Ovários Policísticos

O que é a Síndrome do Ovário Policístico? Quais são as causas e sintomas? Quais são os exames e tratamentos do problema? Confira tudo sobre o assunto.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Problemas

Você com certeza sabe que toda mulher possui um sistema reprodutor e que devido as diferentes fases pelas quais elas tem que passar, ficam sujeitas ao desenvolvimento de alguns distúrbios causados principalmente pelos hormônios. Um desses distúrbios, talvez o mais comum são os Ovários Policísticos que apesar de comuns, são pouco entendidos. Pensando justamente na falta de informação que algumas mulheres tem sobre as causas, os efeitos e como tratar, resolvemos reunir todas as informações úteis para você.

Ovários Policísticos

Ovários Policísticos

O que é a Síndrome de Ovário Policístico?

Ela também é conhecida pela sua sigla SOP ou Síndrome de Stein Leventhal. É um conjunto de sintomas apresentados por uma formação de microcistos no ovário. A síndrome dos ovários policísticos acomete de 6 a 10% das mulheres a a partir da sua primeira menstruação e apesar de ter alguns sintomas padrão, estes podem variar de mulher para mulher.

Apesar de poder aparecer a partir da adolescência quando a mulher tem sua primeira menstruação, o índice de incidência dos ovários policísticos são mais comuns em mulheres de 20 a 30 anos. Além do fator idade, o fator genético também contribui bastante. As mulheres que tem mães com esse mesmo distúrbio tem uma grande chance de também desenvolverem.

Causas

Síndrome do Ovário Policístico

Esses cistos aparecem devido um descontrole dos hormônios sexuais que acontece no corpo feminino. Ainda não se tem as causas certas do desenvolvimento desse problema e sempre são detectados novos distúrbios que contribuem para o desenvolvimento desses cistos.

No mais comum, eles aparecerem quando as taxas de estrogênio e progesterona e outros hormônios chamados de estrógenos são desenvolvidos em excesso. Apesar de ser um hormônio masculino, os andrógenos estão presentes no corpo feminino, porém em quantidade menor. Eles são responsáveis por regular o desenvolvimento dos óvulos no período menstrual de cada mulher. Quando eles estão desregulados e são produzidos em excesso, e isso pode ser por infinitas causas, pode ser desenvolvido os policistos ou também doença polifolicular ovariana.

Sintomas

Um dos principais sintomas é a irregularidade da menstruação e o desenvolvimento de hiperandrogenismo. Esse segundo é um distúrbio causado justamente pelo descontrole dos hormônios e causa um excesso de acne, pêlos no corpo e pele oleosa. Além desses dois principais sintomas, podemos também destacar:

  • Marcas escuras ou grossas na pele e dobras do corpo como axilas, virilhas, pescoço e abaixo das mamas
  • 25% das mulheres com esse problema têm dificuldade de engravidar naturalmente
  • A Síndrome de Ovários Policísticos engorda a mulher com mais facilidade

Exames e Diagnóstico

Em algumas mulheres os sintomas são os mínimos possíveis e muitas já descobrem depois desses cistos estarem bem desenvolvidos. Então tentar se auto diagnosticar não é muito confiável e você pode não apresentar nenhum dos sintomas dessa doença, porém desenvolver do mesmo jeito.

Procure um ginecologista. Essa deve ser a sua primeira atitude, desconfiando ou não que você tem esse distúrbio. Os exames ginecológicos são importantes para qualquer mulher a partir da primeira menstruação para evitar o desenvolvimento desse e de outros problemas de saúde.

Havendo suspeita, seu ginecologista orientará sobre o que fazer para dar início ao seu tratamento. Esse distúrbio é detectado através de exame clínico e depois de diagnosticado deve ser imediatamente tratado para evitar complicações possíveis.

Ovários Policísticos tem Cura?

Tem cura sim. Em alguns casos a mulher pode conviver com os ovários policísticos, porém não é tão indicado devido algumas complicações que conversaremos mais abaixo. Outras optam pela retirada imediata, porém existe a consequência da infertilidade, mesmo risco que se corre quando os ovários são diagnosticados muito tarde.

