Gravidez e a Fome

Saiba mais sobre alimentação e desejos na gravidez

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Gestação

Os sintomas de uma gravidez vêm de maneira diferente para cada mulher. A maioria sente uma boa parte deles, como sonolência, ganho de peso, enquanto os desejos alimentares não são generalizadamente um sintoma que todas apresentem, até porque para algumas os enjoos são tão fortes que a alimentação deixa de ser uma prioridade e passa a ser um tormento, mas as vontades de comer combinações, no mínimo, curiosas se tornou famosa. Vamos explicar porque os desejos alimentares acontecem e que cuidados tomar.

Sinais do corpo

Alguns nutricionistas e adeptos da medicina alternativa defendem que os desejos sejam seu corpo sinalizando uma carência de alguma vitamina, como se, por exemplo, quando você sente vontade de comer chocolate, está necessitando de magnésio, presente no cacau, ou quando você sente muita vontade de comer carne vermelha, seu corpo está a dizer que precisa de mais proteínas. No entanto, especialistas argumentam que se sentíssemos vontade de comer coisas das quais nosso corpo precisa, nossa alimentação seria impecável.

Alguns médicos e nutricionistas defendem que os desejos são sinais do corpo que acusam a necessidade de alguma substância, como no caso do chocolate, pois cacau é rico em magnésio.

Alguns médicos e nutricionistas defendem que os desejos são sinais do corpo que acusam a necessidade de alguma substância, como no caso do chocolate, pois cacau é rico em magnésio.

Hormônios

A mudança pela qual passam os hormônios tem grande influência sobre o olfato e o paladar da mulher, o que explica o fato de mulheres na menopausa, que também tiveram sua produção de hormônios alterada, também sentirem desejos alimentares. O HCG (gonadotrofina coriônica humana) e a progesterona são os maiores responsáveis pela mudança no apetite, porque alteram o pH da boca e do paladar. Então a gestante pode voltar a gostar de alimentos que antes detestava ou passar a ter asco de pratos que adorava. E ainda por cima tem aqueles famosos desejos estranhos, como sorvete com picles, ovo com chocolate e avelãs, angu com carne moída…

Além de tudo existe a questão emocional; o humor e a autoestima da mulher ficam abalados nesse período e comer ajuda: comida libera dopamina, serotonina e endorfina – substâncias que geram prazer e melhoram o humor.

Ainda assim, não existe estudo que comprove o motivo dos desejos nas gestantes — ou nas mulheres na menopausa — nem que explique porque outras mulheres não apresentam desejos alimentares nesse período.

Os desejos podem ser causados pela mudança nos hormônios que alteram o paladar e o pH da boca.

Os desejos podem ser causados pela mudança nos hormônios que alteram o paladar e o pH da boca.

É normal não sentir desejos?

Sim. Você jurava que iria poder contar pros seus filhos como você saiu no meio da madrugada pra comprar goiabada pra comer com peixe frito, mas passou a gravidez inteira sem sentir essas vontades? É absolutamente normal e você ainda consegue uma vantagem: você não terá problemas com alimentos prejudiciais. Se não tiver desejos por comidas muito gordurosas ou com muito açúcar, sua alimentação será melhor e mais nutritiva e você não terá ganho de peso excessivo. Além disso, seu companheiro ou companheira terá o alívio não ter que se preocupar em sair no meio da noite para fazer compras “de urgência”.

Como lidar com os desejos alimentares

Não há problema em saciar suas vontades, mas você deve tomar cuidado para não cometer excessos.

Não há problema em saciar suas vontades, mas você deve tomar cuidado para não cometer excessos.

Satisfaça seus desejos, desde que você não se aventure demais em ingerir aqueles que podem te fazer mal (como cinzas de cigarro, tijolo ou cola) ou em excesso. Engordar demais pode te trazer problemas, assim como para o seu filho, então mesmo que você sinta vontade de comer doces ou coisas gordurosas, não faça isso todos os dias.

Esqueça essa história de que você precisa comer por dois. Você precisa apenas de 300 calorias por dia a mais que o ideal recomendado (2000 para adultos). Se você estiver grávida de gêmeos, apenas dobre esse número.

Gravidez e a Fome


1 comentário

  1. valeria

    Ola,estou com algumas duvidas.Meus seios aumentaram consideravelmente em pouco tempo e o bico dos seios estao meio sensiveis,mas nao escuro,sem contar que meu estomago esta estranho e sensível e não podendo fazer muito esforço,mas não sinto enjoo nem tontura,me irrito fácil e ando comendo muito,alem de não parar de pensar em chocolates(apesar de sempre ter gostado de chocolates).Estou ansiosa para que tudo isso seja sinais de uma gravidez.

Comente!




*Campos obrigatórios