Esterilização de Mamadeiras

Saiba como esterilizar as mamadeiras do seu filho

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

Ainda que a indicação de dar mamadeira aos bebês seja rara, ela está presente para quase todas as famílias. Apesar dos males que o uso contínuo das mamadeiras pode trazer, elas são muito populares, portanto é imprescindível que esses utensílios estejam bem limpos, pelo bem da saúde do bebê. Para saber como fazer a higiene, veja as dicas a seguir.

mamadeiras

A esterilização dos utensílios do bebê é essencial para prevenir doenças.

Quando e por que devo esterilizar as mamadeiras?

Pelo menos até os 3 meses de idade, as mamadeiras e seus bicos devem ser esterilizados antes do primeiro uso e, depois, toda vez que o bebê for utilizá-la novamente. Isso é importante, pois bactérias se acumulam facilmente e o sistema de defesa do organismo do bebê ainda é bem frágil, o que torna qualquer criança bem mais suscetível a doenças e infecções. É por isso que bebês ficam doentes muito mais facilmente, porque estão tendo o primeiro contato com vírus e bactérias que vão ajudá-lo a formar seu sistema imunológico em conjunto com o leite materno.

Mesmo que esse primeiro contato com essas bactérias e vírus seja importante para fortalecer suas defesas, não se deve deixar de tomar cuidados com relação à higiene, pois a falta desses cuidados pode levar a doenças que, se agravadas, trarão grandes perigos e consequências.

Esterilizadores de microondas são bem práticos, mas os preços variam.

Esterilizadores elétricos são bem práticos, mas os preços podem ser salgados.

Como devo esterilizar as mamadeiras e chupetas do meu filho?

Você pode adquirir um esterilizador a vapor elétrico, que geralmente é utilizado em hospitais. Ele agride menos os objetos, portanto faz com que sejam mais duráveis. A desvantagem desse aparelho é que ele ainda é um pouco caro.

Existe o esterilizador para micro-ondas, cujo preço varia. Geralmente é um recipiente em que se colocam os objetos a serem esterilizados com água, que depois será levado ao micro-ondas por um período de tempo que varia de 1 minuto e meio a 5 minutos, de acordo com as instruções do fabricante, que devem ser seguidas à risca para que a esterilização seja eficiente. Além dos recipientes feitos de um plástico resistente, existem também “sacos” para esterilização, e o procedimento ocorre da mesma forma, com os objetos e a água dentro do saco, e uma vantagem é que ele é muito prático e pode ser levado em viagens. Jamais se esqueça de levar em conta o tamanho do seu microondas na hora de adquirir um desses.

panela

Tanto panelas específicas quanto uma panela que você já tenha podem ser usadas para esterilizar mamadeiras — o importante é que sejam usada exclusivamente para isso.

Se você não quiser adquirir outro utensílio, você pode simplesmente ferver as mamadeiras e chupetas numa panela. Existem panelas específicas, mas uma panela limpa que seja utilizada somente com esta finalidade também serve..

Coloque nela as mamadeiras depois que a água começar a ferver e aguarde, pelo menos, dez minutos. Chupetas não devem ser fervidas mais do que 3 ou 4 minutos, para que não se interfira na durabilidade delas. Depois de apagar o fogo, retire os objetos de lá com uma pinça (que você também só utilizará para isso). Não utilize nada para secar os objetos, apenas coloque-os para escorrer num ambiente limpo, seco e coberto.

Quais são os riscos da falta de higiene nas chupetas e mamadeiras?

A má higienização ou esterilização de mamadeiras e chupetas pode causar, por exemplo, diarreias, sapinho e infecções do sistema digestivo.

Utilize um escorredor, mas não use nada para secar as mamadeiras, isso pode anular a esterilização.

Utilize um escorredor, mas não use nada para secar as mamadeiras, isso pode anular a esterilização.

Lembrar

O leite materno é o alimento mais importante e exclusivo até os 6 meses. O indicado é que o bebê mame até os dois anos e que bicos artificiais sejam oferecidos a ele com a menor frequência possível. Além disso, esses bicos podem atrapalhar tanto a fala quanto a respiração.

Comente!




*Campos obrigatórios