Gravidez Indesejada

Não planejou engravidar mas aconteceu? Você acha que ainda não era o momento de ser mamãe? Leia nosso artigo sobre como lidar com uma gravidez inesperada e mude seus conceitos.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Problemas

O sonho da maioria das mulheres é ser mãe, mas muitas vezes essa gravidez acontece de uma forma indesejada e ficamos sem saber o que fazer. Se você passou por isso e agora não sabe o que fazer, vamos conversar um pouco sobre o assunto. A idéia desse artigo é mostrar para as futuras mamães como lidarem com a gestação, como aprender a aceitar e começar a curtir o filho que está por vir. A gravidez é um momento mágico, e mesmo que você não tenha planejado por ele, deve saber que o seu coração mudará com o tempo.

Gravidez Indesejada

O que fazer?

Essa é a pergunta mais perigosa nessa situação, principalmente se for uma gravidez indesejada na adolescência. Na maioria dos casos a primeira coisa que passa pela cabeça da jovem é recorrer ao aborto, mas muitas não têm a mínima noção das consequências que isso pode causar ao psicológico e ao corpo, além de ser crime usar qualquer método para interrromper a gestação.

Não existe saída depois que aconteceu e agora a solução é aceitar a condição e se preparar para enfrentar problemas com a família, mas nenhum que não tenha solução. Caso você já seja casada, mas mesmo assim engravidar não estava nos seus planos, tente aceitar da melhor forma possível e começar uma nova jornada para receber seu filho/filha.

Como lidar com a gravidez indesejada?

Como lidar com uma gravidez inesperada vai depender da sua família e principalmente da sua idade. Como falamos mais acima, uma gravidez inesperada na adolescência com certeza é muito mais complicado de se enfrentar, porém com a ajuda da família e do companheiro com certeza tudo se resolverá da melhor forma possível. O importante é a transparência e sinceridade na situação, de nada adianta ficar enrolando e mentindo sobre o ocorrido. Agora é o momento de sentar, refletir e ver a melhor maneira de contar a situação para a família e também parceiro/marido/namorado.

Apoio dos pais e parceiro

Anunciar uma gravidez nesse caso é muito mais delicado. Você precisa de apoio do seu namorado/marido e principalmente da família e nada que uma boa conversa não resolva. Evite esconder por muito tempo pois o seu psicológico precisa está bem harmonioso durante os nove meses de gestação pois isso pode afetar o seu bebê.

Com certeza ter um parceiro presente e que a ajude nesse período vai tornar sua gestação bem mais fácil sem falar que aquela sensação de gravidez indesejada vai passar com o tempo, pois você sentirá como é grandioso ter uma vida nascendo de você. O que é indesejado no momento que acontece, vai se tornar algo amoroso e lindo com o passar do tempo, acredite. A reação momentanea é a rejeição, raiva, medo e angustia. Porém depois que a situação começa a ser controlada, você irá criar um amor infinito, um amor sem fronteiras pelo seu filho, e agradecer a Deus por ter colocado aquela criança nos seus braços. Nada acontece por acaso, o rumo das coisas nem sempre saem como você planejou, mas o importante é que independente do caminho traçado, a sua felicidade estará presente sempre.

Temos dois artigos que falam dicas e maneiras mais delicada de contar sobre essa gravidez para a família e para o seu parceiro, que irá ajudar bastante na hora da decisão de falar. Dê uma olhada em ambos:

Como Evitar uma Gravidez Indesejada?

Depois que você engravidou você tem mais é que seguir em frente e olhar para o seu futuro, pensar no seu bem estar, encarar a realidade da melhor maneira possível, e aceitar o fato de que você será mãe. Se você não quer passar por esse tempo de situação, existem maneiras de prevenir a gravidez e você tem que tomar bastante cuidado já que é o seu desejo. Não se prenda aos sintomas, pois você também pode acabar desenvolvendo uma gravidez psicológica, mas se previna de todas as formas para que isso não aconteça de forma indesejada. Existem diversos métodos contraceptivos, como as pílulas anticoncepcionais, uso de preservativos na relação, DIU, pílula do dia seguinte (caso não tenha se previnido corretamente), ficar de olho período fértil para reduzir as chances de engravidar entre outros.

