Cuidados Com o Corpo Durante a Gravidez

Dicas e cuidados com o corpo da mulher grávida

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Gestação

O corpo de uma mulher grávida sofre tantas mudanças — um número suficiente pra deixá-la de cabelo em pé. Ganha de peso, mudança de vascularização, hormônios influenciando humor. E não é porque está grávida que deixou de se preocupar com sua estética: ao contrário. Uma mulher grávida precisa sentir-se bonita, pois está passando por alterações hormonais que abalam seu estado emocional, muito importante para os cuidados que ela deve tomar com sua saúde durante a gestação. Então vamos dar algumas dicas sobre os principais incômodos.

Hidratar a pele é essencial para evitar estrias. Pela sensibilidade da sua pele neste período, prefira produtos neutros.

Hidratar a pele é essencial para evitar estrias. Pela sensibilidade da sua pele neste período, prefira produtos neutros.

Pele e Estrias

A pele fica mais sensível por causa do aumento de hormônios e por ficar mais esticada. Estrias costumam surgir e se espalhar pelas regiões dos seios, da barriga e do bumbum. Para amenizar a sensibilidade e evitar as estrias, use filtro solar para não ganhar manchas e diminuir o risco de problemas de pele, evite banhos muito quentes, prefira roupas leves e de algodão e procure utilizar produtos mais neutros. Evite ganho excessivo de peso e passe hidratante pelo corpo duas vezes ao dia sem economizar.

Beba muita água. Por mais paradoxal que soe, quanto mais líquido você ingere, menos líquido você retém.

Beba muita água. Por mais paradoxal que soe, quanto mais líquido você ingere, menos líquido você retém.

Varizes e Inchaço

As varizes e o inchaço são consequência da maior circulação de sangue no seu corpo e aparecem pelo ganho de peso e pressão que o útero faz sobre os vasos. Com essa pressão, fica mais difícil para o sangue retornar ao tórax e às partes superiores do corpo, logo, há retenção de sangue nos vasos e a água desce para os tornozelos, causando inchaço. Para evitar ou atenuar, beba bastante água, se alimente bem e evite altas concentrações de sódio, faça exercícios como caminhada ou natação, procure elevar as pernas sempre que puder, evite deitar sobre o lado direito, onde fica a veia cava, para não pressioná-la e impedir a circulação, coloque meias elásticas ao acordar para impedir o acúmulo de sangue e a retenção de líquido nas pernas, evite ficar muito tempo de pé, cruzar as pernas e ganhar peso excessivo. É raro, mas algumas pessoas com varizes desenvolvem coágulos de sangue e às vezes um coágulo migra para os pulmões. Se você notar maior sensibilidade nas varizes, sentir taquicardia ou falta de ar repentina, procure seu médico o mais rápido possível.

Cuide da sua alimentação e, consequentemente, do seu peso.

Cuide da sua alimentação e, consequentemente, do seu peso.

Celulite

A celulite nada mais é que um acúmulo de um tipo de gordura e parece estar relacionada a hormônios femininos, então é natural que ela surja ou piore durante a puberdade e a gravidez. O ganho de peso também influencia nessa questão. Para atenuar, você pode receber uma drenagem linfática manual duas vezes por semana realizada por especialista. Também é recomendada a prática de exercícios que tonifiquem os músculos e uma alimentação saudável. Depois do parto, a amamentação já ajuda a voltar seu corpo ao normal, e você pode intensificar os exercícios ou procurar um tratamento com um dermatologista — tudo isso numa medida que respeite sua condição de gestante ou seu período pós-parto.

Cuide do seu bem estar e da sua autoestima.

Zele pelo seu bem estar físico e emocional, cultive sua autoestima.

Todas essas mudanças (entre outras mais) somadas a ideais de beleza inalcançáveis podem realmente abalar a autoestima de uma mulher, e isso ocorre mesmo com mulheres que não estão grávidas. Por isso, não se prenda a esses conceitos. Tome cuidados com sua saúde e isso se refletirá no seu exterior. Evitando salto alto, que aumenta risco de quedas e dores nas costas, vista-se como preferir — não é necessário abrir mão do seu estilo. Procure atividades relaxantes que elevem sua autoestima e melhorem seu humor, permita-se alguns mimos. Presenteie-se. Aprecie-se!

Cuidados Com o Corpo Durante a Gravidez
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,67 de 5 com base em 6 votos)

Loading...


7 comentários

  1. luana

    como saber se estou gravida porque faz muito tempo que nao desce pra mim queria muito saber estou em duvida

    • Raiza

      Você pode tentar o teste de farmácia ou até tentar uns testes caseiros que eu li nesse site (eu acho que foi nesse site) . Os testes caseiros são: Faça xixi num recipiente pequeno e adcione um pouco de cloro, se a urina mudar de cor “positivo”, se não mudar “negativo.
      Você pode tentar também esse teste: Em uma panela (que não esteja em uso, claro), coloque seu xixi e ponha para ferver, se ferver como água “negativo”, se ficar coalhado, ov algo parecido “positivo”.
      ‘Boa sorte! 🙂
      Espero ter ajudado.

  2. alicy

    minha menstruação desceu depois de alguns dias atrasada, mais veio diferente, ficou dois dias descendo fraca horas rosada horas amarronzada,então no terceiro dia logo de mãnha subiu, logo a tarde desceu de novo,a noite subiu no outro dia mesma coisa e depois subiu e não veio mais, meus seios está aparecendo veias verdes,minha aurea esta escura ao redor dos mamilos mais já fiz dois testes de farmacia eos sintomas não desaparecem, será que estou gravida ?

  3. Raiza

    Estou muito tensa. Tomo comprimido de evitar, mas houve uns dias que eu esqueci de tomá-los (no caso, eu sempre tomo à noite e quando esqueço, só lembro pela manhã quando acordo). Estou muito desconfiada de que eu possa estar grávida.
    Meu comprimido acabou ontem, no caso irei esperar 3 dias para que minha menstruação chegue, meu medo é que ela chegue e ainda assim eu esteja grávida pois, isso é comum sim, uma amiga minha estava grávida sem saber, mesmo grávida ela estava tomando o comprimido e sua menstruação continuava chegando normalmente. Espero que esse não seja o meu caso, vou esperar os 3 dias e se possível até 4 e depois volto aqui para dar notícias. Bye bye! (yn’

  4. Yara

    Oii.. Queria pedir uma opinião.. Estou me sentindo muito estranha ultimamente.. Sou casada e não tomo ac. Usamos preservativos, ultimamente. Estou com vontade exessiva de urinar, fome fora do normal, sono e prisão de ventre com bastante gases.. Sinto a parte de baixo do meu abdômen inchada, mais não sinto alterações no seios.. Sera q estou gravida?

    • Raiza

      Seria bom você fazer um teste de gravidez né, ou até ir à um médico.

  5. Raiza

    Oi gente, sou eu de novo…
    Graças a Deus eu não estava grávida, foi erro meu ter esquecido de tomar o anticoncepcional, mas nada de gravidez. A menstruação chegou \o

Comente!




*Campos obrigatórios