Nascimento dos Dentes

Saiba o que acontece quando começa a nascer os dentes no bebê

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

O primeiro dentinho a gente nunca esquece, não é mesmo? Quem já foi mãe sabe que os bebês costumam ficar mais irritadiços e confusos quando os dentes de leite começam a nascer, pois não entendem essa nova sensação em suas gengivas. Quem nunca teve filhos se aflige muito mais, pois o bebê pode chorar bastante e, no desespero, não vai ser de primeira coisa em que os pais irão pensar. Saiba aqui quando esperar por isso e o que fazer quando essa fase chegar.

O processo de desenvolvimento da dentição pode se estressante pro bebê.

O processo de desenvolvimento da dentição pode se estressante pro bebê.

Quando os dentes começam a nascer?

O que formará os dentes, na realidade, começa a aparecer quando o bebê está no útero, por isso um a cada 2000 bebês já nasce com dentes. Geralmente, os dentinhos começam a nascer aos 6 ou 7 meses de idade, que é mais ou menos quando os bebês começam a ingerir alimentos sólidos. Bebês mais apressadinhos costumam ganhar dentes aos 3 meses, enquanto alguns só os ganham quando já têm um ano. Aos 3 anos de idades, a maioria dos bebês já possui todos os dentes de leite.

O que vai acontecer quando os dentes começarem a chegar?

Passar por essa experiência com o bebê dificilmente é lá muito agradável. Isso é porque os bebês ficam muito irritados e esse processo não ocorre instantaneamente. Geralmente, um ou dois meses antes de os dentes realmente brotarem nas pequenas gengivas, eles babam muito e sentem dor, por isso vão chorar e ficar nervosos. Às vezes as gengivas ficam meio infladas e, como o incômodo é grande, eles podem acabar mordendo bastante e acabam levando muitas coisas à boca. Mesmo assim, pra muitos bebês esse período é quase indolor.

Alimentos frios podem aliviar o incômodo dos bebês.

Alimentos frios podem aliviar o incômodo dos bebês.

O que posso ou devo fazer durante esse período?

Pra aliviar a dor e a coceira, os bebês se acostumam a colocar muitas coisas na boca, além de estarem descobrindo como engatinhar. Isso pode fazê-lo entrar em contato com muitas impurezas e pode levar a complicações, como diarreia e febre — dê a ele um mordedor ou similar que você possa manter limpo. Você pode deixar o objeto na geladeira e o alívio será maior pra ele. Como é por volta desse período que começa a ingestão de alimentos sólidos, comidas frias e mais consistentes podem ajudar, como iogurtes ou frutas que acabaram de sair da geladeira.

Compre um mordedor e o mantenha limpo pra evitar que seu filho coloque tudo na boca e ajudá-lo a aliviar o incômodo.

Compre um mordedor e o mantenha limpo pra evitar que seu filho coloque tudo na boca e ajudá-lo a aliviar o incômodo.

Ainda dá pra massagear a gengiva dele com o dedo indicador. Se você achar que ele está com muita dor, um pediatra pode receitar um analgésico infantil. Às vezes o bebê fica com febre e muito inquieto, então é bom você levá-lo ao médico pra ver se não é outro problema.

Cuidando dos dentinhos

Escovinhas de dedo pode ser úteis e práticas na hora da higienização bucal do bebê.

Escovinhas de dedo pode ser úteis e práticas na hora da higienização bucal do bebê.

Os dentes de leite são importantes para fixar a posição dos permanentes, assim como são importantes para a fala se desenvolver. A higiene bucal do bebê deve ser impecável. Um dentista pode dar orientações sobre a isso mesmo antes dos dentinhos (higienização com fralda ou gaze úmida da gengiva, bochec has e língua três vezes por dia). Quando os dentes nascem, pode-se já utilizar uma escovinha bem macia para fazê-lo adquirir o hábito de escovar os dentes. Atente-se para bebês que mamam pra dormir: o açúcar do leite fermentando durante a noite na boca do bebê vai prejudicar os dentes dele. Aos poucos, você pode diluir água filtrada e fervida no leite pra ele ir perdendo esse hábito.

Estimule seu filho a adquirir o hábito de escovar os dentes sempre.

Estimule seu filho a adquirir o hábito de escovar os dentes sempre.

Mesmo depois de fazer um ano, você vai precisar acompanhar as escovações do seu filho. Ele não vai escovar os dentes da maneira correta, então apenas o ajude a retirar restos de alimentos e a limpar a superfície dos dentes e gengivas dele. Use pouco creme dental, até porque crianças não gostam muito, e não deixe que ele engula pasta de dente, pois isso pode causar fluorose, que provoca manchas nos dentes. Nos dias em que seu filho exagerar nos docinhos, tente fazê-lo comer algo salgado em seguida ou escovar os dentes logo depois de comer.

Quando devo me preocupar?

Se o seu filho já tem um ano e não possui nenhum dente ou se ele tem muita dor enquanto os dentes nascem, leve-o ao médico.

Nascimento dos Dentes
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (5,00 de 5 com base em 4 votos)

Loading...


Comente!




*Campos obrigatórios