Música Faz Bem para o seu Bebê

Saiba os benefícios que a música pode trazer ao seu filho

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

Muitos sãos os benefícios da música, em vários aspectos, tipos de pessoa e idades. Para crianças, no entanto, pode ser ainda mais interessante para seu desenvolvimento, tanto da fala quanto da coordenação motora, entre outros. Veja nesse post quais as vantagens de dar ao seu filho uma infância musical.

bebês tocando instrumentos

Como a música pode ajudar seus filhos

Como crianças aprendem experimentando e, principalmente, se movimentando, a música pode ajudar no desenvolvimento de uma série de habilidades, inclusive na coordenação motora, o que é uma ótima pedida para crianças de 1 a 3 anos de idade. Apesar disso, nunca foi comprovado que crianças que ouvem música desde pequenas ficam mais inteligentes como se costuma dizer por aí.

Além dos benefícios gerais, a música também pode ajudar a estreitar laços entre pais e filhos quando compartilhada nos momentos em família.

Que tipo de música é preferível para crianças?

As músicas que elas preferirem, inclusive as versões que vêm em brinquedos infantis. Muitos pais costumam preferir adquirir músicas infantis para seus filhos, mas mesmo que sejam crianças, essa está longe de ser a única opção. Existe uma variedade de gêneros musicais muito grande que vai hip hop à música erudita, e seu filho pode se interessar e se divertir com qualquer um deles. Talvez suas próprias músicas favoritas sejam uma boa opção — as mais lentas delas muito eficientes na hora de deitar.

bebê no teclado

Ouvir músicas leves e alegres pela manhã ou na hora de acordar pode deixar o humor do seu filho lá em cima, e crianças maiores costumam preferir músicas com letras que elas possam cantar também. Se você está por fora do que as crianças estão gostando mais, você pode pedir dicas para outros pais e na escolinha. Você pode tanto tocar discos para o seu filho quanto cantar com ele.

Instrumentos musicais ajudam crianças?

Sim, mas é indicado para aquelas que possuem, no mínimo, 3 anos de idade. Alguns estudos indicam que faz bem para o desenvolvimento do cérebro ter aulas de música, e a partir do 3 anos a parte do cérebro que é necessária para aprender música já está amadurecendo.

Alguns estudos realizados apontam que praticar atividades musicais como, por exemplo, aulas de piano, podem ajudar a sanar dificuldade que crianças venham a ter na escola, como dificuldade em cálculos matemáticos e leitura.

bebê & música

Preciso tomar cuidados?

Sim. Não dê fones de ouvido a seu filho, pelo menos, até que ele tenha 7 anos de idade. Utilizar fones de ouvido pode ser prejudicial para a audição dele, principalmente porque você pode não conseguir controlar o volume do aparelho de com que ele está segurando.

Não force seu filho. Apresente a ele essa forma de lazer, mas não coloque expectativas de que ele seja um gênio ou qualquer coisa parecida, pois isso pode pressioná-lo. Ter contato com a música e gostar dela já irá ajudar seu filho em diversos aspectos.

Música Faz Bem para o seu Bebê
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (5,00 de 5 com base em 4 votos)

Loading...


Comente!




*Campos obrigatórios