Gravidez aos 40 Anos

Saiba mais sobre a gravidez nesse período

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Gestação

Muitas mulheres possuem o sonho de engravidar, porém nem todas conseguem (ou querem) realizar esse sonho antes dos 40, e muitas vezes isso acontece por causa de uma carreira profissional. Entretanto, é necessário ter mais atenção e cuidados numa gravidez que acontece nesse período.

É mais difícil engravidar depois dos 40?

Sim, mas se a mulher não tiver entrado na menopausa, não é impossível de forma alguma que isso aconteça. A questão é que o número de óvulos começa a diminuir por volta de 15 anos antes da menopausa e, ao longo da idade, a resposta desses óvulos aos hormônios que são responsáveis pela ovulação vai diminuindo ou se tornando diferente do que era antes, o que pode dificultar uma gravidez, independente de ser o primeiro filho ou não. Eles também podem ser defeituosos e aumentar as chances de aborto espontâneo ou de deficiência no feto. O que pode sanar isso é fazer fertilização in vitro, com um óvulo doado.

Gravidez aos 40 anos

Quais são as vantagens de se engravidar nesse período?

Engravidando depois dos 40, uma mulher teve muito mais tempo pra se preparar pra isso e os pais vão ter muito mais tempo para passar com seu filho, além de muito mais maturidade para lidar com ele. Estudos inclusive comprovam que mulheres mais velhas costumam tomar decisões mais sábias na hora de educar um filho, inclusive, por exemplo, na alimentação.

Além das vantagens de ter tomado a decisão de ter um filho de forma melhor pensada em com mais tempo, também há maiores chances de, aos 40, a mulher ou o casal ter uma estabilidade financeira melhor e uma menor pressão nesse aspecto, o que também ajuda muito na hora de ter um filho, inclusive porque pode conferir muito pais tempo de convivência entre pais e filhos se a carga horária de trabalho não for muito restrita.

gravidez aos 40

Existem riscos maiores em uma gravidez nessa idade? Quais?

Sim. Os principais riscos de se engravidar durante esse período são:

  • Aumento das chances de a gestante desenvolver diabetes gestacional, podendo aumentar, por consequência, as chances de uma cesariana e de o bebê ter icterícia ou hipoglicemia após o parto;
  • Aumento das chances de a gestante ter pré-eclâmpsia, um aumento da pressão arterial da gestante;
  • Maiores chances de o bebê nascer antes das 38 semanas de gestação;
  • Maiores riscos de o bebê ter alguma deficiência, abaixo do peso ou desenvolver diabetes tipo 1 ou hipertensão no futuro;
  • Maiores chances de aborto espontâneo.

mulher com mais de quarenta anos no médico

O que posso fazer para melhorar minhas chances de engravidar após os 40?

É importante consultar-se com um médico para que ele possa avaliar todo o seu quadro e te dar maiores dicas que favoreçam uma gravidez. Ele vai verificar a sua taxa de fertilidade e os seus níveis hormonais para determinar se eles te favorecem nesse aspecto e no momento.

Tomar ácido fólico, pelo menos, 3 meses antes de começar a engravidar também é importante.

Além disso, também é importante praticar exercícios e ter uma boa alimentação, e também atentar-se para quando é seu período fértil.

Gravidez aos 40 Anos
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,14 de 5 com base em 7 votos)

Loading...


1 comentário

  1. LUCIPAULA

    TEM COMO A PESSOA ENGRAVIDA DANDO MAMA

Comente!




*Campos obrigatórios