Exames na Gravidez

Oferecemos nessa publicação todos os procedimentos necessários, testes e exames que devem ser realizados na gravidez para se ter uma gestação sem riscos e garantir a saúde do bebê.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Gestação

Sabemos que uma gravidez é um estado muito delicado e um período muito especial para todas as mulheres. É quando elas se preparam para dar a vida ao seu filho e por isso alguns cuidados devem ser tomados e com muita atenção. O Pré–Natal é o nome dado ao tratamento médico feito desde a descoberta da gravidez até o dia do parto. Apesar de algumas mulheres não terem a preocupação de fazerem seu pré-natal completo e apenas alguns exames na gravidez, ele é extremamente importante para evitar que o bebê desenvolva algum tipo de distúrbio.

Então você está grávida ou pensando em engravida, mas ainda não conhece nada sobre os exames a serem feitos na gravidez, ou seu pré – natal, vamos explicar um pouco de cada para que você não deixe de fazer nenhum ou tenha medo causado por alguma dúvida boba.

Exames na Gravidez

Exames necessários na gravidez para garantir uma gestação saudável

1º TRIMESTRE

Esses são os tipos exames mais importantes e necessários, pois é aqui que você saberá tudo o que precisa para manter – se saudável até o nono mês de gestação.

4 Exames de Sangue

Esses quatro exames são importantes para medir algumas taxas que são alteradas na gravidez. São eles:

Hemograma Completo

No hemograma completo o tratamento é feito para saber o nível de sangue em circulação no corpo da grávida. Quando uma mulher engravida, o volume de sangue no corpo muda e pode causar uma anemia. Para evitar esse problema o hemograma é feito.

Glicemia

O exame de glicemia é indicado para saber o nível do açúcar no sangue. Como durante a gestação a mulher produz um nível maior de insulina para alimentar-se e também ao seu bebê, ela pode desenvolver o que é chamado de diabete gestacional.

Tipagem Sanguínea

O exame da tipagem sanguínea serve para identificar o tipo de sangue e o fator Rh da gestante.

Sorologia

O exame da sorologia é importante para detectar doenças que podem ser transmitidas da mãe para o bebê como HIV, toxoplasmose, hepatite, rubéola entre outras. Confira agora os tipos de exames de sorologia:

Coleta de Urina

O exame de urina é solicitado para diagnosticar algum tipo de infecção que possa atrapalhar o parto ou até mesmo antecipar o mesmo. O primeiro e feito no início da gravidez porém durante os nove meses outros exames de urina serão feitos.

Coleta de Fezes

Esse exame é feito para identificar algum tipo de parasita ou protozoário pois eles podem provocar algum tipo de anemia durante a gestação.

Papanicolau

Esse exame deve ser feito por qualquer mulher mesmo não estando grávida. Ele faz testes com as células do colo do útero para detectar a chance de desenvolvimento de câncer.

Ultrassom

Esse exame é o que vai atestar a vida do bebê. É um acompanhamento feito para a vida gestacional do feto, os batimentos cardíacos e a localização da gravidez.

2º TRIMESTRE

Ultrassom Morfológico

É praticamente o mesmo ultrassom feito nas primeiras semanas. A diferença é que nesse, serão feitas avaliações para saber da formação morfológica do bebê como o cérebro, os órgãos e o coração. São medidas nesse teste, a cabeça e o fêmur da criança para saber se seu desenvolvimento está acontecendo normalmente.

3º TRIMESTRE

Ultrassom Doppler

Esse é talvez um dos mais emocionantes exames feito na gestação pois é através dele que a futura mamãe terá imagens do seu bebê já com sua formação praticamente completa. Nesse exame é testado também a quantidade de líquido amniótico e a maturidade da placenta, assim como o peso do feto para saber se ele está recebendo os nutrientes corretamente. Ele pode ser feito mais de uma vez nesse período para um melhor acompanhamento do ultimo trimestre de gravidez.

Coleta de material

Como o nome já diz é uma coleta de material feita pelo médico retirando material da vagina com uma espátula e testado para saber se existe a presença de algum streptococcus que pode causar algum tipo de infecção ao recém nascido.

Aferição da Pressão

Apesar de ser feita em todas as consultas do pré natal, essas últimas aferições são importantes pois a pressão arterial tende a aumentar um pouco mais nas últimas semana de gravidez. O cuidado com a pressão arterial dá-se pelo fato de evitar a pré – eclampsia ou a eclampsia.

Sabendo então desses cuidados e exames e da sua importância para a gravidez, não deixe de fazer nenhum deles para evitar que algum tipo de problema seja passado para o seu bebê. Deve-se realizar todos os tipos de testes e avaliações possíveis na gestação para garantir que você tenha um filho com saúde e uma gravidez sem riscos.

11 comentários

  1. mamae

    valeu pelas dicas de exames para gestação, essa informação foi bastante util para mim! obrigada

  2. Janaina

    me ajudou muito a aprender os exames para gravidas, estou de 1 mes.

  3. Eliza

    Excelente o artigo, muito obrigado pela orientação. É muito importante manter-se atualizado com os exames para o bebê nascer saudável

  4. laura

    eu fiz todas as avaliações possíveis na minha gravidez, onde acompanhei o resultado de cada exame com muita cautela… tive uma gestação muito saudavel e meu filho nasceu sem problema algum. É muito importante as mamaes se atentarem a esses exames clínicos para que ocorra tudo bem lá na frente.

  5. biahhh

    gente eu transei com o cara e ele colocou sem camisinhha mais foi muito rapido sera qtenho chance de engravidar

    • Jane

      Não importa se foi rapido ou não, se teve ejaculação existe muita chance de voce estar gravida

  6. Ludmila

    Adorei esse artigo mostrando todos exames a serem feitos no periodo de gestação, tenho tido muito cuidado com cada exame

  7. Jane

    Nossa ótimo artigo com todos exames necessários, adorei essa página!

  8. Daiane

    Oi meninas estou com uma dúvida no dia 25/12/12 fiquei menstruada e no mês de janeiro no dia 18 tive um pequeno sangramento de 4 dias que mais parecia fim de menstruação (uma sujeira marrom) como na noite anterior fiquei nervosa(quando fico nervosa meu ciclo se antecipa) achei que depois viria normalmente porem não veio e nem tive cólicas tenho tido mta dor de cabeça (o que é dificil eu sentir) e tonturas achei que poderia estar grávida pois estou tentando a dois anos e há 7 meses atras sofri um aborto no dia 25/01 fui ao médico e fiz exame de urina e betahcg só que deu negativo até agora não menstruei e as vezes me sinto estranha existe a possibilidade de um betahcg dar errado ? ou estou ficando louca?????

  9. giovanna

    vicher que mulher doida

  10. Mione

    Gente to com seios doloridos e escuro,colicas,
    Gastura a uns 8 dias mais hoje dia 06/11/2013
    Veio um pouco de sangue e agora so uma borra.
    Fiz o teste de farmacia a uns 3 dias atras e deu negativo
    Me ajudem nao sei mais o que pensar.

Comente!




*Campos obrigatórios