Gravidez Psicológica

Tire toda as suas dúvidas sobre esse tipo de gravidez que afeta o psicológico da pessoa levando-a acreditar que está grávida mesmo não estando.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Problemas

Ter um filho é o sonho da maioria das mulheres. Em alguns casos é uma vontade tão grande que pode afetar o psicológico. É daí que acontece o que chamamos de gravidez psicológica e é sobre isso que vamos conversar um pouco agora. Outro fator que também contribui para esse tipo de gravidez é a justamente o oposto. A vontade extrema de não ter filhos pode afetar também o psicológico e levar a mulher pensar que está grávida.

Gravidez Psicológica

Gravidez Psicológica: Sintomas & Problemas

O Que é Gravidez Psicológica?

A gravidez psicológica pode ser mais sério do que imaginamos. Não é simplesmente aquele medo de estar grávida e sentir alguns poucos sintomas. A mulher passa por transtornos onde o organismo responde totalmente como o de uma mulher grávida, podendo ter todos os sintomas e até dores normais que aparecem durante uma gravidez normal.

Sintomas da Gravidez Psicológica

O principal são os sintomas normais de gravidez como enjoo e dores nos seios, ausência de menstruação, ganho de peso. Em casos mais sérios, a mulher passa a sentir até a movimentação do feto, mesmo sem ter nenhum feto de verdade.
Existem casos ainda onde a mulher com a falsa gravidez pode causar uma barriga de mentira.

Gravidez Psicológica X Gravidez Fisiológica

Não existe uma forma mais rápida e sem erros de saber se a gravidez da mulher é psicológica ou fisiológica além de exames costumeiros. Existem diversos casos de mulheres que chegam a entrar até em trabalho de parto e dão entradas em hospitais. Recentemente tivemos dois casos desse tipo de gravidez.

A falsa grávida de Taubaté em São Paulo mobilizou empresas e pessoas de todo o país em prol das possíveis quatro crianças que estavam para nascer. A farsa durou até imagens diferentes da grávida caírem na mão da imprensa onde acabou com um processo e multa para a jovem.

Outro caso, também em São Paulo, só que dessa vez na capital, foi o de uma jovem de 22 anos que deu entrada no hospital com trabalho de parto, apresentou um cartão de acompanhamento de pré natal, comprovadamente falsificado depois. Segundo médicos do hospital, a jovem chegou a entrar na sala de cirurgia e quando a médica de plantão realizou o exame ginecológico comprovou que não existia criança na verdade.

Nesses casos é complicado de se de saber a diferença entre a gravidez normal ou psicológica, é realmente necessário realizar os exames para determinar com confiança o tipo de gestação.

Porque Acontece e Até Quando Dura?

Gravidez psicológica acontece por dois motivos opostos. Ela pode aparecer tanto em mulheres que desejam muito ter filho como também naquelas que não querem ter filhos. O desejo ou o medo torna-se tão intenso que afeta todo o psicológico da mulher causando no aparecimento de todos os sintomas de uma gravidez de verdade.

Mas apesar desses serem os dois principais motivos que levam a uma gravidez psicológica, diversos outros motivos podem levar ao ocorrido. O psicológico feminino é um mundo que ainda não foi totalmente desvendado e existe uma forte ligação entre esse psicológico e os hormônios produzidos naturalmente por todas elas. A união desses dois fatores pode levar mulheres a cometerem ações sem previsão alguma do que realmente seja verdade ou mentira.

A gravidez psicológica pode ser facilmente desvendada ou chegar ate casos como citamos antes, de mulheres entrarem em trabalho de parto e serem internadas. A diferença entre os mais fortes e os mais fracos indícios de gravidez psicológica está no acompanhamento. Aos companheiros, é aconselhável sempre acompanhar a mulher em exames e até mesmo exigir que estes sejam feitos. Muitas mulheres fogem de médicos ou forjam consultas médicas durante a gravidez.

A Hora da Verdade e Terapia

Nem sempre é necessário fazer um tratamento com psicólogo ou psiquiatra nesse caso, mas recomenda-se.
O acompanhamento de um profissional pode ser importante para a falsa grávida pois a ajudará a descobrir e lidar com a situação que causou a gravidez psicológica. Lidando com a situação de uma forma mais suave e nada direta.

