Gravidez Ectópica

Saiba todas as informações necessárias sobre a gravidez ectópica como os riscos, causas, prevenções e sintomas para esse tipo de gravidez.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Problemas

A gravidez ectópica nada mais é do que uma gestação ocorrida na parte externa da cavidade uterina, neste tipo de gravidez o óvulo é fecundado e implantado fora do útero, na maioria das vezes o óvulo fecundado se aloja nas trompas de falópio, no ovário ou até mesmo no abdômen. Ocorre que nenhum destes locais possui condições de desenvolver a gestação, e a continuidade da gestação provoca riscos à mulher, pois na medida em que o feto cresce o órgão no qual ele estiver alojado irá se romper podendo ocasionar em hemorragias graves colocando a vida da gestante em risco.

Gravidez Ectópica

Sintomas da Gravidez Ectópica

Os sinais de uma gravidez ectópica muitas vezes se confundem com os de uma gravidez comum, tais como náuseas, sensibilidade das mamas, atraso menstrual, vômitos e etc. O que irá distinguir uma gravides comum de uma gravidez ectópica é a presença dos seguintes sintomas: Sangramento Vaginal, dores lombar, pressão baixa além de tonturas e desmaios.

O que pode causar uma Gravidez Ectópica?

A gravidez ectópica é causada devido a incapacidade de o óvulo fertilizado viajar de maneira suficientemente rápida pelas trompas de Falópia de modo que seja possível sua chegada no útero. E esta incapacidade pode surgir devido a uma inflamação ou infecção no útero, bloqueando a passagem do óvulo fecundado, essas inflamações podem incidir devido a doenças como clamídia ou gonorreia.

Outra causa bastante comum é a endometriose, doença que faz com que as células do útero cresçam em outras partes do corpo, ou tecido cicatricial de cirurgias uterinas anteriores, que formam bloqueio nas trompas.

Qual é o tratamento para a Gravidez Ectópica?

O tratamento nos casos onde não se constata a presença de batimentos cardíacos fetais, onde os níveis hormonais estiverem em processo de redução é o expectante. Mas em alguns casos o tratamento cirúrgico é mais indicado para que as trompas sejam conservadas e preservadas, nestes casos o procedimento cirúrgico indicado é a Laparoscopia, procedimento no qual a vida da paciente muitas vezes é salva após o comprometimento hemodinâmico, ou seja, os casos nos quais já houve sangramento nas cavidades abdominais ou qualquer outro tipo de sangramento oculto.

52 comentários

  1. Lidia

    Deve ser bem dificil uma gravidez ectotipa desse modo.

  2. Janaina

    Uma amiga minha passou por isso, realmente é uma situação muito delicada!

  3. Rosy

    Eu tenho muito mesdo de engravida aperza
    deu se muito nova e eu acho que eh hora aida de apariçe um bb.

  4. darlene

    deve ser bem dificil

  5. Bárbara

    Eu já tive uma gravidez ectopica .tive que tirar a trompa esquerda,isso já tem 2 anos e até hj não consegui engravidar denovo.Mas tenho Fé que Deus vai me dar esse filho tão esperado.

    • eliane

      ola barbara ja tive gravidez ectopca e tive que fazer cirurgia tbm da trompa direita, mas hj tenho um filho lindo, e to tentando uma menina, vc vai conseguir tbm.
      acredite em Deus q vc vai conseguir
      tudo posso naquele que me fortalece.

