Pílulas Anticoncepcionais

Saiba tudo sobre a pílula anticoncepcional: O que é, como funciona, como usar, marcas mais usadas, preço, efeitos colaterais, se engorda, dúvidas e outras recomendações.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

As pílulas anticoncepcionais são ainda o mais utilizado e comprovadamente o mais eficiente no combate a gravidez; por diversas razões que percorrem entre o cultural e o religioso, esses comprimidos são cercados de mitos e explicações mal fundamentadas. Com base nisso, vamos tentar explicar tudo sobre essas pílulas contraceptivas, explicando os cuidados, como tomar, falando sobre as principais marcas e como ela atua no organismo feminino.

Pílulas Anticoncepcionais

Pílulas Anticoncepcionais

O que são as Pílulas Anticoncepcionais?

São dosagens hormonais que o corpo feminino precisa receber logo após a menstruação. Resumidamente é isso. A composição é basicamente de dois hormônios, a progesterona e o estrógeno, que atuam bloqueando a ovulação do corpo da mulher, por isso usado como método contraceptivo. Essas pílulas foram criadas na década de 60 mas com uma dosagem hormonal com pelo menos 60% a mais de intensidade.

Como Funciona?

Quando a mulher faz uso da pílula anticoncepcional, ela bloqueia novos óvulos no seu corpo. Durante a dosagem do remédio, não existe ovulação, e os que já estão no corpo, são reabsorvidos e se transformam em outros componentes necessários para o bom funcionamento do organismo. Por esse motivo que se previne sempre a mulher de não se esquecer de tomar a pílula anticoncepcional regularmente para evitar o descontrole hormonal e a gravidez em caso de uso contraceptivo. Falamos “em caso”, pois as pílulas anticoncepcionais, apesar da sua principal função que é de controlar a natalidade evitando a gravidez, também podem ser tomadas por mulheres que não tenham vida sexual ativa. Isso geralmente é indicado na prevenção de doenças como endometriose e miomatose ou popularmente conhecida como miomas. Essas duas são uma das principais causas da infertilidade feminina. Por esse motivo, hoje em dia é bem comum encontrar jovens tomando dosagens de anticoncepcionais.

Como Usar?

Aprenda a usar corretamente as pílulas contraceptivas

Aprenda a usar corretamente as pílulas contraceptivas

Se a mulher nunca tomou esse tipo de remédio, o mais indicado é começar no primeiro dia de menstruação. Isso porque o remédio já começará a ação reguladora de óvulos e no final da menstruação, quando o corpo da mulher já se prepara para o próximo ciclo, a ovulação já estará interrompida. Se no caso, a mulher já tiver tomado antes e por qualquer motivo tiver parado mas agora deseja retomar o método, é indicado procurar um médico ginecologista para verificar a dosagem, e fazer um planejamento mais indicado para ela.

No geral, os comprimidos devem ser tomados diariamente na mesma hora ou sem um intervalo muito longo. Após as 24 horas completas do último comprimido, a pílula ainda faz efeito por até 12 horas, a partir disso, a eficácia diminui e é bom procurar o médico antes de retomar a dosagem. No final de cada cartela, é necessário dar uma pausa de 7 dias, quantidade necessária para a mulher menstruar novamente. Muitas mulheres, por mitos sobre o remédio, param de tomar por algum tempo para dar um “descanso” ao corpo. Isso não é necessário, principalmente com os anticoncepcionais de hoje, que possuem uma dosagem hormonal bem controlada.

Essas informações foram para o uso de anticoncepcionais da forma mais tradicional que é a dosagem oral. Em caso de dosagens por injeções, adesivos ou qualquer outra forma, verificar com o ginecologista para que seja feita uma tabela de uso e controle do medicamento.

Marcas de Pílulas Anticoncepcionais Mais Usadas

Existem mais de 60 marcas de pílulas anticoncepcionais no mercado. O uso é indicado por diferentes fatores, mas existem aquelas que estão entre as mais conhecidas e usadas pelas mulheres. Quais são as melhores marcas? Isso não tem como responder, pois varia de mulher para mulher, pois cada uma possui um organismo e as reações são diferentes em cada uma, e muitas coisas são avaliadas para se encontrar o anticoncepcional ideal. Porém, separamos uma lista com as principais mais usadas:

  • Selene
  • Cerazette
  • Diane
  • Ciclo 21
  • Minima
  • Yasmin

Apesar de citarmos essas marcas pílulas, recomendamos uma consulta a um médico para acompanhamento e descobrir o melhor anticoncepcional para o seu corpo.

