Mamadeira

Tire suas principais dúvidas sobre a mamadeira

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

Quando chega o momento de dar mamadeiras aos filhos surgem dúvidas tão normais quanto as que surgiram durante a amamentação sobre a frequência das mamadeiras, higienização, armazenamento do leite, entre outras. Não há grande mistério, separamos aqui algumas dicas para quem está se perguntando todas essas coisas. Veja abaixo.

Qual a frequência com que devo dar mamadeira pro meu filho?

Não é realmente necessário ter um cronograma específico ou rígido com relação a mamadeiras durante as primeiras semanas, a rotina vai se formando ao longo das semanas seguintes. O indicado é dar a mamadeira a cada duas ou três horas, ou quando o bebê ficar com fome.

 Bebê e a mamadeira

Qual é a quantidade de leite indicada?

Um bebê com menos de 4kg costuma beber de 30 a 90ml de leite a cada mamada. É importante que sobre um pouco de leite na mamadeira para que se tenha certeza de que o bebê está satisfeito e não ficou com fome.

Como eu sei que ele está mamando direito?

Nunca deixe seu bebê mamando sozinho. Segure a mamadeira dele em 45 graus e perceba se não há nenhum som alto saindo da mamadeira, por isso pode significar que está saindo muito ar pelo bico.

mamadeira inclinada

E como faço uma mamadeira com leite em pó?

Na lata você encontra as indicações e proporções recomendadas, e você deve verificar essas proporções.

Faça a mamadeira sempre com água fervida que esteja morna e prefira sempre entregar ao bebê mamadeiras frescas, feitas na hora, pois armazenar o leite com água pode contaminá-lo e reaquecer mamadeiras, que devem ser consumida em até uma hora depois de preparadas. Se você for precisar armazenar o leite previamente, coloque a água fervida e o leite em recipientes separados.

Para aquecer, prefira uma panela de água quente (mas não fervente) ou um aquecedor próprio. Caso use o micro-ondas, agite bem a mamadeira, porque ele aquece de forma desigual e o bebê pode se queimar. Nunca requente leite.

Como devo esterilizar as mamadeiras?

Sim. Dá pra esterilizar num recipiente próprio pra micro-ondas, num esterilizador específico para isso ou em uma panela, fervendo as partes. Saiba mais aqui.

mamadeira

Tem um tipo de mamadeira preferível?

Dependendo da frequência com a qual você higieniza as mamadeiras e se o seu bebê se alimenta somente com elas, você pode precisar de quatro a seis mamadeiras de cada tipo, da maior (de 240ml) e da menor (de 120ml). A maioria só costuma ser usada após os dois meses de idade. Duas mamadeiras reserva para bebês que só mamam na mãe são suficientes.

Existe uma variedade de bicos de látex e de silicone que servem para mamadeiras específicas ou para qualquer uma, o importante é ler as embalagens para saber qual é indicado por idade e tamanho. O tamanho do furo do bico para crianças bem novinhas deve ser menor e ir aumentando conforme o avanço da idade. Compre aos poucos para ver a que tipo de bico o bebê se acostuma melhor e dê sempre a preferência a amamentação na mãe, caso ela seja possível e não haja restrições.

Comente!




*Campos obrigatórios