pois os órgãos genitais ficam mais irrigados. No entanto, algumas mulheres acham essa sensação desconfortável ou sentem algumas cólicas durante ou depois da relação. Algumas mulheres reclamam que o apetite sexual diminui muito, o que também é perfeitamente normal — não deve ser muito apelativo estar com seu parceiro quando se tem náuseas, vômitos e os seios doloridos ou hipersensíveis, não é? Geralmente a libido volta a subir no segundo trimestre, mas volta a diminuir no terceiro com a ansiedade por causa do parto que se aproxima ou por causa do tamanho da barriga.

sexo-na-gravidez

Com relação aos parceiros, é muito comum que haja um distanciamento por causa do receio que existe de machucar o bebê, ou mesmo um desconforto pela “presença” dele, ainda que não tenha nascido. Ainda assim, pode haver deles também uma maior curiosidade de aproveitar as novas curvas e sensações que você terá durante esse período.

Existe alguma posição mais confortável?

sexo-na-gravidezEssa deve ser uma área a ser explorada, principalmente porque todos os corpos diferem entre si e as sensações ainda mais durante uma gestação. O importante é que as posições sejam confortáveis e que a barriga não atrapalhe, o que pode ser mais complicado de se resolver com o parceiro por cima, pois as “acrobacias” e flexões tendem a ser maiores. Pode ser mais fácil em posições em que a mulher fica de lado, enquanto o parceiro fica também de lado ou de frente. Geralmente, o mais adaptável está nas posições em que a mulher fica por cima, estando o parceiro deitado ou sentado, onde há espaço para a barriga e a mulher pode controlar seus movimentos. Outra posição que tira a barriga do caminho é a “cachorrinho”, porém no último trimestre a dificuldade pode ser maior por conta do peso da barriga que pode prejudicar a coluna. A única restrição para sexo oral, basicamente, é no caso se o parceiro apresentar, por exemplo, herpes labial. Vocês podem procurar dicas e relatos de outras gestantes para conseguir dicas e palpites e, principalmente, conversar entre si a respeito, porém aqui consta algumas das posições mais utilizadas durante o ato sexual que deixam a mulher mais confortável, principalmente quando a barriga já está grande. A seguir você confere sete posições confortáveis.

  • Em pé: esta posição é indica para os primeiros meses da gravidez ou para aquelas mulheres que ainda estão com a barriga pequena. Como funciona: o homem deve segurar a mulher pela parte de trás das coxas e encostá-la contra a parede.
  • De joelhos: esta posição é recomenda para o casal até o terceiro mês de gestante. Época em que o útero ainda não se dilatou. Como funciona: o homem deve ficar de joelhos em uma superfície enquanto a mulher apoia uma das pernas sobre eles.
  • Cachorrinho: a posição cachorrinho pode ser feita pelo casal durante o sexo até o final do sexto mês de gestante. Após isso, a barriga começa a ficar muito pesada e pode prejudicar a coluna nesta posição. Como funciona: a mulher deve ficar de quatro enquanto o homem de joelhos faz a penetração.
  • Pelve levantada: esta posição deixa a barriga da mulher livre e pode ser feita até o sétimo mês de gestação. Além disso, a pelve levantada facilita o orgasmo da mulher. Como funciona: a mulher deve deitar sobre travesseiros de forma que a coluna fique acomodada. Já o homem de joelhos deve fazer a penetração.
  • Colher: esta posição é a mais confortável para ser praticada durante a gravidez. Sendo assim, ela pode ser feita até o último mês de gestação. A posição da colher deixa a coluna reta e a barriga confortável, já que a posição do corpo faz com que ela fique protegida. Como funciona: o casal deve se deitar de lado. Para melhorar o conforto a mulher pode colocar um travesseiro embaixo da barriga.
  • Sentada: esta posição também é muito confortável para a mulher. Isso porque é ela quem controla a penetração, o ritmo e, principalmente, a sua barriga fica livre. Como funciona: a mulher deve sentar em cima do parceiro que está deitado. Ela pode achar uma posição confortável e controlar a penetração com facilidade.
  • Papai e mamãe adaptado: essa posição pode ser feita sem preocupações pelo casal. Nessa forma adaptada o homem não pressiona a barriga da mulher. Como funciona: a mulher fica deitada e o homem faz a penetração com o tronco levantado para não pressionar o útero.
Relações Sexuais na Gravidez
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,09 de 5 com base em 53 votos)

Loading...


10 comentários

  1. Jessica

    Importante saber que ainda podemos ter relacoes mesmo quando estamos gravidas, eu tinha essa preocupacao se pudesse atrapalhar em algo o bebe

  2. leiliane

    nossa que aventura e tanta eu e meu marido decidimos ter bebe mas enquanto não acontece estamos treinando……

  3. Tatiane Albuquerque

    Tenho um filho de dez anos engravidei aos quinze anos e ate aqui nunca mais engravidei tbm muintas vezes ja nao faço questão de evitar mais aminha menstruação nem atrasa e normal.

  4. jayne aparecida

    ola meu nome é jayne então eu perdi a virgindade com o meu namorado dia 10 do mes passado certo? mais só qui minha menstruação nao veio,i eu ii eles estamos preocupadissimos porque ultimamente estou sentindo muito enjoo e muito sono sera qui corro o risco de estar gravida?

  5. helenasaveca

    OI ACREDITO QUE POSSAS ESTAR GRAVIDA, NAS MINHAS LEITURAS A MULHER NO MINIMO UMA SEMANA DE ATRASO, OQUE QUERO SABER EQUERES TER BEBE?

  6. Elkina joaquim

    Olá fofas, eu tive gravida ano passado e nao tive esses problemas , mas tive nado morto sera k é normal? bjx

  7. Elkina joaquim

    olá, kuero dicas como prevenir aminha gravidez

  8. Juliana

    Nossa muito bacana esse artigo!

    Bjos a todas!!

  9. sofia caroline

    adorei a dica obrigada, estava com esta duvida cruel achei que eu não poderia ter relações na minha gestação obrigada
    ah é verdade que ter relações na gestação pode ajudar a ter mais dilatação num parto normal????

  10. laisla anne

    tenho uma duvida, engolir esperma durante a gravidez faz mal ao bebê?

Comente!




*Campos obrigatórios