Gravidez Precoce

Saiba mais sobre a gravidez na adolescência

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Gestação, Problemas

Além dos fisiológicos, há uma série de fatores sociais que contribuem para uma gravidez durante o período da adolescência — período compreendido entre 12 e 20 anos de idade. Estatísticas apontam que adolescentes com menor índice de escolaridade e ou de baixa renda constituem o maior número de adolescentes grávidas ou com filhos no Brasil. Elas também indicam que essas adolescentes, independente de classe social, tendem a possuir uma relação conturbada com os pais, o que dificulta o pré-natal quando a gravidez não foi interrompida.

Uma gravidez na adolescência possui suas peculiaridades e requer certos cuidados redobrados. Veja a seguir.

O mais difícil pode ser contar aos pais. Independente deles, faça o acompanhamento médico.

O mais difícil pode ser contar aos pais. Independente deles, faça o acompanhamento médico.

Vá ao médico

Muitas meninas demoram a contar para a família e por isso demoram a iniciar o pré-natal. Isso pode trazer maiores complicações. É essencial ir ao médico no início da gravidez, pois é nesse período que você faz exames que são importantes para a sua saúde e para a saúde do seu filho e que você recebe orientações importantes sobre os cuidados necessários. Além disso, o médico possui o compromisso de não contar aos seus pais.

Você vai precisar tomar vitaminas (como o ácido fólico, importante para prevenir complicações para o bebê e evitar uma anemia e outras doenças) e saber como melhorar sua alimentação, que é essencial, pois ganhar peso é importante, mas engordar demais é um problema. Você também vai precisar largar certos hábitos prejudiciais, caso você os tenha, como beber, fumar ou usar drogas. Conversando com um médico é mais fácil de conseguir ajuda ou indicações de alguém que possa ajudar em todas essas questões.

Tente largar certos hábitos prejudiciais e tenta manter a calma.

Tente largar certos hábitos prejudiciais e mater a calma.

Quais são os principais riscos de uma gravidez na adolescência?

Os riscos de complicação na gravidez são maiores se as meninas têm menos de 16 anos, se menstruaram pela primeira vez três anos antes de engravidar e se possuem o Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo do ideal. Segundo estatísticas, nesses casos são mais frequentes os seguintes problemas:

  • Bebês que nascem abaixo do peso mínimo ideal (2,5 kg), o que é prejudicial à saúde dele;
  • Depressão;
  • Anemia na gestante, o que causa ainda mais cansaço e sonolência durante a gestação;
  • Pressão alta, mais incidente em gestantes;
  • Risco de parto prematuro;
  • Descobertas de doenças sexualmente transmissíveis como sífilis ou HIV.

No fim das contas, esses problemas se relacionam muito mais com a falta de acompanhamento médico do que com a idade das gestantes em questão, portanto, cuide-se e não deixe de fazer esse acompanhamento.

Para evitar esses males o médico vai acompanhar sua pressão e pedir exames de ultrassom e de urina para tomar as precauções necessárias e vai indicar a você quais são os sinais de alerta caso algo dê errado. Também vai ajudar você com sua alimentação e seu peso.

Não se deixe levar pelas críticas — você pode ser uma boa mãe e cuidar do seu futuro.

Não se deixe levar pelas críticas — você pode ser uma boa mãe e cuidar do seu futuro.

Lembre-se:

Nunca tome nenhum tipo de medicação sem antes consultar o seu especialista.

Mais tarde, você vai precisar enfrentar o medo de contar à família e de receber críticas. Mesmo que eles pareçam muito contrariados, não deixarão de te dar apoio no fim das contas (Saiba como contar aos pais).

Infelizmente, as pessoas criticam incansavelmente uma adolescente grávida por uma série de motivos e insistem em dizer que ela não poderá ser uma boa mãe por ser jovem. Mas você tem a sua idade ao seu favor, e não o contrário. Seu corpo se recupera muito mais facilmente de mudanças e você tem mais energia. Se você contar com algum apoio, sua gravidez pode ser tranquila e você pode ter um ótimo futuro e ser uma ótima mãe. Confie em si mesma!

Continue estudando, pois será bom manter a companhia de pessoas que sejam importantes pra você e que tenham a sua idade. Além disso, só assim você terá meios para investir no seu futuro e no do seu filho.

Visite outros links aqui em nosso site para obter mais informações e orientações, e aprenda como lidar com a gravidez na adolescência.

 

Gravidez Precoce
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,55 de 5 com base em 11 votos)

Loading...


4 comentários

  1. Ana Laura Marino

    tive relação com meu namorado um dia antes da ovulação , uma semana depois fiz exame de ultrassom pois estava com dores abdominias mais não deu nada de anormal posso estar gravida ?

  2. leticia matos

    PK eu sou difícil de engravidar hein? eu e meu marido queremos muito um bebe e ate agora nada sou muito anciosa sera que e isso que atrapalha? Bjss espero respostas 🙁

  3. mariana

    me ajude acho q estou gravida do meu ex ele veiu em casa para conversarmos normal mas ele se aproveitou de mim

  4. ana luise

    tive relação dois dias antes da ovulação, uma semana depois estava com muita dor abdominal. fiz o teste de farmacia e deu positivo. posso msm estar gravida?

Comente!




*Campos obrigatórios