Dores Nas Costas Na Gravidez

Saiba quais são os motivos e como evitar

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Gestação, Problemas

Uma gravidez traz consigo uma lista de sintomas, e um deles pode ocorrer por vários de motivos, mas mais da metade das mulheres o sente durante a gestação: dor nas costas.

Durante todo o período de gravidez a mulher passa por uma série de sintomas e sinais não muito agradáveis em suas alterações corporais, mas as dores nas costas chegam a momentos que realmente incomodam bastante. Vamos falar nesse artigo um pouco sobre esse problema e maneiras de evita-los.

Dores nas costas na Gravidez

Por que tenho dor nas costas ou por que ela aumenta na gestação?

Conforme o feto cresce dentro do útero, os músculos do abdome enfraquecem e o seu centro de gravidade (o lugar onde estão concentradas as forças de atração da gravidade no seu corpo e te dá equilíbrio para ficar em pé) muda de lugar. Isso altera sua postura e resulta numa da lordose — é quando sua coluna se curva demais para dentro (ou para frente). Isso pode desgastar suas vértebras e causar maiores danos, portanto deve ser tratada e/ou prevenida.

Outra causa podem ser as mudanças hormonais decorrentes da gestação: a influência dos hormônios pode relaxar os ligamentos da sua coluna ao atuar sobre as articulações, fazendo com que ela se sobrecarregue. Essa dor é geralmente mais comum ao final da gravidez e pode permanecer após o nascimento do bebê, mas deve ser extinguir em pouco tempo.

Pode-se procurar especialistas e exercícios para aliviar ou prevenir a dor nas costas.

Pode-se procurar especialistas e exercícios para aliviar ou prevenir a dor nas costas.

Existe mais de um tipo de dor nas costas?

Sim. A dor  nas costas é bem comum e quem não está grávida também a sente caso possua uma postura inadequada, o costume de carregar peso incorretamente, ficar de pé por muito tempo, lesões ou algum tipo de problema muscular.

Algumas pessoas podem apresentar problemas no nervo ciático, grávidas ou não, por ele estar inflamado ou sob pressão. Se você está grávida e com dor no ciático, veja se essa dor piora em alguma posição e tente evitá-la. Se não ajudar, procure seu médico.

Há a dor pélvica, concentrada na região do púbis (bacia). É uma consequência da gestação por conta de hormônios como a relaxina que, pra ajudar a passagem do bebê, relaxa os ligamentos da pelve e outras articulações, que são pressionadas. Ela deve ser tratada com um especialista, que pode orientar com exercícios e acessórios para evitar essa dor.

E há as dores de contração. Se a sua gestação ainda não passou da 37ª semana e você sente dores fortes nas costas vindo em ondas, verifique se existe alguma periodicidade entre elas e procure um médico.

Melhores posições aliviam a dor nas costas. Prefira deitar de lado com um travesseiro entre as pernas.

Melhores posições aliviam a dor nas costas. Prefira dormir de lado com um travesseiro entre as pernas.

Como posso prevenir ou evitar as dores nas costas durante a gravidez?

  • Evite esforços que possam intensificar a dor, como empurrar móveis ou até carrinhos de supermercado cheios;
  • Procure utilizar uma postura correta: sente-se com os pés bem apoiados no chão e as costas eretas e tente não curvar-se para frente ao ficar de pé por causa do peso da sua barriga;
  • Prefira dormir de lado, utilizando sob a cabeça um travesseiro baixo e outro entre as pernas. Caso necessite dormir de barriga para cima, tente ficar com os joelhos flexionados e colocar algum apoio como toalha ou travesseiro nas costas na altura da cintura;
  • Ao alcançar algo no chão, jamais curve-se: agache-se e suba com as costas retas;
  • Evite usar salto alto;
  • Procure indicações de exercícios que você possa realizar, caso queira, como caminhadas, Ioga, Pilates (de preferência com profissionais que costumam lidar com grávidas) e os de Kegel.

Vídeos

Confira alguns vídeos bem legais para as mamães mostrando como previnir as dores nas costas.

Dores Nas Costas Na Gravidez
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,33 de 5 com base em 6 votos)

Loading...


7 comentários

  1. Bruna Ribeiro

    Ah isso incomoda demais, ta louco, eu no meu primeiro filho tive dores insuportáveis, parecia que tinha um caminhão em cima das minhas costas

  2. Laís

    Adorei as recomendações, tenho sentido poucas dores não está em caso grave, mas é bom se prevenir.

  3. Elenice

    Tenho sérios problemas de postura, quando sento não consigo ficar sentada reta parece que tem algo que me empurra pra baixo, meu marido fica tentando me consertar toda vez rs

  4. Nayara

    Fica a dica, vou fazer isso porq as dores nas costas são de mais, que as vezes choro de dor…

  5. Anônimo

    Eu amei essa p

  6. Quero dormir

    Ai nem me fala de dor na lombar, passei por situa

  7. Minhas dores

    Puxa vida nem me fala de dor na lombar, passei por situa

Comente!




*Campos obrigatórios