Como Usar o Cinto de Segurança na Gravidez

Conheça as principais recomendações para gestantes na utilização do cinto de segurança

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Gestação

Uma gravidez não é necessariamente motivo para deixar de fazer suas atividades rotineiras — como andar de carro ou dirigir. O cinto de segurança costuma provocar algumas dúvidas, mas realmente não existe razão para deixar de usar esse acessório importante. Como muitas mulheres têm receio de o cinto machucar o bebê ou de causar muito incômodo, indicamos aqui como deve se dar o uso do cinto.

como usar o cinto de seguranca durante a gravidez

Existe risco ao se usar o cinto de segurança?

Só existe risco de o cinto não for usado corretamente. O cinto de três pontos é o mais indicado entre todos e o que costuma ser utilizado em automóveis. Além dele, há também o subabdominal, mais comumente encontrado em ônibus e aviões ou no banco de trás dos carros.

Como devo colocar o cinto de segurança?

Tendo sempre a preferência pelo cinto de três pontos, o correto é que a faixa diagonal (ou faixa superior, ou ainda faixa pélvica) seja passada por sobre o ombro e depois entre os seios, sendo que depois essa faixa fique na lateral do abdômen e nunca sobre ele.

A faixa subabdominal também não deve ser colocada sobre a barriga, pois em caso de acidente ou freada muito brusca ele pode causar um impacto que pode ocasionar um problema ou até um descolamento da placenta.

cinto e a grávida

O cinto de três pontos é usado assim porque foi projetado para segurar o seu corpo onde ele é mais resistente: nos ossos. É por esse motivo que as faixas ficam sobre os ossos do quadril e sobre o esterno, que forma a caixa torácica. Para não se preocupar com o bebê, mantenha em mente que seus órgãos, ossos e o líquido amniótico formam uma barreira que o protege.

O que não devo fazer na hora de usar o cinto?

  • Como dito, não coloque nenhuma faixa do cinto sobre o abdômen;
  • Não passe a faixa diagonal por baixo do braço. Se ela estiver incomodando ou pegando no pescoço, ajuste o assento do automóvel;
  • Caso vá se sentar no banco de trás, prefira as laterais, que é onde ficam os cintos de três pontos;
  • Não se sente sobre a faixa subabdominal e utilize apenas a diagonal.

dirigindo grávida

E se eu estiver dirigindo?

O mais importante é que você esteja confortável e confiante para dirigir, sempre usando o cinto de segurança. Sempre que for guiar um carro, observe atentamente se você está em condições para isso. Se seu bebê está se mexendo muito, isso pode te distrair no trânsito, por exemplo. O inchaço nos pés, bem comum durante a gravidez, também pode te atrapalhar com os pedais, e por isso é recomendável que você prefira sapatos fechados ao invés de sandálias.

Depois de fazer todas essas observações, quando você estiver dirigindo, procure afastar o banco do motorista do volante o máximo possível, mas de forma que você ainda possa alcançar o volante e os pedais do carro de maneira confortável. Procure ficar a, pelo menos, 20 centímetros do painel, seu carro tendo airbag ou não.

Como Usar o Cinto de Segurança na Gravidez
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (5,00 de 5 com base em 6 votos)

Loading...


1 comentário

  1. Jessica

    Amei o artigo! Dicas simples mas que ajuram bastante, eu tava com alguns problemas em relação ao cinto de segurança, tão bom pesquisar na internet e encontrar exatamente o que você procura…muito obrigada pela ajuda, ja adicionei esse blog nos meus favoritos e compartilhei com meus contatos no facebook 🙂

Comente!




*Campos obrigatórios