Primeiro Dentinho Mole

Saiba como lidar com os dentes de leite

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

Desde que começam a nascer, os dentinhos merecem todo o cuidado e atenção, pois influenciam em inúmeras áreas, como alimentação e fala das crianças. A alimentação e a higiene nessa época são muito importante para que eles cresçam resistem a cáries e outros problemas. Esses dentes são os de leite, bem menores que os permanentes, já que a boca de uma criança pequena não suporta uma arcada adulta. Saiba como cuidá-los quando nascem e como administrar os dentinhos que estão começando a cair.

dente-de-leite

No início

Como já comentamos em outro post, os dentes do bebê começam a se formar quando eles ainda são um feto, inclusive alguns bebês já nascem com dentinhos, enquanto a maioria os ganha com mais ou menos 6 meses.

Durante o processo do nascimento desses dentes, os bebês costumam ficar bem irritadiços e chorosos porque sentem dor. Costuma-se aliviar esse incômodo com mordedores ou escovinhas de dedo.

No primeiro ano, não propriamente se escova os dentes dos bebês, mas é feita uma limpeza, pois desde sempre é importante manter a higiene e evitar excessos de açúcar, por exemplo. Escovar os dentes mesmo, só depois desse período.

cuidado com os dentes

Dentes de leite

Os dentes de leite são o primeiro conjunto de dentes que se forma na boca de uma criança; eles só vão ficar todos prontos por volta dos 7 anos de idade. A importância deles está no papel que desempenham na fala, na alimentação, na formação dos ossos da face da criança e em sua sociabilidade.

Esses dentes “temporários” formam uma dentição que cabe mais perfeitamente na boca de uma criança pequena do que uma arcada permanente. Muita gente acha que, já que esses dentes vão cair de qualquer forma, eles não precisam de tantos cuidados quantos os permanentes. Isso não poderia estar mais longe da verdade. É muito importante que os dentes de leite sejam bem cuidados, porque os dentes permanentes nasceram depois de absorver o cálcio de suas raízes, e a falta de cuidados com a dentição decídua pode fazer com que ela caia antes do tempo ideal, trazendo problemas em várias áreas, inclusive na alimentação, na fala e na vida social da criança. Portanto é preciso ter tanto cuidado com os dentes de leite quanto com os permanentes.

dente-de-leite2

Dentinho mole

Os dentes de leite começam a cair mais ou menos quando a criança atinge 7 anos de idade, depois que os permanentes já absorveram o cálcio e estão fortes para nascer. É muito comum as crianças, com incentivo dos pais, tentarem arrancar os dentes assim que eles ficam moles, mas o mais natural é esperar que ele naturalmente fique bem mole até cair sozinho. De qualquer forma, se seu filho não está com medo de perder o dentinho e quer arrancá-lo logo, você pode ajudá-lo a arrancar utilizando qualquer método seguro. Caso sangre muito, estanque utilizando um algodão mergulhado em água fria.

Se o dente estiver demorando muito pra cair ou não for possível arrancá-lo, leve seu filho ao dentista para que ele o remova, já que a permanência desse dente pode atrapalhar a erupção do dente permanente.

Comente!




*Campos obrigatórios