DIU – Dispositivo Intrauterino

Conheça tudo sobre o método contraceptivo DIU (Dispositivo Intrauterino) e faça dele uma opção se pretende evitar uma gravidez com uma boa eficácia.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

Existe hoje uma diversidade de método contraceptivo para as mulheres. São camisinhas, pílulas anticoncepcionais, cirurgias entre outros. Existe uma discussão eterna sobre qual desses é o método mais eficaz para as mulheres e as opiniões são sempre divididas.

Mas vamos aqui discutir um pouco sobre o Dispositivo Intrauterino, ou o DIU, como é mais conhecido. Se você é mulher e busca informações sobre esse método ou se já tem e quer entender melhor como funciona, vamos tirar todas as suas dúvidas. Por muitos, esse é considerado o método contraceptivo mais eficaz atualmente.

DIU (Dispositivo Intrauterino)

DIU (Dispositivo Intrauterino) – Ajuda a Evitar Gravidez

O que é DIU?

O DIU ou SIU (sistema intrauterino) é um dispositivo feito de polietileno e recoberto por com cobre ou bário. O formato mais comum é em T mas você pode encontrá-lo em diversos outros formatos. Ele é implantado na região uterina da mulher através de uma pequena cirurgia, mais precisamente no diafragma. A cirurgia para implantação dura alguns poucos minutos e só precisa de anestesia local.

Muitas mulheres escolhem esse método por ser eficaz e prático e também é reversível. Portanto quando você desejar engravidar pode retirá-lo tranquilamente com um processo cirúrgico tão simples quanto o de colocar o dispositivo.

Existem diversos mitos que falam sobre esse dispositivo ser um DIU abortivo. Na verdade, como vocês vão entender mais abaixo, ele impede a fecundação do óvulo e em alguns casos a mulher tem sangramento, porém ele não é um método propriamente abortivo por não causar isso já que é considerado aborto a retirada de um embrião já fecundado e em reprodução.

Como funciona?

Ele faz com que o endométrio interrompa os espermatozoides, evitando dessa forma que ele fecunde. Se mesmo assim o óvulo for fecundado, o DIU evita que ele se fixe e gere uma gravidez.

Como DIU implantado, a mulher não precisa fazer uso de outros métodos contraceptivos como pílulas e camisinhas. Ele é bem eficiente e a chance de gravidez com esse dispositivo são as mínimas possíveis. Os casos de gravidez que já aconteceram, as mulheres estavam com o prazo de troca do dispositivo vencida ou bem próximas disso acontecer.

A maior eficácia dele vai até os 4 anos. Após esse período ele ainda protege cerca de 97% as mulheres de ovularem em até os 10 anos depois de colocado.

Tipos de DIU

Existem alguns tipos de DIU encontrados no mercado e que você receberá a indicação de qual é o melhor para você. Existe o DIU com cobre que é feito de plástico e envolto de anéis de cobre. Você encontra ainda o DIU que libera hormônios, também de plástico e envolvo por uma cápsula que libera hormônios de acordo com a necessidade do organismo. Tem também o DIU inerte, esse dispositivo não é mais implantado portanto algumas mulheres ainda fazem uso pois já tinham feito antes.

Preço

O preço de um DIU vai variar do tipo. Ele custa em média de 70 a 100 reais fora o valor cobrado para ser implantado que vai depender do médico, mas pode chegar a 600 reais. O mais conhecido desses sistemas é o Mirena e você pode verificar com seu médico a possibilidade de inserção de método.

15 comentários

  1. Elisa

    Muito legal o artigo, me ajudou, estou pensando em usar o DIU

    • juliete

      ola eu uso diu a 3 anos e estou querendo tira uso o de cobre no começo achava ele bom mas agora esta aumentando a mestruação as vezes fica ate 21 dias mestruada e ruim ou seja e péssimo já tenho 2 filhos e decidir por pra evitar uma gravider inesperada .mas agora quero retiralo fui no medico dia 12/9/2012mas ele pediu pra mim esperar mas um pouco pra ver se a mestruação vai descer pra ele tirar o dil ele suspeitou que posso esta gravida mas fiz o teste da farmácia o grav test e deu negativo mas sinto tremedeira e as vezes sinto que parese que tem algo na barriga que mexe dar uma tremidinha de vez enquando do esperando a mestruação e pra vir dia 20 desse mês vamos ver nem no que vai dar se não vir vou la no medico de novo tenho medo sei que e complicado engravidar com dil mas e isso eu não uso mas dil depois que tirar esse aqui acabou deus mim livre e ruim de mais sem falar que tava com dor no baixi frente esses dias um mês vem outro atrasa affs e ruim

  2. Marilia

    nossa me interessei demais em usar o diu, vou no ginecologista para ver se posso colocar

  3. marcia

    pretendo usar esse método assim que eu ganhar me filho,mas estou um pouco preocupada nunca usei tenho med de ter algum problemamas vou me informar sobr todos as vantagens que ele tem.

    • fernanda

      eu vou por o diu mas é pelo sus e não vai com nestesia é correto

  4. franciane

    oi me ajuda no dia 15/11/2012 minha mestruacao veio so que começei a sentir farias mudancas como peito grande cansaço e tudo mas uso DIU fui no medico e so me pediro exame de urina mas chegando em casa fiz o teste de ferver e do colro e os dois deu sinal de positivo. antes disso fui no 24h e me derro 3 remedio para tomar se eu estiver gravida pode prejudicar ?

    • renata

      qual foi o resultado franciane positivo uo negadivo

    • juliete

      oi Franciane estou na mesma situação sua kkk meu seios esta dolorido doe ate se encostar sinto uma trImidinHA NA BARRIGA AS VEZES MAS QUANDO ESTOU DEITADA E UM ENJOUS AS VEZES SABE MAS FIÇO O GRAVE TEST DA FARMACA DEU NEGATIVO …..USO O DIU DE COBRE A 3 ANOS .E VOÇE OQUE DEU ESTA MESMO GRAVIDA ?

  5. renata

    eu tenho o diu a seis meses e a minha medica esta com suspeita que eu possa esta gravida 40 dias

  6. jaqueline

    Olá,eu tenho o diu ha um ano,e pretendo engravidar de uma menina,como faço?

  7. maria do ceu santos

    eu uzo o diu a 4 anos e ultimamente todas as vezes que eu vou ter relaçao eu nao aguento de tanta dor e o meu marido tambem ja fui ao medico e ele fala que o diu esta no lugar serto e eu nao entendo por que esas dores e incomodos por favor eu presizo rezolver esse poblema por que eu nao quero ter mais filho e remedio eu passo muito mal

  8. Micaeli

    Bom dia, uso o DIU a 3 anos, eu sempre sinto esta tremidas, as vezes enjou, mas sempre faço teste e sempre dar negativo, moro de medo de engravidar com o DIU, pois sei que a gestaçao pode nao ir pra frente, pois ja coloqui o mesmo, por ter dificuldade de segura a gestaçao, enta foi a soluçao depois de 2 aborto expontaneio e so uma gestaçao concluida entao, OUSO MUITO FALAR QUE O DIU E UM SISTEMA ABORTIVO, penso todo mes aborto um bb…Duvidas de mais acho q vou tirar. abraços

  9. erics

    O diu desregula a menstruação gostaria de saber

  10. fernanda

    oi coloquei o diu a dois dias e estou tranquila nao sinto nada,sei q e recente mas dou noticias abraços

  11. thainara

    eu gostaria de saber com quantos anos pode colocar o diu.

Comente!




*Campos obrigatórios