Ômega 3 e Crianças

Saiba os benefícios do ômega 3 para o desempenho das crianças na leitura

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

A leitura exerce um papel importantíssimo na vida de todas as pessoas sendo essencial para a comunicação e sociabilização, portanto o desempenho das crianças nessa área é fundamental e merece muita atenção. Algumas delas podem apresentar dificuldades nessa área e estudos apontam que algo pode ajudar: o ômega 3. Veja a seguir.

 importância do ômega 3 para a leitura da criança

O estudo

Realizado na Universidade de Oxorford, no Reino Unido, um estudo aponta que consumir ômega 3 pode ajudar no desempenho escolar de crianças, melhorando o desenvolvimento da leitura. 362 crianças saudáveis entre 7 e 9 cujo desempenho escolar era baixo receberam cápsulas diárias com 600mg de ômega 3 durante quatro meses. Todas elas obtiveram melhora nos testes que se seguiram a esse período.

O ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo (um tipo de gordura) presente em vários alimentos. Alguns tipos de peixe são os alimentos mais ricos em ômega 3, como a sardinha, o atum, o bacalhau, o cação e o salmão. Outros alimentos também possuem uma taxa de ômega 3, porém menor, como o azeite de oliva, a linhaça e seu óleo, o brócolis, a canola e a rúcula.

Alimentos com Ômega 3

Esse ácido graxo é importante para o desenvolvimento do cérebro, da retina e do sistema nervoso, e estudos indicam que ele pode ajudar no desempenho intelectual. Além disso, o consumo dessa substância ajuda a combater inflamações, diminuir o colesterol, prevenir doenças cardiovasculares, entre outros benefícios.

Na alimentação da criança

É claro que não dá pra alimentar seu filho com peixe, muito menos dar cápsulas de ômega 3, assim que ele nasce, portanto é importante que a mãe coma peixe tanto durante a gravidez quanto durante a amamentação. Na impossibilidade de amamentar o bebê, algumas fórmulas de leite infantis contém ômega 3 em sua composição. A partir do sexto mês de vida do bebê, é possível oferecer peixe a ele, mas com calma e aos poucos para verificar se ele não vai apresentar nenhum tipo de reação alérgica ao alimento.

leitura criança

Para incentivar a leitura

Além de influenciar a alimentação do seu filho, é interessante que você o incentive de outras maneiras, fazendo com que ele tenha contato com livros desde sempre, seja com você lendo para ele ou junto com ele antes de dormir quanto visitando bibliotecas e livrarias, estimulando seu gosto pela leitura, talvez até mostrando seu próprio gosto para dar a ele um exemplo.

Existe alguma restrição?

Alguns tipos de peixe possuem uma concentração relativamente grande de substâncias tóxicas como o mercúrio que, em altas doses, pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro do bebê. Além disso, o mercúrio fica acumulado no corpo e demora a diminuir até ser eliminado. Se você está grávida ou amamentando e tenha o hábito de comer frutos do mar, elimine do seu cardápio: tubarão, peixe-espada, cavala e pirá. Enquanto isso, você não precisa necessariamente deixar de comer, mas deve diminuir o consumo de: atum, cação, robali listrado, badejo e marlim. Os peixes recomendados durante o período de gravidez e amamentação e às crianças pequenas que já ingerem alimentos sólidos são: sardinha, salmão, truta, arenque, pescada e cavalinha. Prefira salmão e truta de viveiros.

Comente!




*Campos obrigatórios