Dicas Para Engravidar

Veja o que fazer para que o sonho da maternidade se realize mais rápido

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dicas

Chega o momento em que a mulher quer ser mãe: o desejo de engravidar, muitas vezes adiado por conta de inúmeros fatores, parece fácil de ser realizado – é só ter relações sem proteção e no período certo. Porém, para muitos casais, o sonho de ver o resultado positivo do teste de gravidez demora a se concretizar. São várias tentativas e nada: para a mulher é um misto de tristeza e frustração toda vez que a menstruação dá as caras.

Dicas para Engravidar

Conheça algumas dicas e recomendações que podem ajudar a engravidar mais rapidamente

É muito comum ouvirmos casos de mulheres que estão há muito tempo tentando engravidar e não conseguem. Entretanto, antes de procurar um tratamento de fertilidade, você já parou para pensar se está fazendo tudo certo? Acompanhe abaixo algumas dicas que podem ajudá-la a engravidar:

Entendendo a concepção

Primeiramente, vamos explicar o que deve acontecer para que a mulher engravide: na relação sexual, o homem libera os espermatozoides e, para que ocorra a concepção, é preciso que um deles encontre o óvulo. Por isso, é necessário que a mulher realize as tentativas no período fértil, ou seja, nos dias mais prováveis em que estará ovulando (quando seus ovários liberam o óvulo).

Período fértil

Mas você sabe como calcular o período fértil? É muito simples: normalmente, as mulheres com ciclos regulados, de 28 dias, ovulam 14 dias depois do primeiro dia da menstruação. Então, se você começou a menstruar no dia 3 de janeiro, por exemplo, é provável que estará ovulando perto do dia 17 de janeiro. Como o óvulo pode ser liberado alguns dias antes ou alguns dias depois dessa data, chamamos de período fértil o intervalo entre três dias antes e três dias depois da provável data da ovulação. Nesse caso, o período fértil seria entre os dias 14 e 20 de janeiro.

Para as mulheres com ciclos irregulares, a recomendação é que ocorra um acompanhamento dos últimos seis ciclos menstruais, para que seja possível calcular, em média, quantos dias tem o seu ciclo e assim saber qual a provável data da ovulação.

Assim, as mulheres que tentam engravidar precisam ter relações sexuais nos dias do período fértil. Para não se perder, a dica é marcar no calendário o primeiro dia da menstruação e os dias do período fértil. Saiba que a concepção pode acontecer mesmo que a mulher não esteja ovulando no dia que teve relação. Isso porque o espermatozoide pode sobreviver até 72 horas no corpo feminino, com chances de encontrar o óvulo.

Então, é muito importante a mulher conhecer seu corpo e seu ciclo menstrual, entendendo como o corpo responde a cada fase dele.
Muco cervical

Além de estar no período fértil, a mulher pode analisar seu muco cervical para saber se está ovulando: quando o muco tem o aspecto de clara de ovo, ou seja, está bem elástico e transparente, quer dizer que logo a mulher irá ovular. Faça um teste tentando esticá-lo entre os dedos – se o muco não se rompe quer dizer que a mulher está perto de ovular. Quando a mulher está ovulando o muco muda, ficando com o aspecto de creme hidratante. O muco tem a função de deixar o canal vaginal lubrificado, facilitando a penetração e consequentemente a fecundação.

Testes de fecundação

Se você tem dúvidas quanto ao dia que está ovulando, pode utilizar os testes de ovulação, que são vendidos em farmácia: eles vêm com um bastão e a mulher utiliza a urina ou saliva (dependendo da marca) para saber se está liberando o óvulo.

Você pode também fazer uma verificação da temperatura corporal logo ao acordar, antes mesmo de sair da cama, sem fazer qualquer esforço. Quando se encerra a ovulação há um ligeiro aumento da temperatura.

Check-up médico

Se você está planejando ser mamãe, vá ao ginecologista e faça um check-up pré-gestacional, com exames de sangue, incluindo os hormonais, e até ultrassom transvaginal para ver como está o seu útero e ovários. Saiba que um problema na tireóide, por exemplo, pode trazer dificuldades para a mulher engravidar, portanto deve ser tratado.