      • ana rita

        meninas me ajudem eu tive gravidez tubária em 8-12-2013 perdi a trompa direita só q me falaram mas o bebe chegou a estoura a trompa ja estava de 8 semanas.pois fui operada dai o medico me disse q áh possibilidade de eu ter bebe mas as chances são de 40% menas a facilidade de ter .
        meninas isso me incomoda minha irmãs estão gravidas e minhas amigas tambem eu vejo elas acariciando suas barrigas e falando eu chego a fingir q estou feliz por elas mais eu fico com raiva de mim mesmo eu me xingo de imprestavel eu choro quando vejo uma mulher gravida isso doi muito em mim alguma de vcs conseguiu engravidar depois da operação ! deixo meu face ([email protected])quem quiser me add pra conversar comigo as vezes eu me sinto só!bjão a todas

        • Patricia Kelly

          Amiga eu tenho 22 anos sempre sonhei em ser mãe DEUS preparou pra mim um HOMEM maravilhoso ROGERIO FERNANDO namoramos cinco meses e decidimos nos casar eu estava nas nuvens de pensar que a qualquer momento eu poderia engravidar e isso aconteceu rápido dois meses depois de casada engravidei foi a melhor noticia da minha vida u me senti a mulher mais feliz e realizada da face da terra, mas por uma obra do destino mina primeira gestação foi uma gravidez tubaria meu chão desmoronou quanto fiquei sabendo do que se tratava o meu bebe estava sendo gerado nas trompas, fiquei louca mais não queria tirar porque uma pessoa me disse que já aconteceu do bebe sobreviver mais não adiantou com três meses eu senti uma dor terrível na barriga quando fui ao banheiro fazer xixi e de lá de dentro não consegui nem sair desmaiei de tanta dor eu voltava e desmaiava de novo correram comigo para um hospital fui atendida por uma vadia que se dizia medica que me disse q aquilo não passava de uma infecção urinaria me mandou de volta pra casa com dor e nem se quer quis ouvir os batimentos cardíacos do bebe fui pra casa e mal dava conta de andar e nada passava a minha dor meu marido me levou no medico três dias depois foi quando descobriram o feto já estava morto a três dias dentro da minha barriga e que eu teria que operar as pressas se não corria o risco de morrer também fiz a cirurgia igual a uma cesariana porque eu estava com mais de um litro de sangue na barriga e o bebe já em decomposição, eu sofri muito fiquei internada junto com mulheres que tinham dado a luz e eu ali com o mesmo corte na barriga sentindo as mesmas dores e sem o meu bebe mais graças a DEUS passou e eu recuperei mais o medico disse que seria difícil uma outra gravidez que eu teria que esperar dois anos depois do meu suposto resguardo sem bebe eu tentava todos os dias com meu esposo e um ano depois eu engravidei de novo fiquei muito feliz mais ao mesmo tempo com muito medo mais DEUS é pai e não padrasto tive uma filha linda q hoje esta com dois aninhos e vocês nem acreditam estou agora gravida de novo de 6 meses kkkkkkkkkk estou muito feliz e o meu marido fala que agora vou ter que fechar a fabrica se não vamos encher o mundo de filhos rsrrsrs.
          Amiga tenha fé em DEUS e pra tudo ele tem solução e pra ela não há nada impossível e você vai sim poder ser mãe me responde se vc já conseguiu realizar o seu sonho!!! beijinhos a todas

        • lucilene

          ola, eu tambem tive que tirar uma das trompoas e o medico me disse que n oderia engravidar denovo,isso foi em 2006,hoje estou gravida novamente,nao se preocupe,na hora certa se bebê virà ,fè em deus bjs

          • sibele

            estou perdendo a esperança pois não tenho as duas trompas e no momento não tenho como fazer inseminação hoje vivo sem sentido todos os dias eu choro e sofro e já se passaram 6 anos cada dia me sinto mais longe de realizar meu sonho

    • renata novaes

      oi tive uma gravidez ectópica em abril desse ano mas o bebê involuiu depois de seis meses engravidei de novo mas para minha minha surpresa gemeos nas trompas tbm um bebê em cada trompa tive que retirar um pedaço da trompa esquerda agora tenho que fazer fiv para coseeguir uma gestação saudavel fale com seu médico para te passar indutor de ovulação pramim deu certo as duas vezes mas o problema eram minhas trompas boa sorte querida..