Considerações

O objetivo desse artigo não é passar um sermão, e sim apenas tentar ajudar caso você tenha engravidado sem planejar. Sabemos que isso acontece com muita frequencia, é algo bastante natural e comum, então queremos que essas mamães saibam lidar com muita maturidade e segurança a gestação que irão encontrar pela frente. Sabemos que o ideal é ter uma gravidez planejada corretamente para ter um psicológico melhor trabalhado e não ser uma notícia surpresa, mas é importante destacar novamente o que comentamos no artigo que a gravidez que não foi planejada e é um susto no começo, irá tornar-se algo maravilhoso com o passar do tempo. Um filho no mundo é a maior realização que uma mulher pode ter, é algo lindo, e eu mesma passei isso por 3 vezes. Em duas delas foi tudo planejado, porém uma das vezes simplesmente aconteceu. Respirem fundo mamães, e entendam que qualquer gravidez vai fazer você feliz com o passar do tempo. O seu filho vai se tornar parte do amor da sua vida, e você será a pessoa mais feliz do mundo. Ás vezes Deus escreve certo por linhas tortas.

Mamãe Feliz

Um super beijo mamães e desejo de coração que a gravidez indesejada de agora, torne-se o amor eterno do seu futuro!

Gravidez Indesejada
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,54 de 5 com base em 46 votos)

Loading...


34 comentários

  1. Marina

    Meu Deus, esse foi um dos artigos mais lindos que eu já li na minha vida! Eu chorei ao fim dele e recomendei para uma amiga minha que está passando por essa situação. Maravilhoso o texto!

  2. Jessica Soares

    Belissimo artigo, parabens. Minha filha está passando por uma situação delicada, no momento começou a aceitar melhor o que esta acontecendo com ela, mas no começo houve muita negação. Estou feliz que agora as coisas estão caminhando tranquilamente.

  3. Alice

    Fiquei tocada com essa publicação, as maes tem que encararem a realidade, um filho é uma dadiva, muitas maes nao conseguem engravidar,, entao se vc ficar gravida mesmo não querendo, é hora de dar o amor ao filho e agradecer deus ter colocado o filho para sua vida, pois ele sera tudo de bom pra voce no futuro

  4. silvana

    Estou passando por essa situação também,mas para mim foi um grande susto,pois tenho um filho de 3 anos e 10 meses,um bebe de 6 meses…e agora descobri essa semana que estou grávida de novo,meu marido ficou muito alegre pois sempre quis ter a família grande,mas pra mim foi um grande susto pois não queria ter mais filhos…ainda mais com um bebe tão pequeno…mais agora estou mais conformada,se DEUS quis assim,então que venha com muita saúde para alegrar nossas vidas….

  5. Patricia

    Por favor , menstrei dia 11 de jan 2013 meu ciclo dura 5 dias , ai tive relaçoes dias 19 e 20 e 26 e no tomo nenhum remedio p evitar , será que engravidei ,
    por favor duvidas .se puder me ajudar.

  6. Anônimo

    tive meio que uma relação foi alguns amaço e o meu namorado pois o pênis dele só um pouco na minha vagina tentando fazer , movimentos mais eu não quis mas , só que ele não ejaculou ja aconteceu isso comigo mais de 5 vezes mais ate hoje eu sou virgem , só que estou com medo , uma vez ele pois o pênis dele na minha vagina e tinha ejaculado só que não engravidei , mais tudo pode acontecer e também não usei camisinha , isso aconteceu 01/01/2013 . e hoje dia 02/02/2013 antes de ter meio que uma “relação” , mais que não ejaculou não , fez nada e sem camisinha , antes disso ja estava sentindo dores no meu seios e cólica acho que estou perto de menstruar mais queria saber . toda vez que tenho isso minha menstruação desce . por favor me ajudem obg ‘-‘

  7. benedita sodré

    Tenho 47 anos e ha 25 anos quando tive meu segundo filho fiz laqueadura das trompas. Agora em 2013 minha última menstruação foi dia 15/01 e até hoje ainda não veio.Fiz dois testes caseiros: o do cloro e do cotonete e os dois foram positivos.Devo confiar,ou será já o final da minha menstruação? A minha preocupação é que tenho vergonha pela minha idade..Meu único filho tem 28 anos,sou divorciada e vivo sozinha,tenho apenas namorado.Por favor me ajudem!