Estando saudável vai ficar muito mais fácil engravidar. Caso o seu ciclo esteja desregulado, o médico pode solicitar exames específicos para se certificar de que você está ovulando. O médico certamente irá receitar ácido fólico, importante na gestação, já que o suplemento evita malformações no bebê. É importante tomar o ácido fólico pelo menos três meses antes de engravidar.
Peça para seu parceiro também fazer um check-up médico a fim de verificar se está tudo bem com sua saúde.

Ovulando normalmente

Se a mulher deseja engravidar deve suspender o uso de pílulas anticoncepcionais para que sua ovulação ocorra normalmente. Mas não se assuste se o ciclo ficar desregulado nos meses seguintes que parar de tomar. Isso pode acontecer com algumas mulheres. Tenha paciência, espere seu corpo voltar a ovular direitinho e invista nas tentativas para engravidar quando estiver no período fértil.
Quando o seu ciclo se regulariza, ou seja, a menstruação aparece quase sempre no mesmo dia do mês (podendo haver pequena variação) quer dizer que está ovulando normalmente.

Escute seu corpo

Engravidar é algo que já está programado para o corpo feminino e a natureza é bem sábia e também manda avisos quando é a hora certa para procriar: as chances de engravidar são maiores quando a mulher está com vontade de fazer sexo, se sente mais atraída pelo parceiro e quando ela sente orgasmo, já que facilita o “transporte” dos espermatozoides porque provoca a contração do canal vaginal e útero.

Então, muita atenção quando houver aumento da libido! No período fértil, a mulher também se sente mais sexy e bonita.

Facilite o caminho para os espermatozoides

Não utilize cremes vaginais ou lubrificantes se está tentando engravidar porque eles podem deixar a região vaginal com ph alterado, matando os espermatozoides. Caso queira usar algum lubrificante, procure por alguma marca indicada para quem está tentando engravidar.

Na Hora da Relação

O casal pode facilitar o encontro do óvulo com o espermatozoide: dê preferência para posições em que a penetração seja mais profunda e por mais tempo, até mesmo depois da ejaculação. Posições em que o homem fica por cima, como a conhecida “papai e mamãe”, também pode facilitar a fecundação. É bom evitar o sexo oral, porque a saliva pode conter substâncias que podem prejudicar os espermatozoides.

Os médicos aconselham a ter relações em dias alternados no período fértil, porque a ejaculação todos os dias diminui a quantidade de espermatozoides.

Depois da Relação

Depois ter relação sexual, é aconselhável que a mulher fique deitada na cama ou ainda coloque uma almofada para elevar o quadril e facilitar o transporte dos espermatozoides até o óvulo. Se conseguir, fique deitada com as pernas levemente inclinada por alguns minutinhos. Muitos médicos dizem que isso é mito, mas não custa nada tentar.
Tomar uma ducha ou fazer xixi logo depois da relação pode prejudicar a concepção.

Atenção aos intervalos

Caso você e seu parceiro estão há um longo período sem ter relações e resolvem começar as tentativas no período fértil, saiba que na primeira vez, por conta do acúmulo de sêmen, muitos espermatozoides podem estar mortos, então comece a contar como uma chance real de fecundação a partir da segunda tentativa.

Relaxe

Mulher relaxada na praia

Stress não combina com fertilidade: O momento é de relaxar

A vida é corrida: o trabalho, os cuidados com a casa e o trânsito deixam qualquer mulher maluca. Mas saiba que fertilidade não combina com estresse. Não adianta querer engravidar com a cabeça a mil. É importante relaxar! Para isso, separe um tempo só para você, deixando de lado o celular e computador: ouça uma música calma, faça um passeio no parque ou ainda pratique yoga, que trabalha a respiração, flexibilidade e meditação.

Ter uma boa noite de sono também contribui para te deixar mais tranquila. Então, deixe seu quarto bem confortável, escuro e silencioso e invista no seu sono.
Se está difícil relaxar e esquecer os problemas, não tome calmantes ou outros medicamentos. Em alguns casos, é importante procurar um psicólogo e começar uma terapia. Pense nisso!