Algumas mulheres tem plena consciência do problema e que sofrem de tal disfunção mas algumas não. Estas últimas podem sofrer de outros distúrbios psicológicos se a falsa gravidez não for corretamente desmentida.

O tratamento para casos mais sérios é feito com sessões de terapia e medicamento, o médico não imediatamente tira a gravidez da vida da mulher, mas a encaminha a descobrir que o que ela sente naquele momento, não são sintomas de uma criança que vai nascer. Apenas o desejo ou o medo de tê-la.

Vídeos

Confira alguns vídeos que falam sobre o assunto. O primeiro vídeo exibido no JP Online, mostra opiniões de especialistas comentando a situação que inclusive é baseada no caso da grávida de Taubaté.

No segundo vídeo o tema é discutido no programa Saúde da Mulher.

74 comentários

  1. Jessica

    Nossa esses casos são muito bizarros, é impressionante observar os limites humanos

    • emelycolares

      em casos de gravides psicologica e capas de aparecer o feto na utrassonografia ?

  2. Emanuelly

    Nossa gente!!
    Eh complicado

  3. Larissa

    Tenho uma amiga que Esta Com gravidez Psicológica esta no 4ºmes e esta passando com psiquiatra mas Ela não sabe até quando a barriga dela vai crescer ela esta com mto medo , quando ela aperta a barriga da um negocio que parece realmente que tem nenem de vdd rsrs. Gostaria de saber se vai até os 9 meses ou vai até ela achar que nao esta gravida mesmo?

    • paula

      sim,ela poderá ir até entrar em trabalhao de parto!esses casos estão ficando bastante comum já.bjs,espero que tenho ajudado!

  4. valeria

    noosa eu tenho 15 aninhoooo e tenho um filho de 8 meses estou pensando que estou gravida de novooo pk eu tomo ingeçao só que nao tomei sertinho aiii depois que eu tive relaçao minha mestruaçao atrazou e acho agoora que estou gravida nao consigo tirar isso da minha cabeçaaa , falarao que é normal tomar njeçao e atrazar jáh fiz o teste guando pensei que estava de um mes só que deu negativo ,mesmo asim estou com medo pk agoora só posso tomar a injeçao guando decer mais nao quér decer de cheito nenhum oq eu façooo …

    • Andressa andrade silva

      espere a sua menstruaçao descer querida.naum se precipite ok

    • paula

      Espera atrasar 15 dias e repita o beta Hcg,pois pode ser que esteja gravida sim!espero que tenho ajudado!bjs

  5. karol

    eu acho que estou gravida esta tomando pirula e
    Acabei esquecendo de tomar e tive relacao e ele goso

    • paula

      Mas sua menstruação está atrasada?se não tiver espere atrasar e depois de 15 dias faça o beta HCG!BJS

  6. junior

    minha namorada ta com sintomas de gravides como ver se é verdade ou mentira

    • andreia

      e so esperar os sintomas,se a mestruaçao nao descer e pqq ta gravida

    • Maary

      É simples, manda ela fazer o BetaHcg, que é o exame de sangue.

  7. Amelia teresa

    Estou n 3º mes d gravidez tnho tdos ox sintomas d uma gravidez tnho vomitos, paladar alterado seios injados e pnta dos seios esta mais escura, fiz test deu posetivo, fui ao hospital a enfermeira pegou minha barriga nao identificou uma gravidez, será q n estou gravida?

    • layane

      depende do teste que voce fez, se foi o de farmacia voce pode nao esta gravida, pq eles nao sao 100 % eficazes. mas se vc fez o exame em laboratorios, ou seja voce fez exame de sangue, ai o erro foi da enfermeira voce esta gravida sim.

  8. Mariana

    Eu acho que estou gravida estou sintindo todos os sintomaas e a minha menstruação atrasou e a minha barriga esta crescendo e eu tinha a barriga retinha será que eu estou gravida ?

