Como Cortar as Unhas do Bebê

Veja como fazer a higiene das mãozinhas do bebê

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

Estamos sujeitos a acumular bactérias de várias formas, por isso a higiene pessoal é sempre imprescindível. Isso também vale para os bebês, mas com algumas diferenças, já que o corpinho deles é bem mais frágil e suscetível a complicações — todo cuidado é pouco.

cortando as unhas

Tem problema cortar as unhas do bebê?

A maioria dos bebês já nasce com unhas, porque com 32 semanas de gestação elas já estão formadas. O problema não está necessariamente em aparar as unhas, mas nos primeiros dias as unhas deles são bem molinhas e o risco de cortar demais e causar um sangramento é maior.

Para evitar arranhões, você pode colocar luvinhas no bebê, a não ser que esteja muito calor. Como as unhas demoram bastante pra crescer, você não vai precisar cortá-las mais do que uma vez por semana. As dos pés, que demoram mais ainda pra crescer, vão exigir ainda menos frequência que isso. Tente cortar as unhas sempre com muito cuidado.

Uma boa solução para bebê bem novinho é apenas lixar suas unhas com a parte fina da lixa — pode ser qualquer lixa própria para unhas, mas qualquer utensílio usado com essa finalidade deve ser usado exclusivamente por ele.

cortador

Depois dos dois anos, a flexibilidade das unhas diminui, e aumenta a consistência, então fica mais fácil na hora de cortar.

Que cuidados devo tomar para cortar as unhas do meu bebê?

Primeiro, as mãos de vocês devem estar limpas. Um corte mínimo somado a sujeira pode causar uma infecção. Depois, escolha sempre tesourinhas e cortadores específicos para crianças que estejam bem limpos.

Muitas vezes os bebês se mexem muito ou choram, ainda que seja um processo indolor. Se esse é o caso do seu bebê, tente cortar as unhas dele enquanto ele dorme ou mama. Ainda dá pra você pedir a ajuda de alguém: uma pessoa segura o bebê pra você enquanto você apara as unhas.

cortando as unhas do bebê

Faça cortes retos, porque o risco de cortá-lo tentando cortar os cantinhos é grande. Se ficarem muito pontudas, você pode “roer” ou lixar com cuidado. Na hora de usar a tesourinha ou o cortador, segure bem a mão dele e puxe a pontinha do dedo para não cortar a pele. Deixar uma pequena parte branca é suficiente.

Como Cortar as Unhas do Bebê
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (5,00 de 5 com base em 9 votos)

Loading...


1 comentário

  1. Paula

    Eu não conhecia muito bem sobre a ovulação. Aprendi aqui e agradeço, hoje estou na minha 4°semana de gestação, confirmei ontem mas pelos sintomas descritos no site aprendi a me conhecer melhor e estava certa da gravidez! Obrigada!

Comente!




*Campos obrigatórios