  8. larissa

    tenho 11 anos tenho medo de estar sinto quase todos os sintomas eu estou muito indessiza pf me ajude

    • Livia

      Com 11 anos ja praticante de sexo eu com 11 anos estava brincando de boneca cade o cuidado em hoje eu com 21 anos to gravida mas casada

    • erica

      Pare de julgar, vc não sabe oq aconteceu Lívia.

  9. Morena

    Ai gente , fiz sexo depois.de uma semana qe tinha mestruado , meu namorado e eu fazemos o tal ” coito interrompido ” mas senti aqele liquido pre ejaculatorio , e comprei a pirulado dia seguinte qe vem duas capsulas , tomei uma , mas esqeci de t
    oma a outra e tomei depois de 12 horas.a.segunda , fiz sexo novamente e fiz o ” coito interrompido “, estou sentindo door no pé da barriga e uma falta imensa de fome , pode ser gravidez ? To muito aflita me respondem
    Obs : minha familia é crista , e tenho só 18 anos , vai ser uma vergonha pra familia , me ajudem

  10. tatiana vieira

    parabéns, esta pagina esta divina, estou gravida de 2 meses e 3 semanas, quando, comecei a sentir os sintomas não acreditei, pois sempre controlei atraveis da tabelinha, fiz o teste de farmacia, deu positivo, eu negava tanto, que falei pro meu marido que havia dado negativo.
    mas eu continuava enjoada, fazia de tudo para não vomitar, durmia feito uma pedra, e meu marido insistiu que eu fizesse um exame de sangue, eu fiz e não fui nem buscar o resultado, minha cunhada insistiu, e puxou pela internet, novamente deu positivo, eu me pus a chorar, cair em prantos de verdade, não conseguia imaginar, não via nada de positivo, tanta gente apostava no meu futuro profissional,
    meus professores, minha familia, eu.
    minhas expectativas foram todas por água a baixo.
    meu marido tentou me consolar de toda as maneiras, meu primeiro filho que tem 8 anos, chorou de felicidade quando o pai contou. eu dizia a vida toda para ele, se a mamãe tiver outro bebê, vc vai perder tudo, tudo o que é seu, sera dele, fiquei tão surpresa quando ele disse que estava chorando de felicidade.
    foi muito dificil contar para os meus professores, eu tinha, tenho vergonha, enfim contei, e meu mestre foi um paizão, me apoiou, e disse que estara me esperando para concluir o curso, pois confia no meu potencial.
    ainda não falei para minha vó e nem minha tia, que tirando minha mãe são as pessoas mais proximas de mim, o sentimento que ainda prevalece é de decepção e vergonha.
    mas tenho fé no SENHOR, que este sentimento mudará, pois tenho medo, do que tanta regeição e negação possam causar no bebê.
    um beijão no seu coração, vc me ajudou…

    • Alguém

      Nao tive coragem e interrompi.

      • Anônimo

        meu Deus não faça isso voce vai se arrepender filho é bençao rese muito beijos…

  11. ana

    Meninas, estou com 8 semanas de gravidez. Estou passando os piores momentos da minha vida. Minha menstruação atrasou, comecei a me sentir mal. Fui ao médico fiz exames e deu negativo tanto pra gravidez e pra doenças. Como tenho disfunção hormonal a medica achou que não fosse nada. Resolvi tomar o tal cha de canela pra descer a menstruação. No terceiro dia desceu bastante sangue e saiu algo junto, bem pequeno. Nao senti nada. E parou. Comecei a me sentir mal, ter desmaios colicas e muitas outras coisas, fiz o teste de farmácia duas vezes e adivinha?? Positivo. Voltei ao hospital e pedi pra falar com meu ginecologista que ficou Super preocupado e passou uma ultrassom. Resultado?? Gravida de 7 semanas, mas não estava tudo bem, o coraçãozinho do meu bebe batia certinho, mas ele tinha um ematoma… Devido ao chá e a pílula do dia seguinte que não teve o efeito esperado. Conversei com meu namorado que ficou surpreso porém feliz disse que vai me apoiar em tudo.. Conversei com minha mãe que ficou surpresa mas disse que vai me apoiar… Apoiar de certa forma pois ela espera que eu faça um aborto!! Pois ela não vai abrir mao da vida dela mais uma vez… E espera que eu abra mão de uma vida por isso… É triste, entendo mas me sinto sem chão. Tendo que procurar um lugarzinho pra morar e criar o meu bebe junto com meu namorado. Tenho consciência da minha responsabilidade. Sou muito nova, mas graças a deus tenho uma cabeça forte. Não imagino uma criança nessa mesma situação sem apoio dos pais. Tendo que tirar uma vida pra ter um lar!!