Complicações

As mulheres que desenvolvem esse tipo de doença correm alguns riscos caso não tratem corretamente ou descubram tardiamente. Os principais são:

  • Desenvolvimento de câncer do endométrio
  • Risco maior ao câncer de mama
  • Doenças ligadas à obesidade
  • Infertilidade

Tratamento

O tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos pode variar e em alguns casos é controlado com anticoncepcional ou metformina. Em casos de cirurgia, a retirada desses ovários polifoliculados é feita por um procedimento simples de videolaparoscopia e são feitos apenas três furinhos na região do abdômen portanto a recuperação torna-se bem melhor.

Os casos de cirurgia está há cada dia mais escassos pois os anticoncepcionais orais estão cada vez mais eficientes nesse tratamento. Quando diagnosticados cedo, somente a medicação consegue eliminar os cistos.

Vídeos

Veja alguns vídeos interessantes de profissionais e médicos discutindo o problema dos ovários policísticos:

Vídeo 1:

Vídeo 2:

Vídeo 3:

Outro vídeo bem interessante e que fala sobre como conseguir engravidar mesmo com o problema de ovários policísticos. Clique na imagem abaixo:

O Milagre da Gravidez - Lisa Olson

Esperamos que essas informações tenham ajudado vocês a entenderem melhor sobre esse problema.

52 comentários

  1. Renata

    Eu tenho ovario policistico tomo anticoncepicional a 9 anos por causa desses cisitos, so o meu medo é de naoconseguir engravidar.

    • Luíza Rodrigues

      Ola galera tive relação no 9º dia depois da minha mentruação e no outro dia tive um pequeno sangramente achei até que eu estava mentruando novamente, ai senti uns dois dias de dor de cabeça muito forte e agora estou sentindo meus seios muito sensivéis e um desconforto abdominal mal consigo comer sem sentir dor, mas ainda não deu tempo da minha mentruação vir, tem alguma possibilidade de eu estar gravida?
      Alguém me ajuda por favor, se eu fizer o teste antes da mentruação atrasar corre o risco de da negativo e ser positivo?
      Ou é melhor esperar o atraso? E outra coisa tenho um ovário policistico do lado esquerdo e ja fiz algumas tentativas mas por fim desisti kkk será que deu certo agora?
      Obrigada :)

  2. Luana

    Nossa que genial essa matéria, muito obrigado me ajudou bastante a entender alguns pontos. Já fui a um médico e descobri que tenho os ovarios policistos, e já estou tomando cuidados para poder ter uma gravidez planejada com saúde.

    • priscila

      ola colega eu fui fazer uma ecografia e o medico comprometeu meus doi ovarios fui pra casa triste e nao me previnir mais e no outro mes estava gravida entao eu acho que vc pode estar gravida nunca duvide

  3. Jéssica

    Parabens pela matéria, muito completa. Preciso fazer alguns exames para poder ver se tenho esse problema

  4. clara resende

    nossa fiquei ate preocupada de eu ter isso ae, vo ter q ver dps com minha medica

  5. Janete D.

    na verdade essa doença é bem comum pelo que minha ginecologista disse, e eu tenho tambem mas muitas mulheres tem e não sabem…
    é importante consultar o medico para poder ter certeza e tomar os devidos cuidados

  6. Léia

    Otimo artigo, gostei muito desse site

  7. Angélica Moraes

    Eu estou querendo saber ..
    Minha Menstruação veio no dia 26 até 30 de Dezembro !
    Ai Eu Trazei com meu Marido No Dia 05/01/2013 sem camisinha.
    Quero saber ser tem posilibidade de em gravidar

  8. Bianca

    oi eu costumo tomar Diane 35 pois tinha ovário policístico e quando foi no +ou- dia 25 dezembro veio um corrimento marrom que estava até dia 6 janeiro e no dia 7 desceu um pouco de sangue e agora estar este corrimento marrom, ontem eu fiz o beta hcg e deu negativo, será q tenho q esperar e repetir o beta hcg?