  9. Samara

    Minha mtç está atrasada a quase 2meses fiz dois teste deu positivo mais não sinto muitos sintomas, estou desesperada eu quero muito ser mãe e tour com medo que seja coisa da minha cabeça… Oque faço???? :(

  10. Renatha

    Fiz o teste da fervura e deu negativo..
    Mas eu sinto q estou gravida….
    Estou com medo d ser gravidez psicologica…

  11. Thamiris

    Ultimamente tenho sentido dores no estomago e dores abdominais,e tambem meu seios parecem inchados ou maiores e o bico do meu peito estão doloridos e comecei a sentir uma dor no meio da costas que nao sentia antes.
    Pode ser Gravidez?

  12. Camila

    Eu sou a camila minha mestrucao esta atrasada 4 mesas fis ex deu negativo de sangue mas o q fasso

  13. Fatima

    oi, meu namorada e eu estamos com dúvidas, eu não quero ter um filho e isso está me deixando muito preocupada, não transamos mas o pênis dele ficou muito perto da minha vagina mas achava-mus que não tinha acontecido nada ! minha menstruação está atrasada há 11 dias mas umas 10 vezes por dia sinto cólica a perna dói os seios inchados e doloridos quando aperta como normalmente acontece quando esta pra chegar a menstruação eu sou desregulada mas ja era pra ter vindo. toda vez que sinto que estou com cólica ela vai embora ! mas não tenho os sintomas, alguns eu tenho mais são normais sempre acontecem. o atraso da menstruação me deixou muito preocupada e não sei o que fazer. fiz o teste de ferver o xixi e teve uma nata, mas depois borbulhou e a nata ficou no meio .. o que esta acontecendo ????

  14. nayara

    oi fatima o tudo bem o mesmo que aconteceu com vc aconteceu comigo so que o meu marido gosou dentro agora eu estou com duvida eu fiz o teste do xixi tambem feveu e aparece umas natas e depois bobulhou o que eu faço ? SERA QUE ESTOU OU NAO ?MINHA UTIMA MESTRUAÇAO FOI NO MES DE OUTUMBRO NO DIA 26 ATER HOJE NUMCA VEIO. EU MORO EM TERESINA .

  15. mirele caroline moreira

    nao tenho todos os sintomas de gravidez mais tenho muito sono ,minha menstroação esta atrasada a 4 meses ,tenho azia e meus seios doloridos eu fiz esame de sangue umas duas veses ja e deu negativo,sera que tem alguma possibilidade de eu estar gravida?

  16. naiara michele

    nossa deve ser muito complicado quero muito ser mae tem um ano que nao consigo bj.

    • adriana

      hei linda;eu tambem penso como vc ,mas naõ desista do seu sonho,sua hora vai chegar,eu fui tive meu primeiro filho muito nova e sem planejamento,agora que sou casada e tenho idade,quero dar o prazer ao meu esposo de ser pai e não consigo ,isso ja vai fazer 6 anos de tentativas.esse troso de gravides.

  17. Débora Costa

    Olaaa eu tive relaçoes sexuais pela ultima vez dia 13 de Novembro , o periodo é sempre regular e aparecia sempre a dia 30 de cada mes .. este mes nao … tive 2 semanas de atraso, depois disso o periodo apareceu … fui ao medico e disse-me para realizar analises, ja as fui marcar mas digam-me … Poderei estar grávida ?
    Eu não uso nada para me proteger …. obrigada pela atenção

  18. thamara jessica

    ola,minha duvida é tenho uma filha de tres meses e por isso minha mestruação não desse certo por causa amamentação tambem,eu sempre tenho relacoes co meu marido sem camisinha.gostaria de saber se a uma grande chance de engravidar?????????????

  19. julia

    ola tenho 15aninhos meu sonho e ser mae e estou com augums sintomas.mais meus seis n doi sera q estou gravida

  20. rafael

    minha noiva acha que esta gravida…ela ta cm a menstruacao atrasada a alguns dias mais precisamente uns 10 dias…e tbm esta sentindo todos sintomas sera que ela esta gravida…?

  21. KUBAYA

    OLA A MINHA NAMORADA TEM 16 ANOS TA SENTINDO MOLESA, A MENSTRUAÇÀO TA ATRAZADA, VONTADE D VOMITAR QNDO COME ALGO. SERA Q TA GRAVIDA?