Alimentação

Quando você resolve que quer ser mãe, precisa estar com o corpo saudável para que seja mais fácil engravidar e para que a gestação transcorra sem problemas. Para isso, é necessário adotar um novo estilo de vida, como uma alimentação completa e balanceada, com muitas frutas, verduras e legumes, fibras, laticínios, além de carnes magras, peixes e frutos do mar, para obter ferro, zinco, ômega 3 e vitamina B, que favorecem a fertilidade.

Evite alimentos industrializados, embutidos e muito gordurosos. Tome muita água, água de coco, sucos naturais e evite café, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Modere o sal e o açúcar.

Exercite-se

Realizar atividade física, além de deixar o corpo mais bonito, traz disposição e bem-estar, o que pode ajudar na hora de engravidar. Faça exercícios que lhe tragam prazer. Se não puder ir a uma academia ou clube, faça caminhadas. Uma dica é ter alguém para acompanhar, como o parceiro ou alguma amiga.

Controle a balança

Quando a mulher está com excesso de peso ou magra demais pode ter dificuldades para engravidar. Então, cuide da sua saúde.

Só evite fazer dietas radicais por conta própria porque você pode ficar com alguma deficiência nutricional, prejudicando a fertilidade. Se possível, procure um nutricionista.

Para as mais sensíveis

Outro sinal é o aumento da sensibilidade das mamas, que muitas mulheres sentem antes ou depois do momento da ovulação, tudo por conta das mudanças hormonais. Algumas mulheres chegam a sentir pequenas pontadas ou cólicas laterais quando o óvulo é liberado.

No período fértil, a mulher pode ficar com o paladar e olfato mais aguçados. Preste atenção se um prato lhe parecer mais saboroso ou se você conseguir sentir um aroma mesmo que não esteja tão forte.

Preparo do homem

O homem também pode dar uma forcinha para que a concepção ocorra. Para ter espermatozoides mais saudáveis, em maior quantidade, mais resistentes e com boa mobilidade, ele também deve se preparar: deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cortar o cigarro. Na alimentação, dê preferência a alimentos que contenham zinco, cálcio e ácido fólico.

É recomendado que o homem evite tomar banho muito quente ou fazer sauna porque o calor excessivo pode ser prejudicial ao sêmen. Usar roupas apertadas, andar de bicicleta ou ficar sentado com o notebook no colo também pode aumentar a temperatura do local e prejudicar os espermatozoides.

Cuidado com medicamentos

Alguns medicamentos, como antibióticos ou remédios para a acne podem interferir na fertilidade, por isso sempre fique atento a todo tipo de medicamento lendo a bula e consultando seu médico.

Idade da mulher

Depois dos 35 anos, a mulher pode ter mais dificuldades para engravidar, porque começa a ocorrer uma queda no número de óvulos. Mas é só haver acompanhamento médico, adotar um estilo de vida saudável e ter relações sexuais regularmente no período fértil para que o sonho de ser mãe se realize.

Segure a Ansiedade

Ansiedade para Engravidar

A ansiedade pode atrapalhar quando você está tentando engravidar

Muitas mulheres sonham com a maternidade e, por isso, não conseguem segurar a ansiedade e acabam contando para todo mundo que estão nas tentativas. Porém, isso pode atrapalhar. As pessoas acabam perguntando sempre sobre isso e, caso você ainda não tenha engravidado, pode ficar muito triste com essa “cobrança”. Confidencie que você e seu parceiro estão nas tentativas somente para uma amiga ou familiar mais íntimo e próximo e deixe para contar para todo mundo depois de confirmada a gravidez nos exames.

Não Desista

Em muitos casos, mesmo que o homem e a mulher não tenham nenhum impedimento para que ocorra a concepção, pode demorar para que ela aconteça. Espere pelo menos 12 meses de tentativas (tendo relações no período fértil), caso queira fazer uma investigação mais apurada sobre a fertilidade do casal.
A dica é ter muita paciência, não se sentir pressionado pela família, amigos e outras pessoas próximas e continuar tentando. O importante é não ficar pensando só nisso: procure relaxar e ter relações também para ter prazer com seu parceiro e não apenas para ficar grávida.