  6. Jane

    Teve uma amiga que teve um problema relacionado a esse

  7. densise

    é muito dificil é uma dor que nunca acaba, e a incerteza de que na proxima dara tudo certo….

  8. Adriana

    Eu tambem tive uma gravidez ectopica, descombrimos no ato da ultrassonografia e estava com 05 semanas, fui orientada a fazer o procedimento cirugico e nada sofri, em relação algum orgão, ja faz 1 ano e 4 meses.
    Estou tentando uma outra gravidez, tenho 02 semanas que tenho relação sem preservativo, a ansiedade de ser mae é muito grande, ja fiz um teste e deu negativo, estou com outro para fazer denovo, mas se Deus permitir não terei problemas, tudo ficará bem.

  9. rosangele

    deve ser muito ruim

  10. maria

    nunca tive estes tipos de problemas mais tenho medo de engravidar…
    pois sou muito nova,e meus pais iam me odiar para sempre…..

  11. Gisele

    Tenho 25 anos e passei recentemente por uma gravidez ectópca, foi muito difícil. Descobri que estava grávida exatamente no dia em que passei muito mal e fui para o hospital onde a médica diagnosticou a gravidez ectópca e já me encaminhou com urgência para a sala de cirurgia pois a minha trompa esquerda já havia se rompido causando sagramento interno. Eu corri risco de morte, fiquei 6 dias na UTI… enfim foi muito difícil pra mim, mas a dor maior é saber q não pude ter meu bebê. Mas tudo nessa vida é de acordo com a vontade de Deus.

  12. adriana

    eu tive esse tipo de gravidez ja esta fazendo um ano que perde meu bebe o mais doido que não posso ter mais filhos .tiverão que tirar minhas trompas eu ja tve duas gravidez ectopica,mais graças a deus eu tive condições de ter filhos antes disso.

  13. andreia cosa

    ola meninas, quero divivir com vcs uma experiencia. Ha dois anos tive uma gravidez ectopica e perdi a trompa esquerda, triste, pensei que nao fosse mais poder ter filho, seis meses após, engravidei de novo, só que foi na outra trompa, pra meu desespero, entao fui de novo pro centro cirugico, o medico conseguiu preservar 1/3 dessa trompa, depois de seis meses fiz uma histerossalpingografia, quase morri de dor, desmaiei, e o resultado, trompas obstruidas, depois de um ano, minha GO, pediu p eu repetir a histero, entao fui de novo e repetir, de novo: obstruidas, só podia entao ter invitro, e CADÊ O DINHEIRO? nao tinha, descansei, mais para a honr e gloria do Senhor, sem tratamento algum, estou gravida naturalmente de cinco semamas, implantadinho no útero, entao creiam em Deus que só Ele faz milagres…. Deus abençoe a todas

    • Anônimo

      BOM EU NÃO SEI QUANTO TEMPO,TEM O SEU DEPOIMENTO MAS ,JA ME DEU UMA ESPERANÇA PRA MIM PASSEI POR UMA GESTAÇÃO ECTÓPICA A 11 MESES E FAZ 4 MESES QUE ESTOU TENTANDO ENGRAVIDAR É DIFICIL CADA NEGATIVO QUE EU RECEBO MAS NÃO VOU PERDER A ESPERANÇA.

    • cristiane

      eu tbm tive duas gravidez ectopica,nessa foi retirada as duas trompas,tenho muita vontade de ser mãe novamente,pois tenho um filho de dez anos,e doi muito saber que não posso ter mais filhos,á não ser por milagre de deus.fica feliz por vc

    • ESTER

      Oi, gostei de ler seu depoimento. Tive minha primeira gravidez ha 6 anos atrás, foi qdo descobri a gravidez ectópica, tive que tirar a trompa direita. Agora após 6 anos e recém casada, engravidei pela segunda vez, desta vez na trompa esquerda, retirei semana passada. Não tenho nenhuma das duas trompas, me parece q vc ficou com uma parte da trompa, não sei como pode, mas os meus médicos acho que não tiveram a mesma boa vontade. Só Deus sabe a dor que estou sentindo por não poder mais engravidar, pelo menos não pelas vias normais. Não sei qdo vou conseguir realizar uma FIV, tenho pedido a Deus q me dê forças, mas seu depoimento, me deu um pouco de esperanças!

