Como Planejar o Quarto do Bebê

Veja dicas úteis para aperfeiçoar o espaço do seu bebê

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês, Gestação

Parece que é quando a decoração do quartinho e o enxoval estão prontos que se tem a certeza de que um bebê está pra chegar. É importante levar algumas coisas em conta e saber como lidar com aspectos como cores e espaço. O primordial consiste em: um berço, uma poltrona ou cadeira para amamentação, uma cômoda ou mesa de apoio ou bancada. Separamos aqui algumas dicas pra você que ainda está preparando o “ninho”.

Ventilação

Muitos se preocupam com o tamanho do cômodo, então antes de comprar os móveis, tire as medidas exatas, inclusive de janelas ou armários embutidos. Você pode escolher mais móveis de acordo com o tamanho do quarto, mas lembre-se de que um ambiente para crianças precisa ter facilidade para ser higienizado e é melhor que seja arejado.

Coloque o berço fora da corrente de ar e onde você possa vê-lo ao passar pela porta.

Coloque o berço fora da corrente de ar e onde você possa vê-lo ao passar pela porta.

Praticidade

Na hora de distribuir os móveis, prefira artigos resistentes e fáceis de limpar ou lavar. Verifique as posições das janelas e observe por onde passa a corrente de ar e coloque o berço fora dessa área, na direção contrária da porta, de maneira que você veja o bebê ao passar pelo corredor. Depois de posicionar o berço, distribua os outros móveis.

Para bebês bem pequenos, é melhor escolher berços que já venham com trocador e gavetas acoplados a ele, assim você não precisará de uma cômoda uma muito grande e vai sobrar espaço para outros móveis, como uma poltrona de amamentação. Esse tipo de berço é mais prático porque tudo o que você precisa fica próximo na hora de trocar o bebê, e você ainda terá a vantagem de comprar um artigo que vai durar até seu filho deixar de usar berço, porque alguns desses modelos podem ser transformados em escrivaninhas ou camas de solteiro ou minicama.

Um berço com trocador e gavetas acopladas dispensa uma cômoda muito grande.

Um berço com trocador e gavetas acopladas dispensa uma cômoda muito grande.

Tamanho e espaço

É bom observar se as gavetas da cômoda ou do berço possuem tamanhos variados e se são espaçosas o suficiente. Isso porque as menores roupinhas só vão durar alguns meses. Então, já que em algum tempo ele vai usar roupas que ocupam mais espaço, mantenha os bodies, fraldinhas de pano e itens menores nessas gavetas pequenas. Reservar uma gaveta para as fraldas também vai te poupar o trabalho de ter que reabastecer um porta-fraldas o tempo todo.

Se você tiver uma cômoda pequena, ao invés de colocar as coisas em cima dela, coloque umas prateleiras na parede para guardar coisas que você vá precisar durante a troca de fralda e remédios.

Trocadores removíveis também são uma alternativa para ocupar menos espaço.

Trocadores removíveis também são uma alternativa para ocupar menos espaço.

Se o quarto foi muito pequeno, você pode dar prioridade à cômoda e abrir mão da poltrona, já que pode amamentar em qualquer outro lugar da casa.

Uma mesa de apoio pode ser muito útil para colocar uma luminária, um copo d’água ou um relógio. Bichinhos de pelúcia podem ser lindos, mas acumulam pó e sujeira e também ocupam espaço, então tenha-os, mas não muitos. Se der para colocar uma mesa de apoio ou uma estante baixa, você terá espaço suficiente para as coisas que precisa e para livros, discos e bichinhos do seu bebê.

Poltrona de amamentar

Caso vá adquirir uma poltrona, escolha uma com material fácil de limpar. Tenha certeza de que ela vai se sujar com leite e golfadas, então precisa ser bem limpa para durar mais.

Pense que uma hora você não vai mais precisar dela, então escolha poucas cores ou uma cor só que você consiga reaproveitar em outro ambiente da casa. Se um pufe não vier junto com a poltrona, ele é outro item que pode acabar só servindo pra ocupar espaço, então você não precisa gastar dinheiro com um.

Quanto mais claro, menos cansativo e maior parece o ambiente.

Quanto mais claro, menos cansativo e maior parece o ambiente.

Decoração

Cortinas, bandôs e mosquiteiros: prefira tecidos leves e fáceis de lavar, como voile, algodão ou sarja. Para mosquiteiros, geralmente o usado é tule e os com muitos detalhes podem rasgar se lavados na máquina. Veja se o berço vem com vão. Se não vier, coloque um suporte no teto.

Cores: evite muitas cores fortes no ambiente. Cores chamativas demais podem ser cansativas para o bebê (e pra você) e cores claras dão a impressão de amplitude no cômodo. Prefira detalhes coloridos ao invés de paredes e móveis inteiros, ou pinte a parede da janela, assim fica mais sutil. Uma alternativa é o adesivo de parede, que você também pode usar nos armários e escolher o tema. Papeis de parede podem ser difíceis de trocar e danificar a parede na hora de tirar.

Se você tiver espaço para ter bichinhos,  lembre-se de que ter  muitos acumula pó e sujeira.

Se você tiver espaço para ter bichinhos, lembre-se de que ter muitos acumula pó e sujeira.

Kit de berço: geralmente vem com uma cabeceira e duas laterais para colocar no berço, um edredon e um trocador. Veja na loja como as peças ficam dentro do berço, e não foram como mostram nos catálogos, assim você poderá ver se um kit cheio de enfeites não vai acabar ficando escondido, sendo melhor optar pelos mais neutros ou básicos, deixando os itens com tema para o que é móvel no quarto. O trocador deve ser, pelo menos, dois dedos de espuma.

Como Planejar o Quarto do Bebê
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,86 de 5 com base em 14 votos)

Loading...


2 comentários

  1. rosangela leandro da silva

    Adorei as dicas

  2. Sarah Jhennyffer Lisboa

    estou gravida e ameei as dicas
    quero montar o quarto do meu filho todo branco

Comente!




*Campos obrigatórios