Como Dar Remédio Para Crianças

Dicas para a hora de medicar os pequenos

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

A hora de dar um remédio para uma criança pequena pode tornar-se tensa por várias razões. Ninguém realmente espera que seu bebê fique doente e pode ser ainda mais complicado conseguir dar a medicação se o bebê perder a tranquilidade conforme você se abala tentando fazê-lo. É muito importante manter a calma e ter paciência e saber exatamente o que se está fazendo. Para isso, separamos algumas dicas.

remédio para crianças

O que verificar antes de dar o remédio?

É imprescindível que antes de dar o remédio à criança você tenha plena certeza de que está com o remédio correto, dentro do prazo de validade, que não tenha sido armazenado em local inadequado e que a dose seja a exata conforme a orientação do médico. Se estiver fora da validade, jogue fora. Então leia a bula para obter instruções.

Remédio na boca

Depois que estiver com as mãos devidamente limpas, você vai precisar medir a quantidade do remédio. Se o remédio for a gotas, o melhor é contar as gostas numa colher primeiro. Alguns frascos costumam vir com uma seringa, você pode dar o remédio pro seu filho diretamente com ela ou apenas usá-la para medir e depois colocar o remédio numa colher — evite usar colheres para medir, pois as medidas são sempre inexatas.

dando remédio para o bebê

Às vezes pode ser melhor ter alguém ajudando você: se for um bebê pequeno, enquanto uma pessoa o segura em posição ereta, a outra coloca o remédio na boca dele (aos poucos, para que a criança não engasgue). Depois é só dar o peito, mamadeira ou algum líquido pra ajudar o remédio a descer.

Remédio nos olhos

Pingar remédio no olho de criança é provavelmente o mais difícil, pois o reflexo de piscar é incontrolável. Para bebês que não param quietos, uma opção pode ser enrolá-los numa manta para que suas mãos e pés fiquem no lugar. Para crianças um pouco maiores, tente fazer parecer que isso é algo absolutamente normal e corriqueiro, para que a criança não se assuste, o que vai dificultar bastante o processo. Lembre-se sempre de estar com as mãos limpas. Seu filho estando com a cabeça levantada ou deitado, aperte o frasco e pingue no cantinho do olho que fica perto do nariz, então deixe ele piscar para que o remédio se espalhe. Não encoste o frasco em nenhuma parte do olho do dele. Se houver excesso ou lágrima, limpe com um paninho de boca limpo. remédio-para-crianças2

Remédio no ouvido

O truque de enrolá-lo no cobertor também vale aqui, caso seu bebê esteja muito agitado. Com as mãos limpas, posicione o bebê com a cabeça para o lado (você pode deitá-lo de barriga para cima e virar a cabeça dele), segure o lóbulo da orelha dele, pingue o remédio dentro do ouvido e o mantenha na mesma posição por alguns momentos. Caso seja necessário pingar dos dois lados, repita o processo. Ele não vai gostar, porque é um líquido gelado dentro de seu ouvido, então tente distraí-lo por um tempo até a sensação passar.

Como Dar Remédio Para Crianças
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (5,00 de 5 com base em 7 votos)

Loading...


Comente!




*Campos obrigatórios