Preços das Pílulas

O valor das pílulas varia bastante, onde pode chegar ao intervalo de 15-20 reais até cerca de 70-80 Reais, dependendo da marca utilizada. As pílulas podem até sair de graça se você conseguir pega-las em um posto de saúde. O importante é não olhar apenas para o preço e comprar a mais barata, e sim, ver qual reagirá melhor com o corpo causando menos efeitos colaterais.

Composição das Pílulas Disponíveis no Mercado

No mercado existem basicamente dois grupos de pílulas contraceptivas, que podem ser divididos nas que possuem 1 ou 2 hormônios femininos sintéticos.

2 Hormônios Femininos (Estrogênio + Progestogênio)

No grupo com dois hormônios femininos sintéticos, o estrogênio e o progestogênio, ela funciona bloqueando a ovulação e também as elas agem sobre o colo do útero, não deixando que o dilate, fazendo assim com que a passagem de espermatozóides para a cavidade uterina seja bastante dificultada. Além disso, essas pílulas agem no útero também, evitando que ele tenha boas condições de acolher o ovo.

1 Hormônio Feminino (Progestogênio)

No grupo com apenas um hormônio feminino, o progestogênio, funcionam agindo sobre a hipófise bloqueando a ovulação e assim provocando um fechamento maior do cólo do útero impedindo a passagem de espermatozóides.

Anticoncepcional Engorda?

Pílula Anticoncepcional Engorda?

Pílula Anticoncepcional Engorda?

Essa é uma das dúvidas mais fortes que cercam as pílulas anticoncepcionais. Comprovadamente não existe nenhum registro, mas a reação do remédio depende de cada organismo e pode ter ocorrido de mulheres ganharem peso durante a dosagem. O que de fato acontece, é que os anticoncepcionais favorecem a retenção de líquido do corpo feminino o que aparentemente pode parecer que a mulher engordou, mas diante alguns teste feitos com vários remédios do tipo, nada foi comprovado. Como tratamos de reações hormonais, algumas marcas em particular pode agir de forma diferente com o seu corpo e por alguns efeitos secundários levarem ao ganho de peso. A melhor pessoa para indicar um tipo de anticoncepcional é um médico após realizar alguns exames e acompanhamento sobre os efeitos do remédio em seu corpo. De fato sim, muitas melhores já deram depoimentos de engordarem com o uso do contraceptivo, e a mesma marca, não deu ganho de peso para outras mulheres. Então, em resumo, o ganho de peso está relacionado com as reações hormonais e o tipo do contraceptivo.

Cuidados e Efeitos Colaterais

Alguns sintomas são mais comuns como náuseas, dores de cabeça, seios mais sensíveis a toques, sangramentos vaginais leves e irregulares que são muitas vezes confundidos com menstruação. Em algumas mulheres já foi constatado um pequeno nível de depressão nos primeiros meses, mas nada de exageros. Esses sintomas aparecem devido a dosagem hormonal no corpo o que muda também todo o comportamento. Após alguns meses esses sintomas desaparecem ou diminuem consideravelmente.

Existem Vantagens além das Contraceptivas?

Sim, para começar podemos falar sobre o uso de pílulas depois dos 40 anos onde ela ajuda na luta contra a perda de cálcio ósseo, que é relacionado a problemas como a osteopenia ou osteoporose.

Outro fator é regulação do ciclo menstrual, fazendo com que a mulher saiba com maior precisão os dias que realmente ficarão menstruadas. Ainda, o uso desse contraceptivo ajuda a reduzir a cólica menstrual.

Esqueci de Tomar a Pílula Ontem. O que eu faço?

O certo é a mulher manter o mesmo horário todo dia para ingerir a pílula. Porém quando acontece de esquecer de tomar, o recomendado é tomar até 12 horas depois do atraso. Se passar tempo demais que você esqueceu, as chances de efetividade da pílula caem bastante, e é recomendado o uso de preservativos ou outros métodos nas relações para evitar que você engravide. Espere o corpo assimilar esse “esquecimento” até o próximo ciclo para garantir que está funcionando tudo corretamente novamente. Consulte um médico caso você esqueça de tomar a pílula após as 12 horas para uma orientação mais adequada.

