Pré-Natal

Conheça mais sobre o exame prá-natal que é muito importante para se ter uma gestação saudável

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Gestação

Sempre que uma mulher engravida é necessário tomar alguns cuidados para que o bebê nasça com saúde perfeita além de evitar complicações durante a gestação. Todo esse processo de cuidado com a gravidez é chamado de Pré Natal e é sobre isso que vamos conversar um pouco.

Se você está grávida e não sabe por onde começar ou como fazer os exames pré natal, não se preocupe que vamos tirar todas as suas dúvidas.

Exame Pré-Natal

Exame Pré-Natal: Importante para uma Gestação Saudável

O Que é o Exame Pré-Natal

Por ser de extrema importância para a mulher e o bebê, o pré natal deve ser iniciado logo que a gravidez for confirmada, dessa forma você poderá todos os cuidados necessários para que seu filho termine os 9 meses de gestação com saúde e nasça perfeito.
A assistência pré natal pode ser feita pelo plano de saúde ou através do SUS, direito adquirido por todas as mulheres pelo ministério da saúde para que nenhuma deixe de fazer os exames necessários e tomar todos os cuidados. O pré natal engloba todas as avaliações e bateria de exames para garantir a saúde do bebê e uma gestação tranquila sem complicações, onde devem ser realizado no mínimo 6 a 8 consultas médicas.

O doutor Ronald Wolff define bem esse exame em algumas palavras:

Quando Fazer?

Algumas mulheres já começam fazendo o exame pré nupcial para detectar algum problema principalmente envolvendo DNA, sendo assim possível tratar antes mesmo da gravidez.

O pré natal deve começar logo que a mulher descobrir que está grávida. São realizados exames laboratoriais para verificar todas as taxas de hormônios, assim como teste de HIV, sífilis, toxoplasmose ou qualquer tipo de infecção que possa ser transmitida para a criança na gestação.

Como Funciona?

Você começará com exames de rotina e laboratoriais, não apresentando nenhum problema de saúde, periodicamente você receberá orientações sobre cuidados com o seu corpo e com o bebê que você carrega. A prática de atividades físicas direcionadas à grávidas, uma alimentação mais saudável, cortar álcool e cigarros são as ações imediatas que o seu médico indicará.

Durante o pré natal, a mãe terá seu peso vistoriado pelo médico, assim como o do seu bebê. É muito importante a mulher saber controlar o peso pois o excesso de peso prejudica a saúde da sua criança, assim como a falta de peso também e você acaba correndo alguns riscos, já que seu bebê precisa se alimentar durante os nove meses.

Logo nos primeiros meses, com certeza o seu médico indicará algumas vitaminas importantes que ajudará a prevenir alguma má formação do seu embrião.

Mais Informação

Confira essa excelente entrevista com a ginecologista Dra. Wong Ching Yee, onde ela aborda os exames necessários no prá-natal.

5 comentários

  1. Alice

    Excelentes informações, o prenatal é obrigatorio para as mamaes…

  2. Laís Pereira

    Adorei, ótimo artigo. Estou querendo engravidar!

  3. fernanda

    eu tou achando que estou gravida mas nao sei ainda mas tou com muito medo que eu nem sei por onde começar e agora o que deve faser

  4. eliane d dos santos

    nossa adorei as informações,mais como sou mamãe de primeira viajem ainda tenho bastante duvidas,o que é bastante normal nesses casos,mais deu uma boa clareada na mente..rsrs!obrigada pelas informações.

  5. daiany

    estou gravida e fiz o exame de sangue antes de vem minha mestruaçao e deu positivo.

Comente!




*Campos obrigatórios