  12. Soul

    estou passando por isso tenho 19 anos, no começo quando fiquei sabendo, fiquei triste, ainda estou um pouco abalada, pois hj contei aos meus pais.. eles estão chateados,principalmente minha mãe que está mais preocupada com oque as pessoas vão falar(pois somos evangélicos e pior ainda moramos em uma cidade pequena), mais tenho fé que tudo vai ficar bem novamente, tenho um namorado que está me dando o maior apoio possível, mas mesmo assim ainda está difícil pra mim encarar as coisas, mais acredito que tudo vai se encaixar nos seus devidos lugares.

    • Vanessa Enfermeira

      Bom dia meninas, sei como é ter uma gravidez não planejada, decidi a algum tempo interromper esta gravidez e hoje sei que fiz a coisa certa, caso alguém precise de auxílio eu tenho esta ajudam, sou enfermeira a 8 anos e vi vários casos de pessoas que interrompem a gravidez, entrem em contato comigo caso precisem de ajuda pelo meu face: https://www.facebook.com/profile.php?id=100007751198570

      • celeste

        preciso abortar, moro em sorocaba sp conhece alguem para indicar?

  13. Anônimo

    Meninas eu já passei pelo que vocês estão passando em um momento em minha vida que eu estava totalmente desamparada, não se sinta sozinha, eu estou aqui para ajudá-la, tenho receitas naturais para menstruação atrasada descer e aborto em até 3 semanas de gravidez. Contato através do email: [email protected]

  14. Aninha

    Gravidez indesejada costuma virar depressão pó-parto e abandono de incapaz após o nascimento.A criança vira um estorvo para a mãe que não a queria,é triste dizer isso,mas é a realidade que a mídia mostra quase todo dia,não adianta tapar a realidade que é dura e cruel,menosprezar achando que a mulher vai amar a força,criar laços é ilusão,pois a rejeição é psicológica e envolve mais do que filho,tem a rejeição da família e do parceiro,essa mulher não cria laços de afeto e não possui instinto maternal,não se vê e não se sente mãe,e nunca quis ser mãe como as demais,o assunto então vira tabu,pq mãe ama e é sagrado,não é assim com todas infelizmente,é preciso encarar os duros fatos,deixando a fantasia e o mundo colorido de lado,geralmente situações assim são cotidianos e terminam em aborto,em depressão pós-parto ou em abandono de incapaz,nas lixeiras e ruas de todo mundo.

  15. Anônimo

    Oie tenho só 15 anos e namoro a seis meses , meu namorado ja tem 25 , e minha familia e totalmente contra meu namoro com ele , e estou morrendo de medo de estar gravida , mais se eu estiver vou amar muito o meu bb, minha familia e muito conservadora , Não tenho a menor ideia doque fazeer!

    • Paloma

      minha linda, se vc estiver gravida que seja muito bem vindo(a)… Como diz no texto acima, de cara pode ser um grande susto, mas com o tempo vc vai entender e compreender esse amor tão maravilhoso… Mas se caso não estiver, se previna, cuide de vc, e tenta fazer um planejamento pq assim tudo ocorrerá bem melhor, vc é nova e já deve compreender que ter um filho nessa idade é um pouco mais complicado, por isso espere mais um pouco… Mas desde já mesmo sem te conhecer torço por vc, e que se estiver gravida que esse bb te traga tudo de bom que com certeza trará!!! Bjos

    • Anônimo

      Não se desespere, assuma essa criança, pois ela é o maior presente de Deus pra vocês nesse momento. Tirar a vida de alguém NUNCA é a saída. É muito importante que seu namorado te dê todo apoio e carinho, assim como sua família.
      Entenda que mesmo que sua família seja muito conservadora e no primeiro momento fique decepcionada, brava, entre outras coisas, é preciso que você assuma as consequências dos seus atos diante deles deixando claro que você quer sim assumir essa criança, cuidar e dar todo carinho a ela (isso mostra maturidade), mas que para isso você precisa do apoio, amor, carinho e suporte deles (sua família). E peça ajuda a Virgem Maria, ela te dará força para seguir e cuidar dessa criança com todo amor e dedicação que ela merece.
      Que Deus te abençoe e Maria os ajude.