Considerações Finais

É muito importante a mulher se informar bem na hora de comprar as pílulas anticoncepcionais, em relação aos efeitos e reações no seu corpo. Se alguma marca ou tipo de Anticoncepcional não estiver fazendo bem, causando alguns problemas, consulte orientação médica para trocar de produto.

Sempre mantenha a regularidade na ingestão da pílula, pois o encerramento do ciclo pode aumentar as chances de engravidar. Esse é um dos métodos contraceptivos mais eficientes se feito de modo correto.

O vídeo abaixo ainda mostra mais algumas informações relacionadas, com algumas dúvidas frequentes das mulheres.

Esperamos que tenham gostado das informações. Ajude a gente e compartilhe o artigo com outras meninas!

74 comentários

  1. Lucila

    Nossa que matéria mais completa, amei, aprendi bastante obrigada!

    • ERIKA TAMEIRAO

      OLA,BOM EU O MES PASSADO TINHA PARADO DE TOMAR PIRULA,QUERIA ENGRAVIDAR,MAIS NESSE MES RESOLVIR VOLTAR A TOMAR PIRULA,MAIS TENHO MUITA SONOLENCIA E ENJOU.MAIS FIZ O TESTE DE FARMACIA E DEU NEGATIVO,EU GOSTARIA DE SABER SE A PIRULA ATRAPALHA NO RESULTADO DO TESTE. POIS AINDA TOU TOMANDO.ABRAÇOS,OBRIGADA MIM AJUDE POR FAVOR

  2. Mariana

    Sempre usei a mesma marca de anti-concepcional e nunca tive problemas em engodar, e realmente a minha amiga Ju ganhou 4 kilos depois que comecou a tomar.

    Outra coisa que pode estar ligada é o apetite sexual, tem algumas marcas que tiram o prazer da mulher, pelo menos foi o que a ju me disse

  3. Larissa Souza

    eu ja esqueci de tomar a pilula, e tomei 14 horas depois, por sorte comigo nao aconteceu nada de engravidar

    • Marília

      Larissa Souza, eu sei que quem toma anticoncepcional não tem periodo fertil, mas se nao fosse assim, o dia que vc esqueceu estava bem na semana do “periodo fertil”? Jah esqueci um dia de tomar(passaram 24 hrs) e nao aconteceu nd, nao engravidei, porem tive relações sexuais sem preservativos. Porem na ultima semana esqueci de tomar as 08 da manha e só tomei as 22:00, 14 horas de atraso na tomada, mas isso aconteceu no meu suposto periodo fertil. To em duvidas agr. Quem puder me ajude!

  4. Jane

    Olá meninas, eu tb tomo pilula regularmente, mas já aconteceu de esquecer mais de 24 horas de tomar. Acabei indo ao medico e tive relacoes no mes que esqueci usando preservativos

  5. Jaqueline

    Gente, me ajudem , durante a cartela de anticoncepcional eu esqeci de tomar um dia, agora to sentindo que minha barriga está meio dura, mais ainda estou tomando o remédio, será que estou gravida?

  6. Eloisa

    Sem duvidas as pilulas ajudam bastante na regulação do ciclo, eu sempre menstro no mesmo dia do mes.

  7. Mariana

    Eu uso pilula anticoncepcional ha mais de 10 anos, tenho 27 anos, e meu ciclo menstrual é totalmente regulado, recomendo a todas as meninas…Ah e eu não sou mãe ainda, mas o dia que estiver preparada irei interromper o uso.

  8. Beatriz

    Ola, preciso de ajuda.
    Tomo anticoncepcional a mais ou menos 5 anos, só que neste ultimo ano (2012), comecei a tomar + desregulado, a esquecer de tomar principalmente em finais de semana. Tem um mês que parei de vez de tomar, e tive relação com meu marido. Só que minha menstruação veio no dia 01/11/2012 ficou até o dia 04/11/2012, no dia 05/11/2012 já não veio mais nada, continuei sem tomar o anticoncepcional, só que hoje no dia 08/11/2012 minha menstruação voltou, mas como uma borra de café. O que pode ser? Posso estar gravida?
    Obrigada.