  14. mari

    por nao consigo engravida meu deus

  15. Vika

    Não consigo entender, se alguém puder me ajudar ficaria muito grata!!!!!!!!!!
    fiz um beta hcg dia 28/11/2012, o valor foi >1000 mul, dia 30/11/12, desceu um liquido marrom e posteriormente foi se tornando uma borra de café, no dia 02/12/12, senti uma cólica bem forte o qual tive que ficar em repouso, e começou a sair sangue mais vivo porém pouco.então fiz outro beta e apara minha surpresa ele havia baixado para 281 mul, obviamente eu havia perdido o bebe, mas ainda estava grávida ja que o valor acima de 25 mul é POSITIVO.
    Como estava muito no inicio eu tinha marcado consulta dia 05/12/12, a minha cidade é um caos na saúde e por incrível que pareça é convênio dos bons, mas mesmo assim consegui antecipar a consulta para o dia 03/12, o meu médico disse que eu estava grávida e que o sangramento era normal pois eu havia tomado a pílula do dia seguinte e mesmo assim fiquei grávida. ele fez exame de toq e disse que parecia fechado o colo do útero??????? muito confusa, não levei muita fé, ele me solicitou uma eco trans um novo beta de outro laboratório o qual deu coerente com outro 210 mul, e dia 07/12 fiz a ECO trans, e pelo histórico que contei ao DR que fez a ECO ele m disse que eu havia perdido o bebê, e o que contstava no meu útero era apenas um liquido na cavidade interior do utero.
    No entanto levei ao meu médico e ele me constatou que era pertinente a gravidez. e que eu fizesse novamente os exames após 10 dias.
    Não convicta fui a outro médico que é bem conhecido indicado por uma amigas grávidas e que ja tiveram bebes com ele.
    Pelo meu histórico ele afirmava eu ter perdido o bebê, fez ultrasson no consultorio e viu somente o liquido. me pediu um exame de cumbis por o meu fator rh ser (-)
    e me disse que se desse positivo eu teria de tomar uma vacina para poder engravidar de novo, e me deu um remédio para espelir o liquido do meu útero.
    De certa forma eu confiei no médico mas algo me dizia para fazer um outro beta junto com o cumbis, resultado combis NEGATIVO e beta 421mul, dai liguei para o médico ele perguntou se eu havia tomado o remédio eu disse que não ele suspendeu, e cogitou a hipótese da gravidez ECTÓPICA, estou apavorada morrendo de medo, se alguém souber realmente me dar algum auxílio fico grata.Importante não sinto dor alguma e hoje dia 17/12 ainda tenho certo corrimentos marrons as vezes vermelho mas na maior parte do tempo marrom mesmo.
    Amanhã farei uma eco e um beta novamente, pessoal peço ajuda se relamente souber do que está falando senão dispenso desculpem a sinceridade mas é que estou entrando em paranóia com isso tudo, uns dizem uma coisa e eoutros dizem outra e ninguém nunca viu isso que está acontecendo comigo estou me sentindo um ET. Ja procurei no google diversas maneiras de entender isso e não consigo,só diz que eu perdi mas como o meu mul está subindo de novo???????????????obrigada desde ja a quem souber de algo

    • magna

      Oi pelo fatos relatados por vc a sua gravidez e tubaria sim ja tive duas tubaria e os sintomas sao de tubaria va ao medico e insista pois os propio medicos ainda sabem muito pouco sobre isso mais escute seu corpo vc mais do ninguem sabe quando esta bem .eu estou gtavida de 5 semanas e vivendo novamente uma angustia pois ainda não sei se será a 3 tubaria mais estou na mão de Deus muito confiante que dessa vez vai da tudo certo