  9. nataliangela silva

    eu tinha ovários policísticos mais fiz tratamento com anticoncepcional e nao tenho mais

    • POLLY

      ola fiz uma ultrason pelvica de deu aumento de volume do ovario direito,eu estava sentindo muito dor e procurei o medico,e deu nisso so que ele diz que é liquido nao tem cisto ,alguem pode mi ajudar!!

    • POLLY

      qual foi o anticoncepcional que vc tomou??

  10. ana

    eu tenho ovários policísticos eu tomava o diane 35 mais nao fez efeito….eu nao sei o que eu fasso mais eu so tenho 20 anos e queria um filinho ja estou casada á 7 anos

    • Sté

      estamos no mesmo barco tenho 23 anos estou casa a 5 anos e estou querendo muito engravidar, mas soube que tenho ovario policistico comecei me tratamento agora…..será que ainda demora muito

  11. Iolanda Doboscz

    Eu tenho ovários policísticos, já tem quase 1 ano que foi detectado. Fiz um tratamento com metformina e já tomava o Diane 35, o tratamento durou 6 meses e desde de novembro de 2012 não tomo anticoncepcional, quero muito, muito mesmo ser mamãe, tenho 20 anos e sou casada a 3 anos . . . Até agora nenhum sinal de gravidez, mas eu tenho fé que Deus vai me dar essa benção, porque só Ele é maior que qualquer doença!!! Continuem tentando e orem somente a Deus!!!!!

    • Sté

      Eu tbm tenho esse sonho, mas creio que Deus vai me dar essa vitoria pq ele sabe que esse é o meu grande sonho,eu creio na minah vitoria, tenho pedido muito a Deus alias peço todos os dias a todo momento. Mas ele vai nos dar essa alegria e essa grande benção!!!!

    • bruna sabino

      olá…fiz tratamento c diane 35 e metoformina por 6 meses,minha medica cortou o diane e passou serophene + metoformina e disse q já podia tentar engravidar!!!estou muito ansiosa…espero q de tudo certo…

  12. caroline

    Materia muito interessante..já convivo com essa sindrome a bastante tempo desde os 13 anos e hoje estou com 27,e até agora não consegui engravidar.Mas continuo tentando o importante é não desanimar..!!

  13. Dania roberta

    olá, tenho 23 anos e sou casada a quase tres anos!descorbrir que tenho ovários policístos a mais ou menos uns 9 meses. quero muito engravidar, mais não estou conseguindo, já fui em dois ginecologistas, já fiz todos os exames, deram todos normais. mais não sei mais o que fazer. queria muito ser mãe o que eu faço…

  14. DANIELA

    BOA TARDE MEU NOME É DANIELA TENHO 19 ANOS TENTO ENGRAVIDAR JÁ HA 3 ANOS FUI NO GINECOLOGISTA ELE ME DISSE QUE EU NÃO IRIA ENGRAVIDAR PORQUE
    EU TINHA CISTO NOS DOIS OVÁRIOS ENTÃO ELE ME PASSO O CICLO 21 TOMEI O
    REMÉDIO ATE O MÉS DE JANEIRO DIA 27/01/2013 E MINHA MENSTRUAÇÃO SÓ VEIO DIA 20/02/2013 E COM UMA DOR QUE EU NUNCA SENTI NA MINHA VIDA E AGORA TO NERVOSA MAS SEM TEMPO PARA IR AO MEDICO DE NOVO POIS TEVE UM ATRASO DE 23 DIA POIS MINHA MENSTRUAÇÃO DEVERIA TER VINDO DO DIA 28/01 AO DIA 04/02 POIS SERIA A PAUSA DOS 8 DIAS DO REMÉDIO ME DE UMA RESPOSTA POR FAVOR.

    GRATA DANIELA..

