O Sono do Bebê

Dicas e informações sobre o sono do bebê

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

O sono é um dos instintos básicos do ser humano e é essencial para um bem estar-pleno — não existe melhor reparador e repositor de energias. Ele é importantíssimo para nossa qualidade de vida, e boa alimentação e cuidados com nossas ansiedades torna nosso sono melhor. Então, além de proporcionar um bem estar ao seu bebê, você deve saber como cuidar do sono dele, que é ainda mais imprescindível nessa fase. Aqui vão algumas dicas e informações que podem te ajudar.

A quantidade ideal de sono do bebê varia de acordo com sua idade.

A quantidade ideal de sono do bebê varia de acordo com sua idade.

Quanto meu bebê deve dormir por noite?

O sono varia entre os bebês, mas existe uma quantidade ideal de acordo com a idade. Se seu bebê tem entre 1 e 3 meses, ele precisa de em torno de 15 horas de sono, sendo entre 8 e 10 horas durante a noite e entre 7 e 5 horas durantes o dia em sonecas. De 6 a 18 meses, essas horas caem para entre 13 e 14, sendo por volta de 11 horas durante a noite e 2 ou 3 durante o dia. Se ele tem entre 2 e 3 anos, deve dormir de 10 a 11 horas por noite e tirar sonecas de 1 a 2 horas por dia.

Se seu filho costuma “capotar” mais cedo em certas noites, dormir durante passeios de carro, apresenta irritabilidade durante o dia ou tem dificuldade para acordar pelas manhãs, ele pode não estar dormindo todo o tempo necessário. Verifique se ele não está indo dormir muito tarde e estipule um horário para ele ir para a cama. Evite embalá-lo todas as noites para fazê-lo dormir. Veja se não há muito estímulos no ambiente onde ele dorme como cores muito intensas, muitos brinquedos, ou claridade. Tente estipular uma rotina ou ritual para leva-lo à cama, como dar um banho morno e comida e tente segui-lo sempre — para bebês bem novinhos, uma massagem vai bem. Deixe explícito que, a não ser que algo extraordinário esteja acontecendo, ele deve dormir na cama dele e não na sua.

Um objeto de estimação com o cheirinho da mamãe pode ajudar o bebê que não precisa mais mamar quando ele acorda durante a noite.

Um objeto de estimação com o cheirinho da mamãe pode ajudar o bebê que não precisa mais mamar quando ele acorda durante a noite.

É normal o bebê acordar muito à noite?

Sim. Todos nós acordamos durante a noite nos ciclos entre sono leve e profundo e isso vale pros bebês, mas nós adultos mal nos lembramos, porque dificilmente ficamos despertos, apenas nos aconchegamos e voltamos a dormir. Recém-nascidos costumam acordar mais, porque mamam mais, mas se o bebê costuma despertar e demora a dormir novamente, observe se você não está o estimulando na mamada noturna como faz durante o dia, conversando ou brincando com ele.

Com o tempo, procure colocar seu filho na sua cama apenas em situações extraordinárias, para que ele não fique mal acostumado.

Com o tempo, procure colocar seu filho na sua cama apenas em situações extraordinárias, para que ele não fique mal acostumado.

Com bebês com mais de 2 meses, veja se consegue colocá-lo no berço quando ele está sonolento, mas acordado, para dormir sozinho; isso vai ser bom para que ele não fique dependendo do embalo para dormir. Para bebês maiorzinhos, um brinquedinho ou paninho de estimação pode ser útil pra quando ele acordar no meio da noite, pois pode não ser necessário que você vá até ele e ele vai aprendendo a se virar sozinho pra dormir. Tente ficar um pouco com o objeto pra que ele absorva o seu cheiro, isso também ajuda, mas tente mantê-lo longe da cabeça do bebê no berço por segurança. Esse método também ajuda com bebês que estão acostumados a ser mimados ou ir para a cama dos pais sempre que acorda, por vai se sentir mais seguro e criará certa independência no sono.

Procure evitar que seu filho tire as sonecas muito tarde para não prejudicar seu sono noturno.

O Sono do Bebê
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,67 de 5 com base em 6 votos)

Loading...


Comente!




*Campos obrigatórios