Como Saber Se a Bolsa Rompeu?

Saiba como ter certeza de que chegou a hora

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dúvidas, Gestação

Durante as últimas semanas de gestação, a ansiedade cresce: está chegando a hora. Mesmo assim, nem todas as mulheres sabem dizer exatamente se estão tendo contrações ou entrando em trabalho de parto, muito menos dizer se a bolsa realmente se rompeu. Vamos discorrer aqui sobre as características desse momento.

Como ter certeza de que a bolsa rompeu?

Se a bolsa tiver rompido, tente não entrar em pânico.

Se a bolsa tiver rompido, tente não entrar em pânico.

O que mais dificulta em ter certeza sobre o rompimento da bolsa é a quantidade de líquido que varia. Pra algumas grávidas, é uma enxurrada, então elas não terão sombra de dúvida. Pra outras é um pouco menos de líquido, porque o bebê deve estar com a cabeça no colo do útero, impedindo a passagem dele. Independente da quantidade, nenhuma contraria a afirmação de que a sensação é a de fazer xixi na calça, mas sem nenhuma possibilidade de conseguir segurar. Algumas ainda afirmam que foi possível o som de um estouro, como com uma bexiga, mas abafado. Se você acordou com a calcinha úmida, pode ser xixi, suor, secreção vaginal ou tampão mucoso, que não é necessariamente líquido. Às vezes o líquido da bolsa fica gotejando um tempo, e como dito antes, não dá pra segurar. Para se certificar, você pode se deitar de lado e simular umas tossidas pra ver se escapa mais água. Se escapar, deve ser a bolsa. Outra coisa que ajuda a ter certeza é observar: o líquido amniótico é quase transparente e costuma ter cheiro de água sanitária. Se você não consegue saber se sua bolsa estourou, e não sabe qual é a procedência do líquido, procure um médico, assim podem testar o líquido pra saber se é amniótico ou não.

Por que a bolsa se rompe?

O bebê, durante a gestação, fica protegido por uma membrana no útero cheia de líquido amniótico que tem como objetivo proteger o bebê de infecções e lesões ou traumas. Essa membrana é a bolsa. Quando ela rasga, geralmente é porque chegou a hora de o bebê nascer, e o líquido sai pelo canal vaginal sem que a mulher consiga controlar.

A bolsa é uma membrana no útero que protege o feto de infecções e traumas.

A bolsa é uma membrana no útero que protege o feto de infecções e traumas.

Que cuidados tomar quando a bolsa estoura

Antes de qualquer coisa, não entre em desespero, pois estressar-se não irá ajudar. Se a bolsa estourou, use uma toalha ou absorvente, ainda que ele não vá dar conta, pois o médico vai precisar examinar o líquido, e vá para a maternidade. Depois do rompimento, o parto deve ocorrer em até por volta de 48 horas. Ainda assim, na maioria das mulheres, a bolsa só chega a estourar quando elas já estão em trabalho de parto. Verifique a cor do líquido. É normal sair alguma coloração amarelada ou um pouco de sangue, mas você precisará procurar um obstetra com mais urgência se verificar que junto com o líquido amniótico saiu alguma secreção de coloração escura ou esverdeada, pois pode significar um descolamento da placenta ou que há algum problema com o feto.

Depois que a bolsa estoura, algumas mulheres vão ao hospital e lá acabam ficando para ter o parto induzido se os médico acharam que pode haver complicações.

Depois que a bolsa estoura, algumas mulheres vão ao hospital e lá acabam ficando para ter o parto induzido se os médicos acharem que pode haver complicações.

Se você achar que a bolsa estourou ou que está vazando líquido amniótico e não se passaram 37ª semanas, procure seu obstetra imediatamente, mesmo que você não tenha certeza. O médico vai verificar se a bolsa e rompeu e, se tiver rompido, verificar a necessidade de se adiar o parto ou fazê-lo no momento para evitar infecções ou complicações. O parto pode ser adiado, pois o líquido continua sendo produzido pela placenta. No caso de adiamento, a gestante deverá permanecer em repouso, mas como o feto já não possui mais a membrana que o protege, dificilmente se aconselha esperar muito tempo.

6 comentários

  1. maria de lourdes porto kanyuk

    queria saber que cor ela e como e quando nao estoura mais sim sai no xix sei la

  2. gislaine

    a minha bolsa eu acho que estourou eu estava de pe e começou a molhar eu tentei segura mais eu nao consegui a cor era mais amarelada e nao tem cheiro nenhum hoje eu senti o cheiro que molho a minha calça e nao tem cheiro de nada nem de agua sanitaria saiu bastante agua e nao deu pra mim segura mais ate agora eu nao senti sai mais agua nao sera possivel sai toda agua e nao sai mais

  3. gardenia andrade

    EU CINTO ALGUNS SINTOMAS MAS AINDA NAO CERTEZA SE E GRAVIDEZ

  4. Rita Graciele

    Há dois dias venho perdendo um liquido. não consigo controlar, quando vejo já estou toda molhada. No entanto, eu não sei se e xixi ou não, no dia em que começou eu me dirigi ao hospital, e a única coisa que me afirmaram era que eu não estava tendo contrações. Estou com medo de que esteja algo errado com meu bebe, pois estou de 36 semanas recém. Alguem por favor me ajude e tire essa duvida de mim.

  5. rayza

    oi meu nome e rayza e estou com 40 semanas e cinco dias e estou semtindo muita dor no pé da bariga e descomfortante nao consigo dorme me uma dica o que devo fazer e meu primeiro filho e nao tenho ninguem que me ajude espero uma resposta anciosa .

  6. valdenice

    meu nome é valdenice,estou fazendo nove mezes dia vinte e seis.a uma semana sinto minha barriga dura e a nenem se mexe muito ao mexer doi demais ,estou fazendo xixi toda hora sinto dores no pé da barriga e nas costas como se fosse cólica mentruais o que será ?

Comente!




*Campos obrigatórios