    • Liliana

      Oi meninas eu tentei engravidar assim que me casei em abril de 99, só consegui depois de 1 ano mas perdi com 1 mes de gestação,tentei novamente com um indutor pela 2 vez, engravidei e perdi , e assim foi por mais 2 vezes, um total de 4 abortos, a segunda gravidez eu fiz exame de sangue e deu negativo, logo perdi,porque deu negativo não sei nem tive resposta até hoje. O 4 aborto meu médico mandou o embrião para análize em laboratório em campinas,não deu nada, meu médico passou um remédio para o meu marido tomar 3 meses antes de tentarmos novamente, e eu tomei o indutor Clomide, em uma sexta feira fiz uma utrassom e verificou que eu ia ovular, cheguei em casa com meu marido ajuelhamos na sala e falamos para Deus o Criador de todas as coisas, assim: Senho cremos que agora vai dar serto se o Senhor quiser manda 2 bebes para compensar os anos que estamos esperando nós aceitamos, em nome de Jesus amen. Deixei Deus agir, em dois meses suspeitando de uma 5 gravidez fiz uma utrassom, e estava lá 2 bebes e 2 corações batendo bem forte, eu tinha então 3 corações dentro de mim,já estava com 2 meses de gestação, então tive a serteza que essa gravidez já tinha dado serto, foi em 2007, hoje mias filhas estão com 5 anos, Sofia e Topázio meu maior milagre. espero que a minha história possa ajudar todas voces que estão na esperança, nunca desista Deus pode tudo o que o homem não pode fazer Ele realiza, cre !Ele é o CRIADOR.

      • Sté

        Olha pode ter certeza que vai ajudar muita gente, assim como me ajudou. Eu tenho ovarios policisticos e estou tentando engravidar ja faz mais ou menos uma ano e meio mas nao consigo, ja pensei em desistir, ja fiquei mal por nao poder realizar meu grande sonho, ja me sente incapaz, mas creio no poder de Deus e creio que ele cumpre todas as suas promessas e meu filho é promessa de Deus na minha vida e eu sei que o meu milgare vai acontecer. Que Deus de forças a todas nós que estamos tentando, que ele nao nos deixe desistir e nem esmurecer, pois a vitoria vai ser nossa e logo mais estaremos com os nossos bbs nos braços.

      • Dyenne

        Meu Deus era o sinal que eu esperava. Obrigada

  15. aquyonará

    Boa noite eu estou tendanto gravidar muito tenbo eu nao mestruo ah muito tenbo deste 03/ sentenbro de 2012 ater agora de março de 2013 nao mestruo eu sou gordinha meu corpo esta tudo multando eu ja fis deste de gravidez em sentenbro nao estava gravida firnalzinho de ferveiro de 2012 eu comecei sentir cheiro de perfumes sentir enjo perfume de pois colica mertrual nao derceu agora eu sinto muito enjo tontura muito forte de mais ja nem sei oq mais isso oq eu faço..

  16. luciana dos santos

    tenho 12 policisto em cada ovario a base de massa quais as chances que eu tenho de ficar gravida, minha mestuaçâo vem normal?

  17. robson

    a minha mulher tem ovàrio policistico como pode ser feita operaçao qual a gravide da operaçao

  18. Thaina Salvatore

    Como Contar para os Pais Sobre uma Gravidez?

  19. priscila

    bom dia estou com uma duvida dia minha mestruaçao veio dia 14/04/13 e parou dia 24/04/13 depois desse dia fiquei um dia sem ter relaçao com meu marido pois agora todas as vezes q tenho relaçao com ele fica sangrando o q sera isso sera q e´ alguma ferida no utero estou com medo pis nunca tive isso

  20. josefa ramos

    quero engravidar ! mem ajudddddddddddde por favorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