Relações para Engravidar

O momento da relação deve ser aproveitado pelo casal com prazer sem ficar pensando em querer engravidar

Se o casal ficar muito estressado e fazendo sexo só de acordo com o calendário, tente ter relações quando realmente estiver com a libido em alta ou ainda inovando, tornando o momento mais apimentado. Dessa forma, quando você mesmo esperar, a menstruação irá atrasar e você vai se surpreender com o teste de gravidez positivo.

Infertilidade? Engravide Naturalmente

Muitas mulheres não conseguem engravidar, apesar de tentarem por diversas vezes sem sucesso. Existe toda uma cultura e métodos por trás de uma gravidez e muitas vezes por falharmos em algum momento ou não nos prepararmos corretamente acabamos não conseguindo realizar o sonho de ser mãe. Eu gostaria de recomendar um vídeo maravilhoso, e que me ajudou muito em minha jornada de se tornar mamãe, pertencente ao programa O Milagre da Gravidez. O vídeo de autoria da Lisa Olson conta os segredos para conseguir engravidar, onde ela foi diagnosticada como infértil e mesmo assim conseguiu dar a luz a 2 filhos, um aos 43 e outro aos 45 anos de idade.

*** Clique na Imagem Abaixo para Assistir o Maravilhoso Vídeo ***

O Milagre da Gravidez - Lisa Olson

Boa Sorte para as futuras mamães e que isso possa ser um divisor de água para vocês conseguirem engravidar naturalmente!

199 comentários

  1. carla

    eu queria muita ter filho mais ñ sei pq eu acha q ñ possou gravida só

  2. eva

    Ola ja tenho um casalinho mas estou a tentar o terceiro filho.

  3. Nina

    Estou a espera minha tpm ja esta atrasada não vejo a hora de ter a certeza.

    • Marcieli

      Oi eu estou na duvida! Qro mto engravidar. Tive varias relações sem preservativos com meu namorado,à um mes fiz um teste d gravids…deu ngativo,mais a medica dise p eu fazer outro uns 10 dias dpois,mais n fiz,akabo descendo minha menstruação bem atrazada,meu namorado dse q talvez posa estar. Vo fazer eses testes caseiros.qro um filho

  4. juliana

    queria saber, se quando para de sair aquela gosminha transparente. Isso quer dizer q n estou mais fertil? Tenho duvidas? Me ajudem.

  5. Marta

    Ola, minha mestruação veio no dia 10 de setembro de 2012 e foi embora no dia 12 ñ tinha nada. sera que posso esta gravida, estou anciosa de mais…. estou tentando a 3 meses e nada ate agora.!

  6. lio

    estou tentando engravidar mas suas dicas vao mim ajudar mais. obrigado

  7. Cleo

    Sou louk pra ter uma prinsesinha(o)mas nao consigo

    • aline

      eu queria muito ter um bebe.mas ta sendo dificil.mas deus quiser eu vou ter um anjinho comigo;

  8. laura

    Parei de tomar remedio a 7 meses, mas ainda nao consegui engravidar. Estou triste ja. :(

    • lane

      Estou na mesma situação!

    • amigail

      as vezes linda o tipo de remedio que vc usa pode atrapalhar quando voce quezer engravidar,mas isso nao significa que vc ficou esteril e que seu corpo no comeco custou se adaptar com o remedio mais agora e ao contrario foi o remedio que se adptou ao seu corpo mesmo que vc nao esteja tomando espere mais um tempo assim o remedio vai perde o efeito e quando voce menos esperar voce vai aparecer gravida resumindo espere que o remedio perca o efeito

    • gabriela

      olá boa tarde tbem nao consigo engravida já tentei varias vezes até que um dia pensei que estva gravida. que minha mestruação ficou inregulada venho 3 depois foi embora passo e depois venho dinovo no mesmo meu e ficou 2 dias ai fiquei ansiosa mais depois vou emborra dinovo . e depois venho e ficou direito

  9. michelle

    estou tentando engravidar, minha mestruação mês passado veio dia 19 até 22 e este mês de setembro veio dia 20(ontem), qual o melhor dia para engravidar?