  16. Anônimo

    OLHA FLOR TAMBEM TO PASSANDO POR ISSO EU TO DE 10 SEMANA E TENHO MUITA FE EM DEUS NAO SEI COMO MAIS ESPERO QUE MEU BEBE DESA PARA O UTERO C
    CASO NAO DESSA NAO FAREI SERUGIA NENHUMA SE MEU BEBE AINDA ESTIVER VIVO JA VI CASO QUE TIVERAM BEBE NAS TRONPAS E NASCEU BEM É RARO MAIS QUEM SABE PODERIA SER NOSSO CASO . MINHA DICA PARA VOCE É QUE CONFIE EM DEUS ELE SABERA O MELHOR PARA NOS DESCUPA NAO TER TE AJUDADO MUITO PELO MENOS DESABAFEI

  17. Anonimo

    ola ja sou mae de 4 fiz laqueadura ha 5 anos e em maio de 2012 comesei sentir tudo de uma gravides mais fis utra vajinal e deu negativo fis bthsg e deu negativo mais na minha comtas estou emtrando 37 semanas e com 8 mezes comesei sentir muitas dores na vargina e mecher muito do lado esquerdo fui no medico mais ele falou que estou com camdiase e passou uma pomada e um comprimido mais estou do mesmo jeito sera que posso estar com gravides nas trombas por favor me ajude se tiver passando por isto

  18. Nathalia lopes prado

    Ha cinco anos atras tive duas gravidez ectópica,ou seja perdii as duas trompas,eu quero saber se existe a possibilidade de eu engravidar no ovário novamente,estou preoculpada pq ando sentido algumas dores na região lombar,ja fuii ao medico e ela falou que é problema intestinal,estou com muito medo… OBRIGADA Nathalia 28 Anos.

  19. edna

    ola meninas.
    em setembro do ano passado, tive uma gravidez ectopica., e ja no primeiro mes começamos treinar e até agora nada!! ;( e todo mes eu sinto os sintomas menos a dor nos seios….
    estou muito triste por que axo que to tendo todo mes gravidez psicologica ;(
    to sem esperanças d engravidar novamente….
    alguem ai ja teve gravidez psicologica depois de uma ectopica e engravidou de verdade??
    triste muito triste ;(
    13/03/2013

    • ana rita

      eu tive gravidez tubaria em 8 dezembro 2012 pediram pra mim tentar depois de 6 meses eu ja comecei a trinar de novo vamos confiar em deus q agente vai conseguir eu perdi a trompa direita

  20. kátia

    Sofri gravidez ectópica recentemente e esta sendo muito difícil para mim e para meu esposo é o nosso sonho ter filhos,pois,já temos 6 anos de casados tive que sofrer uma cirurgia e minha trompa foi recuperada
    agora tenho que esperar um tempo para tentar de novo mais a insegurança é muito grande mas creio em DEUS que tudo vai dar certo busco forças nele para continuar minha vida mas esta sendo díficel mas tenho fé que vamos conseguir

  21. dani

    acabei de ter uma gravidez ectópica .estou sem a minha trompa esquerda sofri muito mas agradeço a deus por estar viva e por ter tido antes disso um filho hoje com 6 anos .Peço muito a deus que depois de me recuperar totalmente que ele me conceda a graça divina de poder vir a dar a luz denovo , pois tenho muita vontade de ter outro filho.E QUE O MEU MEDO EM BREVE SEJA SUPERADO.

  22. Nandho

    Minha esposa teve esse problema a 5 meses atras …………. Quando ela se recuperou fiz o que deus mandou…………. Então tivermos relação…………. Hoje tá com 12 pôs 13 semana de grávidas … Pela honrra e a cloria do senhor nosso filho vai nascer forte e saudável… Deus seja louvado.

