Primeiros Sinais do Bebê

Saiba quando e como serão os primeiros contatos com seu bebê

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Gestação

Já falamos sobre como é importante fazer o o pré-natal para saber como anda o desenvolvimento do seu bebê e a sua saúde. Preocupações à parte, durante esse acompanhamento você poderá ser marcada por uma série de boas surpresas a cada novo sinal da vida que cresce em você — primeira imagem, primeiro chute, são todos momentos especiais. Saiba o que esperar.

Na 7ª semana, o coraçãozinho do embrião já está batendo.

Na 7ª semana, o coraçãozinho do embrião já está batendo.

Primeiro trimestre

Tecnicamente, os primeiros sinais de que há uma vida acendendo em seu útero são os sintomas da sua gravidez. Seu futuro bebê, que nas primeiras semanas ainda é uma pequena bolota de células, já libera hormônios que farão seu corpo mudar e responder — o primeiro trimestre costuma ser o mais repleto de incômodos.

Sua primeira ultrassonografia (que será transvaginal) deverá ocorrer na 7ª semana de gestação quando o embrião possui uns 5 mm e, por mais incrível que pareça, já possui um coração batendo, e você poderá observar esses batimentos durante o ultrassom. Os primeiros chutes começam em torno na 9ª semana e dificilmente são notados porque o feto ainda é muito pequeno. Em um novo ultrassom na 10ª semana você poderá perceber nitidamente o formato da coluna do feto e, desta vez, ouvir os batimentos do coração através da ultrassonografia com doppler (estetoscópio por ultrassom).

Hoje em dia já existe até fone de ouvido especial para bebês que ainda estão na barriga.

Hoje em dia já existe até fone de ouvido especial para bebês que ainda estão na barriga.

Segundo trimestre

Com 13 semanas o feto já tem impressões digitais e com o segundo trimestre se dissipam os piores incômodos. Sua barriga já está visível: dentro dela, o bebê já possui reflexos, se mexe bastante, faz até caretas; você só perceberá esses chutes após as 20 semanas, mas poderá observá-los nos exames. Com 15 semanas o feto soluça com frequência e provavelmente dê pra saber o sexo dele pela ultrassonografia. Com 16, você vai ter a sensação de um borbulhar na sua barriga: é o seu bebê se mexendo. A partir da 17ª semana, com um estetoscópio especial, você vai poder ouvir o coração do bebê em todas as próximas consultas. É depois dessa semana que pedem ultrassonografia morfológica, que é detalhada, usada para detectar possíveis doenças, e nela você poderá ver o bebê dando chutes, apalpões, até mesmo chupando o dedo. Em torno de 20 semanas (e nas próximas dez) poderá até haver dificuldade de dormir com tantos chutes, cambalhotas e soluços, ainda mais agora que ele pode ouvir sua voz e os sons externos — os bebês preferem música clássica —, e você poderá ter uma quantidade maior de desejos alimentares.

Esteja em contato com seu bebê: sinta seus movimentos, o acaricie, converse com ele.

Esteja em contato com seu bebê: sinta seus movimentos, o acaricie, converse com ele.

Terceiro trimestre

Na 30ª semana o bebê reage ainda mais aos fatores externos — se você aproximar uma luz forte da barriga, ele se virará nessa direção. Nesse período, as consultas obstétricas ficam mais frequentes e os movimentos vão diminuindo e se tornando menos bruscos: conforme o bebê cresce, menor é seu espaço no útero. O que você verá muito claramente nas ultrassonografias é seu movimento de respiração enquanto ele exercita seus pulmões. Lá pra 35ª semana, a audição está completamente desenvolvida. Nessa idade gestacional dá pra observar a silhueta de um cotovelo, pé ou da cabeça na sua barriga, e como as paredes do útero estão mais finas, ele ficará mais ativo durante o dia, por causa da luz. Depois das 36 semanas, seu bebê não é mais prematuro; ele estará com a cabeça encaixada da cavidade pélvica, esperando para nascer, o que pode acontecer a qualquer momento e dificilmente ocorre na data prevista — bebês gostam de surpreender.

Fonte da Imagem: Lennart Nilsson.

Primeiros Sinais do Bebê
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,25 de 5 com base em 8 votos)

Loading...


14 comentários

  1. gerusa

    parei de tomar remendio pra mi gravia mais eu mestruo e narmal
    sera que eu vo gravida e tenho relasao nomal com meu marido

    • gerusa

      por favo mi ajuda o que devo fase

      • roseli

        fazer um tratamento ai vc vai tira suas duvidas

  2. lilian

    minha regra esta atrasada ha 17 dias, fiz dois teste de farmácia e deu negativo,sera que estou gravida?

    • Anônimo

      Meu ciclo está atrasado a 18 dias aproximadamente, vale ressaltar que tomei a pílula do dia seguinte no 1 dia da ovulação. Posso estar grávida ou pode ser efeito colateral dos hormônios contidos na pílula?

  3. lilian

    por favor me ajude, ja tenho um filho de 7 anos quero mais um, tenho 29 anos, minha regra esta atrasada a 17 dias, não tomo anti a 1 ano,quero muito engravidar.

  4. roseli

    boa tarde eu mim chamo roseli catanhede da costa tenho 34 anos.
    ja tenho 4 filhos ja um de 18 aos meus mais novo de 14 anos. eu era ligada mas de 12 anos mas agora estou com tres mes quer eu viz uma cirugia pra tem bebe sera quer tenho sorte de ingravida de ovo . meu medico mim deu 6 mes pra em gravida.

  5. diana

    Ola meu nome e diana eu venho sentindo varias dores no pe da barriga enjô dor de cabeça. e minha barriga ta ficamdo enchada eu tenho muita sede vontade ir no banheiro varias vezes e eu sinto como se tive algo dentro de mim me ajude!!!!!

  6. susana

    ola meu nome e susana e fiz laqueacao de trompas ha 11 anos e agora estou com um atrassado 2 dias sera que estou gravida

  7. Renata Araujo de oliveira

    Me ajudem,urgente,minha M ta atrasada a 3 dias
    eu to tendo enjoos e dor de cabeça ja fiz o teste do
    contonete desde o dia 30 e sai branquinho,to mt anciosa,me ajudem.

  8. Cinthia Mariano

    Boa Noite, Meu nome é Cinthia tenho 19 anos, bom primeiramente eu queria que todas soubesse que meu medico me passou acido fólico sem eu estar gravida, Minha menstruaçao esta super atrassada, eu faço o teste de gravidez mais sempre dá negativo? Meu mal que eu fico muito anciosa e sempre dá errado. Quero ser mae ?

  9. janiclecia patricia silva

    ja fiz duas ultrason mais nenhuma deu pra ver si estou gravida mais minha barriga esta cresendo que exame poss fazer

  10. Carla L. Souza

    Olá, meninas descobri que estou gravida de 10 semanas, pensem numa ansiedade de ver logo a cara de meu bebê…. Boa sorte as que querem ter um bebê. tentei por dois anos, tomei até remédios q ajudavam a engravidar, logo descobrir q a possibilidade de meu esposo ter um filho era quase impossível e assim minhas esperanças foram embora e resolvi viver minha vida normalmente, entrei na faculdade e agora descobri que gravida. Estou super feliz com a noticia q não consigo acreditar ate agr.

  11. Jessica

    Me ajudem tenho 15 anos e acho que estou gravida mai se euh ficar gravida eu me mato me ajuda pra saber qual é meus primeiros sintomas

Comente!




*Campos obrigatórios