  10. Bruna Garcia

    Oie, Fiquei na TPM no dia 25/08 com 5 dias normais. Depois dia 12/09 veio novamente só que foram 3 dias e passou. Eu não estou tomando nenhum tipo de método contraceptivo. Posso estar gravida ? Esse sangramento fora de data pode ser sinal de gravidez. Pois deu em torno de 15 dias e pelas minhas contas não poderia ter vindo nesta data.

    Bjs

  11. tamyy

    oi minha menstruação veio muito escura tipo borra de café e só veio por 3 dias sendo que normalmente fico de cinco a seis dias. posso estar gravida ??

  12. maia

    estou tentando a 1 ano e ainda não consequir o que devo fazer quero muito te outro filho pois o meu 1 já tem 6anos agora quero e não consego

  13. Paula

    estava tomando a pilula mais parei faz dois meses e não consigo engravidar

  14. juliana

    estou tentedo em gravida a 4 anos ja perdi dois.um foi aborto espotsnio e outro fico nas tropas.so tenho uma agora.tenho fe em DEUS que vou consequir ter o meu filho. e vcs que ta tentado poi DEUS na frete desse assunto e espera que vem.obrigado

  15. aline

    tenho 4 anos de casada ,mas n consigo engravidar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • sueli

      eu també tõ casada há 4 anos e não consigo engravidar,já fiz até tratamento e nada ,tem mais o menos uns 2,5 meses ,que terminei o tratamento,o médico disse que eu sou toda normal e até hoje nada,eu estou pensando em fazer a histerosalpingografia,preciso de ajuda alguem pode me ajudar tenho 30 anos e sou louca pra ser mãe………..

      • LU

        Talvez o problema possa ser com o seu esposo, vcs já pensaram nisso? Consulte um médico e veja a opinião dele… abraços, e boa sorte!

      • mary

        ola estou tentando a 4 anos e nada já fiz a histerossalpingografia e nada todos os meus exames e todos do meu marido deram normais. alguem pode mim ajudar

        • josi

          Mary,tenha fé em Deus que uma hora vc consegue,somente Deus pode te ajudar mais ninguém,boa sorte e que Deus te abençõe com essa tão sonhado sonho…

      • lane

        fiz este exame é muito dolorido só recomendo p quem deseja muito a gravidez e já fez todos o exames inclusive seu parceiro e ñ teve resultados!

    • Ana Paula

      DEUS PODE TUDO!!!!!!!!!!!

  16. Josileide

    Eu queria engravida mai nao cosingo..

    • Lili

      eu tambem amiga tenho 4 anos que tento engravidar e ate agora nada,estou tomando indux para ovular,ai quem sabe,estou muito ansiosa,nao vejo A hora de ter em meu braços meu bebe que tanto sonho.

    • Jessica maia

      Quero muito ser mae!!estou ficando muito anciosa

  17. Josileide

    E muito este teste de gravideis em muito bom….

  18. Barbara Pacheco

    Meninas fique calmas tudo no tempo de Deus .
    Vai dar tudo certo em nome de Jesus, vou esta orando por vcs tenhao fe bjss.

  19. PaulA

    eu fui ao medico fisso exame e deu um probleminha estou com micropolicistico no utero isso e serio?sera que com tratamento eu consigo engravidar ainda esse ano faz 5 dias que estou tomando os remedio que o meu ginecologista passou :me ajudem tenho 18anos sou casada a.um ano

    • LAURA

      NA MINHA OPINIAO VC TA MUITO NOVA AINDA PRA TER FILHOS, EU TENHO 22 SOU CASADA A 6 ANOS E AINDA NEM TENHO PLANOS

      • Suzete

        A idade não tem nada a ver. Lá por sermos muito novas não quer dizer que não possamos ter qualquer problema em engravidar, e quanto mais cedo o descobrirmos melhor porque depois pode ser mais complicado. Muitas meninas so descobrem que tem dificuldades em engravidar depois que decidem realmente ter um filho ou seja, muitas so descobrem para cima dos 25 e se for acima dos 30 já fica muito mais dificil por si so ter um bebe. Eu falo por experiencia propria. Tenho 19 anos, quase 20 e tento ter um bebe há um ano e 5 meses. meço a minha temperatura basal desde sempre por isso sei que ovulo e tenho relaçoes sempre dia sim dia nao, o maximo que fico sem é de 2 dias. E mesmo tendo relaçoes antes ou no dia da ovulação até agora não consegui nada. Já diz varios exames e até agora parece que está tudo normal. Meu namorado é que fuma muito e pode ser por causa disso, não sei. Proximo mês ele fara exames tambem.