  9. gabriela

    oi, gostaria de saber se posso esta gravida?minha menstruaçao vei como sempre vem e logo que minha menstruaçao acabou fiquei 4 dias se toma o anticoconcepcional,e comecei a tomar em uma terça -feira e na quinta-feira esqueci,voutei a toma no dia seguinte,na outra semana na quinta-feira novamente esqueci e no sabado tambem,sera que corre o risco de esta gravida???

    obrigada.

  10. t…

    ola.Tomo pilula ha quase um ano.Nesse meio tempo andei engordando muito em pouco tempo e resolvi parar de tomar.Depois voltei a tomar denovo e estou tomando ha 6 meses.Ja engordei quase 10 kg por favor me expliquem pq isso esta acontecendo.

  11. Jessica

    Oi. Comecei a tomar o ciclo 21 pela primeira vez, no primeiro dia da mestruação, minha mestruação fica 5 dias, dessa vez que eu comecei a tomar o remédio ficou 12 dias, parei de tomar o remedio e tive relações sexuais normamente, me protegendo, fiquei um mês normal e agora que era para minha mestruação vim, ela ta um pouco atrasada mais meus seios estão inchados e doloridos, é gravidez ou reação do remédio ?

  12. doooo

    esqueci de tomar o anconcepcional e tive relacao mas tomei apos e todos os outros dias tenho medo de estar gravida ………… tem chances sera

    • veronica

      oi gente eu gostei de tudo o que eu pesquisei

  13. Tânia

    Bom dia, tive várias relações sexuais com o meu parceiro sem preservativo, mas ouve uma noite que me esqueci de tomar a pílula e no dia seguinte tive logo sangue, sangue este que não foi muito nem se prolongou.

    ( o complicado é que mudei de pílula e é a primeira carteira que ando a tomar, estou na segunda semana)

    o que pode significar?

    por favor digam-me alguma coisa, apesar que vou tentar consultar um especialista

  14. luciana

    bom dia eu todo mês tomo anticoncepcional injetavel sou tenho relações frequentemente 5 vezes na semana e não uso camisinha, mais sempre desse no mês certo. Todo dia 20 é dia de descer a minha mestração e sempre acaba dia 26. mais no mês de novembro não desceu e hoje já é dia 04 de dezembro e ainda não desceu, estou procupada pois não passei nenhum tipo de nervoso nem irritação, ecxesso de peso na disso. pode acontecer de eu estar gravida? por favor me responda o mais rápido possível! OBRIGADA

  15. Carol

    Olá, tenho umas dúvidas… Veja, minha menstruação veio normalmente no dia 21 e encerrou no dia 23 de novembro. Na outra semana, na quarta feira, dia 28 tive relações sexuais com o meu namorado, usamos camisinha, mas alguns momentos ocorreu a penetração sem o uso da mesma… Na quinta, tomei a pílula do dia seguinte, a famosa “DIAD”, às 8:30 da manhã e de 20:30. E na segunda, ocorreu uns sangramentos e senti algumas dores abdominais. Gostaria se é normal e se há algum risco de gravidez. Obrigada.

  16. GEOVANIA

    BOA TARDE EU TENHO 27 ANOS MAIS ATE AGORA NAO CONSEGUIR A ENGRAVIDAR,MAIS TENHO MUITA VONTADE,JA CONSULTEI O MEU MÉDICO ELE DISSE QUE TENHO O OVARIO MICROPOLICISTICO SERA QUE EU TENHO CHANCE DE ENGRAVIDAR PRECISO DE UMA BOA RESPOSTA,EU JA ATE PERDIR A ESPERANÇA

  17. THAMIRES

    OLA, TENHO A SINDROME DOS OVARIOS POLICISTICOS. E COMEÇEI A TOMAR O anticoncepcional …… MAS EU PASSO MUITO MAL, FICO MUITO ENJOADA…. NAO AGUENTO MAIS TOMAR ESSE REMEDIOOOOOOOOO.

  18. Fabiana

    Oie,quero mt comecar a tomar pilulas anteconcepcionais,so que tenho uma duvida. Tenho q procurar um medico,pra começar a usar?

  19. Renata

    Oi, eu e meu esposo tivemos relação numa quinta pela manhã, sempre uso pílulas e quase nunca esqueço de tomá-las, mas nesse mesmo dia à noite ( que é o horário que tomo) esqueci, na sexta também esqueci e só lembrei que não tinha tomado nesses dois dias quando no sábado lembrei e me apavorei.Daí tomei as 3 pílulas de uma vez, como num ato de desespero. Sabia que não faria o mesmo efeito, mas mesmo assim o fiz. Esse meu esquecimento parece até coisa proposital mesmo da vida sabe, pra engravidar, porque sempre tive muio cuidado em relação as tomadas das pílulas. Mas a pergunta é: Tenho forte indício para engravidar ou pode acontecer o contrário também??? Por favor alguém me ajudem com essa dúvida!