  23. priscila

    A TRES ANOS PASSEI POR UMA CESARIA E O MEU MEDICO ME DISSE QUE FES LAQEADURA MAS QUNDO FOI AGORA A 2 SEMANAS COMECEI A SENTIR UMAS COISAS ESTRANHAS NAUSEAS DORES DE CABEÇA E UMA DOR COMO SE FOSSE COLICA SO QUE MINHA MESTRUAÇAO O MES PASSADO DESCEU SO TRES DIAS E QUANDO FOI A 1 SEMANA ATRAS DESCEU UM LIQUIDO PRETO COMO SE FOSSE UMA BORRA DE CAFE ENTAORESOLVI PROCURAR UM MEDICO E ELE ME PEDIU UM HCG SO QUE DEU NEGATIVO MAS COTINUO PASSANDO MAL NAO CONSIGO NEM COMER E O MEU SEIO COMEÇUO A SAIR UM LIQUIDO AMARELO E TRANSPARENTE ENTAO MEU MEDICO PEDIU UM UTRASSON POIS ELE TA ACHANDO QUE UMA GRAVIDES TUBARIA.VCS QUE JA TIVERAO UMA GRAVIDES TUBARI PODERIAO ME AJUDAR

  24. sara

    me ajudem!estou desesperada,pois minha menstruação veio dia 2 de maio treinei com meu marido dia 10 e 14 de maio passei duas semanas com dores lombar,dia 26 de maio veio uma borra de café na calcinha dia 27 não veio nada.gente não estou com seios doloridos,não sinto tonturas,nem enjoos.pois estou desconfiada q é gravidez nas trompas.sera?

  25. Rose

    Eu também passei por uma gravidez nas trompas e gostaria de sabe se é mais difícil em gravida quando tira a trompa direita ou a esquerda.

  26. Rose

    Por favor se alguma ginecologista estiver vendo meu comentário responda a minha duvida .

  27. lara

    eu tambem tive gravidez ectopica mais depois de dois anos tentarei denovo estou confiante que tudo vai dar certo tenho fe em deus soumuito nova

  28. ana paula

    eu já passei por isso é a pior coisa achei que ia morre fiz uma cesariana na vertical e levei 15 pontos hoje depois de 2 anos estou na tentativa de engravidar só tenho uma das trompas e fica ainda mais difícil….

  29. viviane

    passei por uma gravidez ectopca fazem 7 dias hoje ainda estou me recuperando mais foi horrivel estou com muito medo duvidas tive que retirar a trmpa esquerda porque ja havia estourado dentro demim me sinto muito fraca alguem que ja passou por isso me ajudem por favor !!

  30. JÉSSICA KAROLINE

    OLá MENINAS ESSE FIM DE SEMANA PASSEI POR UMA GRAVIDEZ ECTÓPICA TAMBÉM, POIS FOI RETIRADA MINHA TROMPA DIREITA, TIVE EMORRAGIA INTERNA, QUASE MORRI MAS MINHA MÃE ME LEVOU A TEMPO AO HOSPITAL, O MÉDICO DISSE QUE VOU PODER ENGRAVIDAR NORMALMENTE, DAQUI 7 MESES ATÉ ME RECÚPERAR BEM…. MAS NÃO VAMOS PERDER A FÉ EM DEUS NÉ? ELE É CONOSCO E TEMOS NÓÇA OUTRA TROMPA PARA TENTAR NOVAMNETE

    • [email protected]

      amigas lembre-se deus estar do lado das pessoas que confiam nele!estou passando pelo mesmo poblema,e deus fala desistir jamais!faz 9 dias tive gravidez ectopica tive que fazer cirurgia e retirar a trompa esquerda!mas tenho a outra trompa e posso ter filhos normais!confio em deus e sei que estou segura e bem acompanhada!!!geissy!!!

Comente!




*Campos obrigatórios