  16. Gizinha

    Estou numa situação muito difícil, tenho uma filha de 10 anos e um filho de 3 anos, tudo que sempre quis um casal. Uso o Diu a 2 anos e meio e estava na fila pra fazer a laqueadura, mas a uma semana descobri que estou grávida de 3 meses. Estou desesperada, não quero mais um filho, não tenho condições financeiras e nem psicológicas pra ser mãe de novo, o médico não conseguiu tirar i diu,e por isso disse será uma gravidez difícil. Não tinha planos de ter mais um filho, estou em profunda depressão, muito revoltada, só penso em fazer besteira, ainda não consegui parar de chorar

  17. Paloma

    Lindo texto… Estou passando por uma situação bem delicada, tenho 22 anos sou casada e tenho uma filha de 3 anos, descobri que estou gravida afaz 1 semana, foi um grande baque pra mim, pq não pretendia ter mais filhos… O pior de tudo era que meu esposo tbm não queria mais filhos e quando contei pra ele, ele ficou muito bravo, como se ele não estivesse ajudado na hora do bem e bom… Eu chorei muito semana passada e estava meio que rejeitando essa gravidez, mas com o apoio da minha mãe estou bem melhor, e vou amar assim como já amo incondicionalmente minha linda filha!!! Sei que Deus sempre tem o melhor pra nós todas!!!

    • ROSEMACIA SEVERINA

      MENINAS,PELO AMOR DE DEUS, SE VC ESTA GRAVIDA E NAO QUER ESSE BEBE E NEM ACEITA A GRAVIDEZ, SOU LOUCA PRA SER MAE QUERO ADOTAR ,SOU CASADA A 18 ANOS E NAO POSSO TER FILHOS,ENTAO SE ALGUMA MAEZINHA ESTA GRAVIDA E NAO QUER O BEBE ME LIGUE POR FAVOR, MEU NUMERO-03181-8531-0540 ME LIGUE QUERO MUITO UMA MENININHA.

  18. Raquel

    Parabéns pelo artigo!! Poucos artigos esclarecem sobre o risco de danos psicológicos para quem decide pelo aborto, por exemplo. Como mencionado, o importante agora é ir pra frente e ir tentando aceitar a nova vida.

  19. Maria

    Gizinha,também estou passando por essa situação.Tenho 2 filhas pequenas e não queria mais filhos,estava com muitos planos para o futuro mas descobri uma gravidez a poucos dias.Estou profundamente triste mas sou contra o aborto.Que o Senhor nos ajude e nos dê forças…

  20. Lany

    Sou casada a 1 ano e tenho 22 anos, meu marido tem 30 anos. Estou gravida de gemeos de 3 meses, estava usando a tabelinha, mas infelizmente ovulei 2 vezes no mes. Toda minha familia pricipalmente meu marido ficaram muito felizes com a vinda dos gemeos, mas ate hoje eu náo consigo aceitar a ideia de estar gravida, sempre quis ser mae mas não agora, me acho muito menina ainda! Queria curtir mais meu casamento. O que eu faço para aceitar, me ajudem!

  21. Beatriz

    Eu vou ser sincera, já não sei o que eu faço. Só pode ser castigo por ter saído daquela merda de empresa que chamamos de FLEXTRONICS.
    Namoro há 8 meses e recentemente descobri a gravidez. Meus pais e ele me apoiaram mas eu não aceito essa idéia de jeito nenhum.
    Eu queria era estudar ou ser funcionária pública, agora tudo foi por água abaixo

  22. Mari

    Então se eu tiver uma gravidez indesejada, não posso abortar pq meu país não permite, e sou obrigada a ser mãe e aceitar a criança mesmo não querendo e nunca ter desejado ter um filho? Na minha opinião isso é machismo.

  23. Claudia

    Porquea? Apesar de eu pensar que isso e9 cleramante “mandar os foguetes antes da festa” pq efectivamente a pessoa sf3 acaba o curso em junho! Mas e9 giro!

  24. Anita

    Adorei essa página me ajudou bastante a perceber muitas coisas, obrigada

  25. Anita

    Lany podes curtir teu casamento incluindo seus filhos, se você casou devias saber que isso mais cedo ou mais tarde devia acontecer toda tua família te apoia principalmente o teu marido que está feliz pelos bebés isso é que realmente importa não estas sozinha nisso para de pensar tanto e aceita logo…bjos

Comente!




*Campos obrigatórios