  22. carol2

    nao tenho sintomas de gravidez, mas minha barriga ta um pouco inchada,minha mestruação ta atrasada a uns 2 meses e meio, preciso saber mais detalhes se posso estar gravida ou não.. as vezes acho que sim , e as vezes acho que não ainda não fiz o teste por medo de nao esstar.. me ajudem por favor… fora isso nada ta fora do normal…. nao sinto vontade de nada, nem enjoos, nem tontura,, nada..

    • layane

      sentir tonturas e enjoos, varia de mulher pra mulher. o principal motivo para uma gravidez e a mestruaçao atrasada, se a sua está a 2 meses procure seu medico imediatamente pq esse pode ser sim, um sintoma de gravidez.

      • thaylany

        eu tambem estou sentindo alguns sitomas de gravides…mais eu tou com uns tres dias vindo um pouco de sangue e normal…

    • jamilly

      nossa to gravida por favor ner ajude alguém esclarecer isso e procura o pai do meu filho

  23. Anônimo

    gente estou com um problema muito grande , dia 27 do mes passado dezembro eu tive relação com um menino depois de uma baladinha e não me preveni ele jaculou dentro , e dia 1 voltei com meu ex , e tive relaçao com ele ontem ele jaculou tbm dentro ,e estou com muito medo de estar gravida , e esse não é o problema o problema é que se for do menino da baladinha /? oque faço alguém me ajuda por favor ,

  24. micheline

    estou com estes sintomas, o unico que ainda nao se manifestou é o sangramento, so que fazia = ou- 2 anos que eu nao tinha ciclo mestrual, fui ate o ginecologista e ele me disse para continuar tomando anticoncepsional tomei o ultimo comprimido ate dia 26/12/2012, mantive relacoes com meu marido sem prevencao nenhuma, hoje sinto a sensacao de inchaco no seio, estão bastante sensiveis, vontade de urinar com mais frequencia, utero dolorido, aumento da fome e basatante gases. O que voces acham sera que estou gravida? nao fiz o exame ainda.

  25. viviane

    eu fiz 1 izame de sangue e 2 de farmácia e todos eles derao positivo mais sera q pode ser gravidez piscicologico me ajudem por favor to com medo

    • layane

      não pode ser psicologico, porque psicologico vem da sua cabeça e não de exames comprovadamente quimicos. principalmente o exame de laboratotrio, passam por etapas significamente comprovadores.o teste de farmacia nao e 100 % a sua eficacia mais o teste de laboratorio ou seja teste de sangue, é sim comprovado. voce esta gravida viviane.

  26. patrícia

    Estou com todos os sintomas de uma gravidez…quero muito ter um filho,fiz 2testes de gravidez deu negativo .o q faço .minha mestruaçao não desce a 1mes…

  27. ana Karla castro =estado do céara

    bem eu tive relação com meu ex namorado e eu era virgem , e foi uma relação normal mais ele nao sabia que eu era virgem. então em uma parte foi normal mais em outra nao então o penis dele penetrou i na primeira vez que entrou eu sentir dor, mais resolve ficar calada… ai continuamos,então nao sentir mais dor nem prazer nem sangrou e foi assim minha primeira vez tenho duvidas se ainda sou virgem….é posivel

  28. Daniele

    Eu tive duas vezes relação sem preservativo, e não tomo pilula não to com atraso na menstruação pois ainda não chego o dia de descer, to com muita dor nas costa e ando fazendo muito xixi, quero muito ser mãe, todo mundo fala que eu sou louca por causa da mina idade tenho 15 anos e meu namorado também esta ansioso para saber se é positivo ou negativo !

  29. Fernando

    Minha namorada toma anticoncepcional a 1 ano e poco , agora gozei dentro, mais não ficou tudo dentro porque tirei o penis , ela continua tomando anticoncepcional e ta ficando enjoada , ela pode ta gravida ?

  30. Anonima

    Bom dia,

    Eu menstruei em 8 de janeiro e no dia 19 na hora da relação meu marido não tomou precaução alguma, na sexta dia 1 de fevereiro e sabado menstruei bem pouco e venho tendo todos os sintomas de menstruação. Alguem pode me esclarecer???

Comente!




*Campos obrigatórios