  21. bianka

    oi passar minha esperiencia pra vcs , tenho 34 anos orvarios policisticos 1 lugar tire a ansiedade atrapalha 2 tomei anticoncepcional proprio que ajuda no combate dos orvarios policisticos e tomei por 7 meses no oitavo mes comecei a me esquecer da pilulas e como se não tive se sop ,procurei tudo sobre pilula e na primeira semana não se pode esquecer nem uma pilula , ai pensei e foi o que fiz esqueci tres em 21 dias e hoje pra minha supresa estou de duas semanas de gestação sem nenhum problema mais até 5 meses tenho que evitar esforço ,não senti enjoos nem dor de cabeça somente uma fome e soneira fora do normal , boa sorte a todas

  22. laisa

    oi meu nome e laisa tenho 24 anos e estou a quasi dois mezeis mestruando.em que iso pode me prejudicar no futuro porfavor me responde. pos vou au medico ele me reseita varios remedios mais nao da geito fico ate treis mezes sem mestruar e quemdo aminha mestruasao vei fico ate dois mezes eu nao agueto mais.eu tomo medicamento na veia pois nao ta tendo resutado espero que posa me ajuda

  23. kaline

    Eu parei de tomar o anteconcepicional para engravidar depois de um mês de atraso tive um aborto ai descobri que eu tenho ovario policisto,depois de um tempo continuei sem tomar o anteconcepicional agora minha mestruação ta atrasada ja tem quais dois meses de atraso,fiz o exame beta hcg deu positivo e tbm fiz a ultra vaginal nao viu nada.diz o medico que pode esta com pouco tempo de gravidez.To pedindo muito a DEUS por dessa vez eu realiazar meu sonho.

  24. solange

    olá eu tive ovarios policisticos mais fiz uma video laparoscopia e uma estimulação nos ovulos e agora mestruo normal e agora pressiço saber qual é o meu perilda fertil ma ajudem a fazer a tabelinha eu mastruei dia 05-06 e acabou dia 09-06 por favor ma ajudem muito obrigada abraços

  25. Fernanda

    Oi me chamo Fernanda,gostaria de tirar uma dúvida.Tenho 31 anos ,tenho ovários policísticos desde adolescência.Tive dificuldade de engravidar(+ou- 1 ano e meio)mas graças a Deus engravidei e tive uma menina à 3 anos.Neste tempo passei com um profissional da área de infertilidade e ela me indicou utrogestan.Na primeira tentativa engravidei.Agora quero engravidar novamente,e iniciei o medicamento á 3 meses e ainda nada.Quero saber porque na primeira vez que utilizei consegui e agora está demorando( via vaginal)?Gostaria de saber também se esse medicamento pode prejudicar minha saúde de alguma forma.

  26. Nathy

    Olá gostaria de saber se ha chances de engravidade na primeira semana de tratamento…
    Tipo menstruei no dia 11 ao dia 14ou15,tive relaçoes antes,no periodo e depois,e no dia 22 começei a tomar SELENE,mais minha amiga disse que ta achando que estou gravida,mais nao sei ,tenho SOP,selene foi minha primeira vez fazendo o tratamento me ajudem…Estou preocupada,nao tem como saber por atrasadoja que estou fazendo o uso de anticoncpecional.

  27. Daniela

    oi eu também tenho ovário policístico no lado esquerdo
    descobri a 1 ano e ainda não comecei o tratamento
    tento engravidar o 2 anos mas meu marido tem pouco espermatozoide que esta dificultando a gravidez i agora ??? help-me

  28. veronica santos santana

    ola tenho 27 anos tem o ovário policisto meu exames deu positivo sera que tou gravida

  29. romaria nascimentorodrigues

    MINHA MESTRUAÇÃO ESTÁ ATRASADA, NÃO SEI OQUI FAZER.EU TENHO POLICISTO.O QUI EU FASSO TENHO CHACES DE EMGRAVIDA?

  30. daiana souza

    ola tenho ovario policisticos nos dois ovarios e quero emgravidar descobri agora ja estava tentando a um ano e meio e nunca fiquei gravida meu medico disse que tenho que tomar anticoncepcional durante 6 meses para depois para e comecar a tentar o mesmo disse que esse é o unico tratamento gostaria de saber se teria outro tratamento ja faz 2 meses que não menstruo ??

Comente!




*Campos obrigatórios