O Sono Durante a Gravidez

Explicações e dicas sobre o sono e o cansaço na gravidez

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Gestação

A maioria das mulheres, principalmente no início da gravidez, sofre com o excesso de sono durante o dia e a dificuldade para dormir durante a noite. Isso vai formando um círculo vicioso: você passa o dia trabalhando sentindo uma enorme exaustão e aquela sonolência, mas na hora de deitar não consegue pegar no sono, então você passa o dia seguinte mais sonolenta ainda que no anterior. Saiba por que isso acontece e o que fazer.

É o aumento da progesterona que te deixa sonolenta de dia e atrapalha seu sono pela noite.

É o aumento da progesterona que te deixa sonolenta de dia e atrapalha seu sono pela noite.

A culpa é dos hormônios

Essa exaustão que é frequente principalmente no primeiro trimestre ocorre por dois motivos: o principal é a alteração na produção de hormônios. Os níveis de progesterona do seu corpo aumentam significativamente, causando essa exaustão durante o dia e, paradoxalmente, atrapalhando seu sono durante a noite. Atrapalha o sono à noite também por mudar fisicamente o seu corpo, como por exemplo, seus seios, que ficam doloridos e fazem com que seja mais difícil alcançar o sono noturno.

O outro motivo é que seu corpo está trabalhando muito para preparar o ambiente perfeito pro seu filho, fabricando, entre outras coisas, a placenta — processo que só acaba no fim do primeiro trimestre, que é mais cansativo — e alterando seu metabolismo. Então, além do gasto de energia, sua pressão ganha uma tendência a baixar, causando cansaço e sonolência.

No fim da tarde, prefira menos líquido e alimentos leves.

No fim da tarde, prefira menos líquido e alimentos leves.

Além disso, o útero crescendo pressiona a bexiga, então você acaba acordando durante a noite para usar o banheiro muitas vezes. Os enjoos e a fome também atrapalham o sono. O aumento de progesterona também pode influenciar nos seus sonhos, tornando-os mais vívidos e bizarros, e isso também pode te atrapalhar na hora de dormir.

O que fazer?

  • Você vai precisar de mais calorias, mas essas calorias precisam vir de alimentos saudáveis, então cuide da sua alimentação e evite comidas doces ou gordurosas demais, que ao invés de te dar energia vão piorar o seu cansaço.
  • Se você puder mudar seu horário para ter mais tempo e evitar processos cansativos como pegar trânsito num dia quente, faça isso.
  • Acabe com os hábitos de ver televisão ou comer na cama. Use o quarto só para o sono e relações sexuais.
  • Beba menos água a partir do fim de tarde pra não sentir vontade de ir ao banheiro durante a noite.
  • Caso acorde à noite, tente não se preocupar ou se estressar demais a respeito.
  • Durma sobre o seu lado esquerdo.
  • Dê ouvidos ao seu corpo e durma quando precisar dormir, tirando sonecas sempre que puder. O seu corpo tem muito trabalho se ajeitando para o bebê, então se houver algum lugar no seu trabalho em que você possa fazer isso, melhor ainda. Algumas mulheres tiram um cochilo no carro no estacionamento, outras fazem aquela pausa de cinco minutinhos no banheiro. Seja onde ou quando for, se você estiver segura, o mínimo confortável e isso for capaz de aliviar seu cansaço, bom proveito. Só tome cuidado para não dormir demais durante o dia pra que isso não atrapalhe seu sono noturno.
Se você puder descansar durante o trabalho, procure fazê-lo. Uma soneca de 30 minutos melhora a atenção, a memória e diminui a sensação de fadiga.

Se você puder descansar durante o trabalho, procure fazê-lo. Uma soneca de 30 minutos melhora a atenção, a memória e diminui a sensação de fadiga.

O Sono Durante a Gravidez


Comente!




*Campos obrigatórios