Papinhas

Saiba tudo sobre a papinha do bebê

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

A introdução de novos alimentos na dieta dos bebês gera muitas dúvidas na cabeça dos pais de primeira viagem. Quando se pode introduzir esses alimentos? Quanto de comida posso dar? Quais comidas são recomendáveis? Pode temperar? Para sanar essas dúvidas, montamos aqui uma listinha de receitas deliciosas de papinhas pra você poder incrementar a dieta do seu filho de forma saudável. Veja abaixo.

papinha de bebê

Quando posso começar a dar papinhas pro meu filho?

Até os 6 meses, o ideal é que o bebê seja alimentado apenas pelo leite materno e que, depois disso e até os dois anos, esse leite passe a ser apenas complementado por outros alimentos. Converse com seu médico antes de decidir quando começar com os alimentos novos, que devem ser preferencialmente frutas leves no início.

A partir dos 6 meses, papinhas salgadas e cozidas chegam aos poucos pra complementar um pouco mais a alimentação dos pequenos e suprir as necessidades nutritivas e calóricas de seus corpinhos em desenvolvimento.

Introduzir novos sabores numa dieta pode ser um pouco cansativo, pois os bebês podem demorar a aceitar — não desista, paciência e insistência são o caminho e eles se acostumam.

papinha de pêra

Como posso fazer papinhas de frutas?

Para fazer uma papinha de mamão, por exemplo, você só precisa de um mamão-papaia. Lave-o bem, corte-o na metade, retire as sementes e amasse para servir.

Para fazer papinhas de maçã e de pera, basta que você lave bem as frutas, corte-as e as raspe com uma colher, tomando cuidado com pedacinhos que possam fazer o bebê engasgar. Conforme ele vai aceitando melhor essas frutas, dá pra misturá-las acrescentando laranja, acerola, melancia, manga ou com cenoura ou beterraba e, mais pra frente, outras mais encorpadas ou cítricas como manga e abacaxi.

papinhas

E como posso fazer papinhas salgadas?

No tempo certo, é só procurar os ingredientes certos. Veja a seguir dois exemplos de receitas:

Papinha de frango com batata e cenoura

  • 100g de peito de frango;
  • ½ litro de água filtrada;
  • 2 batatas descascadas e cortadas em cubos;
  • ½ cenoura descascada cortada em cubos;
  • 1 folha de couve picada.

Coloque a água, o frango, os legumes e a couve numa panela grande e cozinhe em fogo baixo até o caldo reduzir pela metade. Desligue e deixe esfriar. Retire o frango e bata-o no liquidificador (ou esprema). Reserve. Use a peneira ou amasse bem os legumes até obter um creme. Misture o frango liquidificado ou seu suco, caso tenha sido espremido, ao creme e em seguida sirva morna.

Purê de inhame, brócolis, chuchu e carne

  • 40 g de músculo traseiro ou pode ser carne magra;
  • 1 colher (chá) de cebola bem raladinha;
  • 1 inhame médio (130g) ou dois inhames pequenos;
  • 3 colheres (sopa) de brócolis (50 g);
  • 2 colheres (sopa) de chuchu (40 g);
  • 1 colher (sopa) de cheiro verde (salsa ou cebolinha);
  • Azeite .

Numa panela pequena, aqueça o óleo e refogue rapidamente a carne e a cebola. Acrescente o inhame em pedaços, o chuchu, os brócolis e o sal e acrescente 2 copos de água (400 ml). Com a panela tampada, deixe em fogo baixo cerca de 45 minutos. Quando os legumes estiverem macios, acrescente o cheiro-verde. Adicione um fio de azeite no final.

Você também pode congelar as sopinhas para usar depois. Se seu filho não gostar de algum tipo de alimento, acesse algumas dicas em nosso artigo: Como Fazer a Criança Comer o que Não Gosta. Aproveite com seu bebê!

Papinhas
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,57 de 5 com base em 7 votos)

Loading...


2 comentários

  1. Anônimo

    Quero saber como eu estou gravida ????

    • mariana

      oque fazer com uma gravidez indesejada como faso para aceitar cm faso para falar para meus pais ou eu fujo de casa ?

Comente!




*Campos obrigatórios