Primeiros Passos do Bebê

Quando os pequenos aprendem a andar

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

O momento em que o bebê começa a andar é um dos mais recordáveis de sua infância. Até que ele consiga ficar em pé se sustentando sozinho, vai passear pela casa se apoiando em tudo quanto é possível, todo independente, e quando larga as cadeiras e pés de mesa ninguém mais segura. Veja o que esperar nesses momentos.

crawl-to-walking-baby

Quando os bebês começam a andar?

Depois de se exercitarem exaustivamente rolando, sentando, e se revirando para fortalecer a coordenação e a musculatura para poder ficar em pé, por volta dos 8 ou 9 meses, quando ele vai exercitar sua confiança e equilíbrio para enfim poder andar sozinho. A maior parte dos bebês começa a andar quando têm 9 meses e um ano. Se seu filho levou um pouco mais de tempo que isso, não há problema — alguns bebês só andam mesmo depois de um ano e meio ou um ano e 5 meses.

bebe_aprendendo_andar

Como eles fazem isso?

Os movimentos que os bebês fazem pra se exercitar e fortalecer o corpo começam bem antes de eles começarem realmente a andar — se seu bebê já tem em torno de 5 meses, ele deve pular no seu colo frequentemente. Pular vai fazer o corpinho dele adquirir o que é necessário para que ele comece os passos seguintes: rolar, sentar e engatinhar.

Por volta dos 8 meses eles começam a usar apoios para ficar de pé e começa a “se arrastar” dessa maneira, até que consiga ficar de pé sozinha, mas só por alguns instantes, exercitando seu equilíbrio. Depois de mais ou menos dois meses, ele descobre como agachar e talvez consiga ficar de pé durante alguns momentos, mas andar mesmo, só de mãos dadas.

Mother-walking-with-her-baby

Com mais ou menos um ano, a maior parte das crianças já anda sem ajuda, mesmo que cambaleando um pouquinho ou vez ou outra se segurando nos móveis, o que é perfeitamente natural. Muitas crianças perfeitamente normais demoram um pouco mais e começam a se soltar dos apoio apenas em torno de um ano e 5 meses, então não há motivo para preocupação.

Depois de virar um craque da caminhada, seu filho pode até consegui subir escadas numa boa e até dançar se você colocar música pra ele ouvir. Com 2 anos o caminhar das crianças já é bem uniforme e com 3 elas já não precisam de concentração pra andar, pular ou correr.

Como posso estimular meu filho a andar?

Você pode ficar na frente dele e estender as mãos, como se fosse pegá-lo, para tentar fazê-lo ir até você. Isso também funciona com brinquedos, principalmente daqueles que o bebê pode empurrar enquanto se apoia.

bebe empurrando

Às vezes os bebês se irritam quando não conseguem voltar para onde estavam ou fazer algum movimento, como agachar. Se ele não consegue tente mostrar como ele pode se mover ao invés de carrega-lo, pois isso facilita tudo para ele e, além de torna-lo dependente, dificulta o progresso dele para se virar sozinho na hora de andar. Pelo mesmo motivo, evite o uso de andadores.

Deixe seu filho andar num ambiente seguro, onde as pontas dos móveis ou um chão muito áspero não podem machucá-lo caso ele caia.

primeiros-passos-bebe

Cada criança é uma criança

Algumas crianças demoram algum tempo a mais pra andar, principalmente se tiver nascido prematura. ás vezes elas só precisam de mais um tempo pra aprender a fazer os movimentos certos. Se você acha que se filho está um pouco “atrasado”, converse com o pediatra dele.

Primeiros Passos do Bebê
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (5,00 de 5 com base em 10 votos)

Loading...


Comente!




*Campos obrigatórios