Métodos Contraceptivos

Conheça as principais maneiras de se prevenir uma gravidez através de métodos simples e seguros.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

Com o inicio de uma vida sexual ativa, todas as pessoas que desejam evitar possíveis gravidez indesejadas e o mais importante: o contagio de doenças sexualmente transmissíveis conhecidas como DST’s, devem utilizar um dos métodos contraceptivos disponíveis no mercado. Os mais conhecidos são a camisinha masculina, o DIU (dispositivo intrauterino), a camisinha feminina, a contracepção hormonal oral (pilulas anticoncepcionais), os implantes, espermicidas, entre outros.

É muito importante estar atento a isso para não acontecer uma gravidez indesejada, e deixar para ter o filho no momento certo, quando tivermos uma gravidez planejada. É bem melhor remediar a situação do que sair correndo atrás tentando descobrir se você está grávida.

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos: Confira as melhores maneiras de como se evitar uma gravidez

Marque uma consulta e discuta com o seu médico, qual é o melhor método para seu organismo e biotipo. Classificados em cinco grupos, os métodos contraceptivos são conhecidos como: métodos de barreira, métodos comportamentais, dispositivos intrauterino, contracepção hormonal, e contracepção cirúrgica. Os métodos de barreira são camisinhas, esponjas, diafragma, espermicidas. Já os comportamentais e conhecidos por ruas constantes falhas são os de muco cervical (método Billings), coito interrompido, tabelinha e temperatura basal, estes métodos não são totalmente seguros e devem ser vistos com cautela.

Os métodos de contracepção hormonal, são mais confiáveis e garantidos, e um deles são contraceptivos orais, ou seja, as famosas pilulas. Também existem os injetáveis, os anéis vaginais, as pilulas emergenciais conhecidas popularmente como pilulas do dia seguinte e os adesivos cutâneos. Também seguros porém irreversíveis são os métodos cirúrgicos, para as mulheres a laqueadura e para os homens a vasectomina (procedimento de esterilização onde os ductos deferentes são retirados).

Com todas essas opções disponíveis não há desculpa para você não se proteger não é mesmo? E o melhor, o governo do estado disponibiliza camisinhas, masculinas e femininas em todas as redes de saúde publica sem custo algum, para que a população se proteja, não só de gravidez, mas principalmente das DST’s. É importante mencionar que o único método que garante a proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis como o vírus do HIZ, Hepatites, Sífilis, Herpes genitais e muitas outras, é a camisinha. Então se for transar, principalmente casualmente, use proteção e evite a aquisição de doenças terríveis e algumas até letais. Com essa conscientização conseguiremos diminuir os índices de mortes devido ao vírus do HIV, e a contaminação de doenças desagradáveis. Faça sua parte e se proteja.

Métodos Contraceptivos


10 comentários

  1. Julia

    As meninas de hoje em dia deveriam aprender mais sobre métodos contraceptivos em especial sobre o uso de camisinhas, pois em outros artigos o que tem de menina correndo risco de gravidez, é impressionante!
    Previnam-se meninas!

  2. meninha

    tive relação e na hora o preservativo furo um furinho bem pequeno, depois de 11hrs tomei um pilula do dia seguinte e depois de 12 hrs tomei a outra pilula, porem minha regra veio no começo do mes, e a relaçao foi depois, to muito preocupada sera que posso ta gravida, pq agora minha regra vem so no começo do mes de outubro, como faço, tbm sinto um pouco de enjoos, socorro alguem ai me de uma luz do que fazer….

  3. VALDERLANI

    BOM EU TIVI RELACOES SEXUAIS COM MEU NAMORADO E EU ACHO QUE ESTOU GRAVIDA JA FAZ UM SEMANA QUE MINHA MESTRUACAO ATRASOU E AGORA TOU COM MEDO !

  4. anonimo

    fiz dois exames de sangue um deu positivo e o outro deu negativo e sei se estou gravida ou nao

  5. Renata

    Oi tenho 23 anos, tenho uma duvida que quero tiar eu menstruei dia 04 de dezembro,tomo anticoncepional normalmente e tem 9 anos que eu uso, so que dia 13 tomei a pilula normal, e no dia 14 transei com meu marido de manha e esqueci de tomar o remedio e dia 15 eu fiz sexo de novo e só tomei a pilula de noite as 01:00 da manha, então fiquei mas de 40 horas sem tomar, sera que eu posso ter engravidado?

  6. Sara

    Eu namoro com um rapaz à 7 meses :c tive a primeira vez com ele , correu bem ! Depois tive a segunda vez e achei que tinha corrido mal e fiz teste e deu negativo :c mas desta vez fizemos e o preservativo rompeu, mas nao tinha esperma la dentro :c ele disse que estava tudo bem e para confiar nele, mas depois trocamos e nao consegui estar a vontade :c hoje sinto que tenho a barriga maior, os meus seios me doiem e tenho os bicos escuros :c o que faço? Me ajude, estou cheia de medo. Isto aconteçeu a duas semanas ou tres, e o periodo devia-me vir hoje ou entao ate dia 19 nao é certo e eu nao tomo pilula.

    • DANIELE

      olha sara, eu tenho 19 aos e namoro há 5 meses e não transamos ainda e quando acontecer vai ser minha primeira vez.
      mas esses sintomas que vc colocou aí, dá há entendert que vc estar gravida então,faça um teste e depois mim conta ok.
      bjo
      DANIELLY LACERDA

  7. Daniela Radighieri

    Há nove meses faço tratamento de hipertiroidismo,tomo o medicamento tapazol 10mg e estou com minha mestruaçao atrassada teste 27/10/2012 e até o presente momento não veio posso estar gravida mesmo com hiper e sem tomar anticoncepcional..obrigada.

  8. izabela

    eu tomava remedio a 5 messes des da minha ultima mentruação nao tomo mais e ainda nao desceu pra min sera q estou gravida ?

    • Daniela barros

      Eu xtou a 8 meses sem praticar relaçao sexual. E eu estou comedo s um dia eu praticar tenho medo estar gravida.

Comente!




*Campos obrigatórios