Como Saber se o Leite é Suficiente

Dicas e informações sobre amamentação

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

É muito complicado saber se a quantidade ingerida pelo bebê foi suficiente, principalmente porque essa quantidade vai variar com o peso, idade ou outras necessidades de cada bebê, e essa é uma das maiores preocupações das mamães. O que vai contar realmente é a recomendação do médico, mas você pode verificar algumas dicas neste post para saber mais sobre o tempo da amamentação.

Como saber se meu bebê mamou o suficiente?

Perceba se o bebê está engolindo direitinho

Perceba se o bebê está engolindo direitinho

Nos primeiros dias de vida, é comum que os bebês pareçam bem sonolentos ou estar sempre com fome porque, de certa maneira, eles realmente estão, já que o leite é digerido muito rapidamente. A maior parte dos bebês recém-nascidos quer mamar por volta de 8 a 15 vezes por dia e depois de uma semana de vida esse número se estabiliza entre 6 e 8 vezes, por volta de três em três ou de quatro em quatro horas. O que pode melhor indicar a você se ele está mamando bem são os choros e o tempo que o bebê fica no peito.

Geralmente, depois de mamar bem os bebês ficam mais tranquilos. Você deve conseguir perceber se ele está engolindo líquido e depois das mamadas e os seios ficam mais macios. Na segunda semana de vida os pequenos costumam molhar de 6 a 8 fraldas por dia, e você pode verificar se a fralda está cheia comparando o peso de uma fralda seca e uma molhada, já que a urina normalmente é bem clarinha e sem odor. Nesse período as fezes costumam também clarear, antes disso são de amarelo-mostarda para tons amis escuros.

Como saber se ele não mamou o suficiente?

Os sinais de que seu filho não está mamando como deveria são:

  • Se os seios não parecem “vazios” depois da mamada;
  • Se o bebê faz pequenos grunhidos ou caretas enquanto mama, pois pode não estar conseguindo sugar ou pegar no seio direito;
  • Se o bebê não estiver ganhando o peso que perdeu durante o período na maternidade;
  • Se o bebê não chega a molhar 6 fraldas em 24 horas;
  • Se a pele do bebê continuar enrugada depois da primeira semana de vida;
  • Se depois de cinco dias do parto o bebê só fizer cocô em bolinhas ou não fizer cocô todos os dias;
  • Se o rostinho dele não estiver arredondado depois de 3 semanas.
Com o passar dos dias, observe o peso dele para saber se ele o está recuperando através do leite.

Com o passar dos dias, observe o peso dele para saber se ele o está recuperando através do leite.

E se eu estiver com baixa produção de leite? Como posso estimulá-la?

A realidade é que quanto mais o bebê mama, mais leite você produz. Se o seu bebê não está mamando o suficiente, verifique os sinais acima e esqueça a periodicidade de 4 em 4 horas e dê o seio sempre que ele pedir. Evite dar chupeta pra ele e beba bastante água. Se a sua urina estiver bem clara, você deve estar tomando água suficiente. Tente tirar leite entre as mamadas e guardar para dias em que ele estiver com muita fome, pois quando o seio está vazio, a produção é estimulada. Veja se ele está conseguindo uma boa pega no seio abocanhando a auréola inteira e peça dicas de especialistas da pediatria, da maternidade ou do banco de leite.

Se estiver havendo dificuldades, passe a horários de amamentação mais flexíveis.

Se estiver havendo dificuldades, passe a horários de amamentação mais flexíveis.

Os reais empecilhos se concentram em problemas físicos como cirurgia de redução dos seios ou quando um pedaço da placenta ainda está no útero, o que vai impedir a produção de leite. A não ser nesses casos, nem implantes de silicone necessariamente atrapalham, então procure um médico. Se você estiver com os mamilos rachados, vá ao médico assim que puder. Não use nenhum tipo de produto nessa área, apenas limpe com água e passe leite ao redor. Se tiver possibilidade, tomar um banho de sol ou de luz pode ajudar.

Como Saber se o Leite é Suficiente
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,82 de 5 com base em 11 votos)

Loading...


3 comentários

  1. Mara

    Achei otimo o artigo, muito bem explicado, obrigada

  2. Luiza

    Esse blog me ajudou bastante, otimo portal pras mamaes

  3. Anônimo

    Adorei as dicas site me ajudou bastante

Comente!




*Campos obrigatórios