  20. Renata

    Oi tenho 23 anos, tenho uma duvida que quero tiar eu menstruei dia 04 de dezembro,tomo anticoncepional normalmente e tem 9 anos que eu uso, so que dia 13 tomei a pilula normal, e no dia 14 transei com meu marido de manha e esqueci de tomar o remedio e dia 15 eu fiz sexo de novo e só tomei a pilula de noite as 01:00 da manha, então fiquei mas de 40 horas sem tomar, sera que eu posso ter engravidado?

  21. zuleika

    eu tomo ciclo 21 mais tem dia que eu esqueço , mais tomo imediatamente quando lembro ,e como o remedio não é 100% estou com duvidas pricipalmente porque depois de tres dias que eu terminei a cartela ,tive relação sem camisinha pois minha mestruação ainda não tinha chegado ,hoje ja faz 5 dias que terminei o remedio e minha mestruação não desceu , queria saber se ha alguma possibilidade eu estar gravida.

  22. michely da silva

    tomei injecao no dia 09 de outubro no dia q a mestruação desceu quando foi no dia 31 do mesmo mes ela desceu ai tomei a injecão so q era pra mi tomar a injecao no dia 09 de novembro,de la pra ca n tomei mais nada e cntinuo tendo relação normal sem se prevenir.

  23. Raquel

    Olá, Eu tomo pílula anticoncepcional porém este mês eu esqueci de tomar logo na primeira semana.Olhei na bula para ver se tinha algum problema e dizia apenas para reforçar com mais um método já que a eficacia da pilula iria diminuir. Acontece que hoje mesmo tive relações sexuais com meu namorado e a camisinha furou.Ele não chegou a ejacular e eu parei a relação no ato. Estou muito preocupada, estou pensando em tomar a pílula do dia seguinte, preciso de uma resposta rápida por favor!

  24. kamila

    Ola,tomo anticoncepicional a 1 ano e 2 meses sempre na mesma hora e nao esqueço de tomar … ontem tive relação com o meu marido com camisinha mais quando ele foi gazar a caminha estorou dentro de mim…é possivel que eu esteje gravida ?

  25. Mariana

    Sempre tomei anti concepcionais corretamente, e nunca tive problemas. Porem, uma amiga minha tambem sempre tomou regularmente e mesmo assim aconteceu dela engravidar. De qualquer modo nenhum metodo contraceptivo é 100% confiável, e sempre existe a possibilidade de algo dar errado.

  26. Letícia

    Tomava a pílula ciclo 21 durante 1 ano e 2 meses, parei por um mês, menstruei, só que voltei a tomar no último dia de menstruação, mas depois fiquei sabendo que deveria ter sido no primeiro dia. Eu e meu marido não usamos outros métodos. Gostaria de saber qual a possibilidade de poder engravidar.

  27. Lilian

    Otimo artigo, me tirou todas as duvidas sobre as plilulas anti concepcionais, tenho tomado algumas marcas diferentes ao longo do ano passado, mas algumas me deram alguns efeitos colaterais como aumento de peso, enjoo, então acabei por acertar com uma que encaixou para meu tipo de pessoa

  28. mayara

    tomo o anticoncepcional áh 1 ano e alguns meses , nunca me esqueci de toma-lo mas um certo dia fui viajar e esqueci de levar comigo , então resolvi comprar uma outra cartela e tomar nos dias que estava fora !! e depois quando voltei continuei de acabar com o restante da qual havia me esquecido !! por acaso tomar pilulas de cartelas diferente julgaria alguma coisa ???

  29. juliana

    esqueci de tomar a pilula durante tres dias?e minha mestruacao veio totalmente diferente esse mes so q ha 2anos eu tomo a pilula posso ter engravidado?so que fiz o teste e deu negativo sera que esta cedo de mais para ter feito este teste oque fazer?

  30. juliana

    alguem ai por favor responde minha pergunta esto muito anciosa oobrig bjs

Comente!




*Campos obrigatórios