Quando a Grávida Deve Fazer Repouso Absoluto?

Veja por que algumas mulheres são orientadas a fazer repouso absoluto

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dúvidas, Gestação

Quem está pela primeira vez realizando o sonho de engravidar fica extremamente apreensivo sobre os cuidados que precisa tomar durante o período de gestação para que tudo corra bem enquanto seu bebê cresce. Existem casos em que esses cuidados devem ser redobrados.

Há décadas o repouso absoluto é recomendas a gestantes.

Há décadas o repouso absoluto é recomendas a gestantes.

Por que é recomendado repouso absoluto?

Tecnicamente, porque o médico recomenda. Ele pode fazer essa orientação por uma série de motivos possíveis: nas primeiras semanas para evitar um aborto espontâneo ou nas últimas para evitar parto prematuro.

Se seu médico orientar você a fazer repouso absoluto, pergunte exatamente porquê e o que ele quer dizer. Geralmente isso significa que você só sairá da cama ou do sofá quando precisar ir ao banheiro, mas ele pode dar indicações específicas como tirar licença do trabalho, não ter relações sexuais, evitar ficar muito tempo em pé ou fazer atividades físicas.

Alguns médicos recomendam repouso em casos específicos.

Alguns médicos recomendam repouso apenas em casos específicos.

Em que casos eu teria que ficar de repouso?

Os motivos mais frequentes em que médicos indicam repouso absoluto são:

  • No caso de doenças maternas como cardiopatias ou problemas respiratórios;
  • Quando há ameaça de aborto, como em casos em que nas primeiras semanas houve sangramento ou dores abdominais muito fortes;
  • Quando há problemas com a placenta, como no caso de uma placenta prévia, que é quando a placenta se posiciona no colo do útero, podendo se descolar provocando hemorragia e tornando impossível o parto normal, ou quando há insuficiência placentária, quando a placenta não nutre suficientemente o feto e ele não atinge as expectativas com relação a peso e nutrição na idade gestacional adequada;
  • No caso de pré-eclâmpsia, quando a gestante elimina proteínas na urina e sofre aumento de pressão arterial;
  • Quando há insuficiência uterina e o colo do útero afina ou abre antes do tempo e a gestante precisa realizar uma cerclagem, recebendo pontos cirúrgicos no útero para evitar parto prematuro;
  • Quando há gravidez múltipla, ou seja, quando a mulher está grávida de mais de um bebê, sendo orientada a fazer repouso a partir do 6º ou 7º mês, para que a data do parto não sofra influência do peso, que é maior.
Ficar em repouso absoluto por muito tempo pode trazer problemas: dor nas costas é um deles.

Ficar em repouso absoluto por muito tempo pode trazer problemas: dor nas costas é um deles.

Repouso pode fazer mal?

Alguns estudos indicam que ficar o tempo todo parada em casos que isso não seja estritamente necessário, como após uma cerclagem, pode causar problemas físicos e psicológicos para a gestante e, consequentemente, para o bebê. Foi observado num desses estudos, realizado pela professora de enfermagem da Universidade de Case Western, nos Estados Unidos, Judith Maloni que ficar durante muito tempo sem realizar nenhuma atividade física pode causar atrofia muscular, ganho de peso abaixo do ideal da mãe e do bebê, trombose, fadiga, perda óssea, dor nas costas, congestão nasal, refluxo, entre outros. Além disso, houve problemas psicológicos como sintomas de depressão, ansiedade e hostilidade, e alguns bebês apresentaram maior incidência de alergias e enjoos de movimento após o nascimento.

Ainda assim, essa é uma prática comum há décadas e a gestante é capaz de ficar em repouso mesmo sem prescrição médica ou mesmo achar que o médico foi negligente por não fazer essa prescrição. No entanto, não existe nenhum estudo que comprove que o repouso iniba contrações, sangramentos ou partos prematuros. O ideal é conversar com seu médico e pedir a ele orientações e explicações sobre a verdadeira necessidade (ou falta dela) de se fazer repouso.

Quando a Grávida Deve Fazer Repouso Absoluto?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,63 de 5 com base em 19 votos)

Loading...


5 comentários

  1. gislene aparecida

    fiz o teste do cloro e ficou laranja,será que estou gravida?

  2. evelin aparecida pereira

    gostaria de saber tive aborto espontaneo faz 2 semanas qd posso engravidar de novo tenho que esperar os 6 meses

  3. Lucimara

    Meu marido já tem 04 filhos, há 05 meses estou tentando engravidar e não consigo o problema está comigo ou ele pode ter ficado estéril após ter seus filhos… como faço para saber?

  4. Tânia

    Sinto forte dores embaixo nas costa, as vezes minhas pernas chegam a travar e muita dor no canal urinario, estou gravida de 5 meses,estou preocupada!

  5. luana

    oi estou tentando engravidar. ja faz 15 dias mas tive um sangramento com dor abidominal… queria saber si pode aver aborto???

Comente!




*Campos obrigatórios