Menopausa

Exercícios físicos e boa alimentação ajudam mulher na menopausa!

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Problemas

A menopausa é um período no qual toda mulher entra, já que se refere a sua menstruação e ciclo reprodutivo. Muitas temem este período devido a alguns sintomas e por acreditar ser um dos indícios de que se está ficando mais velha. Conhecer e entender o que é a menopausa é fundamental para passar por ela tranquilamente.

Menopausa

O que é a Menopausa

Menopausa é o nome dado para a última menstruação da mulher, que acontece quando ela tem por volta dos 45 a 60 anos de idade. O nome menopausa vem do grego mēn (mês) e paûsis (interrupção, pausa), uma clara referência ao período de interrupção do ciclo menstrual. Assim como a mulher entra na fase de menstruar quando é mais nova marcando uma nova etapa da vida, menopausa não é doença e sim uma nova etapa na vida da mulher. A menopausa é o nome da última menstruação, e o climatério é a transição do período fértil para o infértil.

O que Acontece?

Quando a mulher vai entrando na menopausa seus ovários param de reproduzir aos poucos o progestógeno e hormônios estrogênios, e com isso a ela perde a capacidade de reprodução, ou seja, não pode mais engravidar, pois seu ovário deixa de ser fértil para o resto da vida. Os óvulos que a mulher produz ao longo da vida têm como origem os folículos dos ovários, a reserva desse material é usada da primeira até a última menstruação. Quando a mulher para de menstruar ela para de formar estes folículos e eles não podem ser repostos, e dessa forma os ovários entram em falência. Por esta ser uma grande modificação no corpo feminino alguns sintomas podem aparecer neste período, assim como uma predisposição para o aparecimento de algumas doenças.

Sintomas da Menopausa

Quando estão entrando na menopausa é comum a mulher ter sintomas como uma menstruação escassa, alteração na frequência de menstruação e até hemorragias. Além disso, a mulher pode sentir alteração no sono, da líbido, do humor, ondas de calor, e até a atrofia dos órgãos genitais. Estes sintomas aparecem graças a mudança nos hormônios, o que ajuda para mudanças também psicológicas, por isso algumas mulheres parecem mais mal humoradas ou sensíveis.

Muitas mulheres apresentam riscos de problemas cardíacos e aumento do peso neste período inicial. Com o tempo o corpo de acostuma com a mudança e tudo volta ao normal. Em alguns casos as mulheres podem fazer reposição hormonal para se sentirem melhor. É preciso fazer um bom acompanhamento médico durante este período para saber que cuidados se deve tomar, principalmente com relação à alimentação.

Comente!




*Campos obrigatórios