  20. Emmilly

    Pooxaa , eeu soou doida pra seer mãae , esses diia fui a ginecologista ela passou um ovulo tipo uma creme pra mim por que eeu tava com escorrimento será que isso prejudica ?

  21. andressa nascimento

    Oi eu tomava anticoncepcional por 3 anos e parei ja faz 12 dias gostaria de saber se vai demorar muito para eu engravida nao tenho nem um problema e engravido rapido so gostaria de saber se o efeito do remedio vai demora para pessar e eu vou demorar para engravida??Obrigada pela atençao…

  22. Thaysa

    Olhaa… Eu ja fiquei sem mestruir 41 dias e nem por isso estou gravida! é normal atrazar

    • girlene costa

      ue estou louca para engravidar tomei pilulas,as 8anos e agora parei aos 2anos e ate agora nao engravidei,sera queé por causa do tempo do remedio.

      • Suzete

        Isso depende de cada pessoa, mas eu diria que secalhar não.. Tomei anti concecional só durante 2 anos e parei para tentar engravidar. 1 anoe 5 meses apos a paragem ainda não engravidei mas tenho amigas e inclusive uma cunhada, que tomou tambem a pilula o mesmo tempo que eu e em 2 meses conseguiu engravidar logo.

      • Taty

        Isso é relevante, tomei anticoncepcional varios anos e no segundo mês sem o contraceptivo engravidei.

  23. gessica

    oi,estou tentano engravidar ja tem 2 anos,ja fiz tratamento e nada.

    • maria luca

      se voce ficar somente pensando em ficar gravida, vc não consegue; vc tem q relaxar e esquecer enquanto menos esperar vc estará gravida.

    • Anônimo

      po tou tentando tbm mais mais nao consigo

  24. thais

    quero muito engravidar ja sou casada e meu marido adora criança ja tentei de tudo e nada agora to acompanhando certinho a tabelinha e vamos esperar espero que tudo deja certo

  25. Tamy

    - Oiii, há 2 anos atrás descobrir qe estava com micropolicisto no ovário direito, resolvi fazer uma ultrasson em julho de 2012 & descobrir qe meu ovário está limpinho. daí minha menstrução no mês de agosto e setembro veio certinho, só qe nesse mês ainda ela não veio será possível eu está grávida?, pois venho tentando faz muito tempo. tenho vontade de fazer o exame só que eu tenho medo de dar NEGATIVO ;(

  26. Maria Rosa

    eu já tenho11 meses que não tomo anti. e não consigo. gostaria tanto de ser mamãe. o que devo tomar???

  27. nina

    oi estou tentando engravidar a 8 meses mas ainda não consegui. minha menstruação chega sempre no dia 15 e este mês ainda não chegou ja tem 04 dias de atraso. será q posso esta grávida?

  28. lisi

    venho tentando engravidar mas nao consigo,quando tenho relaçoes com meu parceiro as vezes nao tenho orgasmo isso empede para engravidar?

  29. catu

    Quero engravidar faço tratamento com clomid faz 6 meses alguem pode me dizer se vou demorar?Obrigada

    • luisa dantas

      toma chá da casca do inhame e muito bom.

      • milena

        mais casca de inhame fica gravida?

  30. ana

    eu estou tentando a 4 anos tenho 8 de casada ja fui no medico é sempre a mesma coisa que ta tudo bem e ate agora nada tenho 33 anos não posso esperar 10 para engravidar nunca me passao nada pra toma estou pensando em tomar clomid por conta propria

Comente!




*Campos obrigatórios