Como Contar para os Pais Sobre uma Gravidez Inesperada

Contar para os pais que você está grávida não é uma tarefa fácil, por isso ensinamos algumas dicas que podem ajudar nesse contato.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dúvidas, Problemas

Sua menstruação está atrasada, você desconfia que esteja grávida? Comprou o teste e teve a confirmação? E agora como contar para as suas amigas, para o namorado e o pior ainda, como contar ao seus pais sobre a gravidez inesperada?

Será mais difícil lidar com uma gravidez indesejada sozinha, mesmo que você não esteja preparada para falar aos seus pais sobre isso, procure um adulto em que você confie para falar sobre o assunto. Pode ser até uma professora que você possui afinidade, pois na hora em que você descobre que está grávida, um simples gesto irá fazer uma grande diferença. Nessas horas um ombro amigo é muito bem vindo.

Procure contar o quanto antes aos seus pais sobre sua gravidez

Procure contar o quanto antes aos seus pais sobre sua gravidez

Quando se descobre uma gravidez na adolescência é natural que a menina se sinta arrependida, mas ela não deve levar a culpa sozinha. A responsabilidade da prevenção não é apenas da garota, então agora não é um momento de lamentação e sim, de uma resolução. Tudo que você pode fazer é pensar com calma em suas atitudes para que nada de ruim aconteça com você ou o bebê que você está esperando.

Como Abordar o Tema com a Família?

Abordar o tema com a família não nada fácil de fazer (mesmo que sua família seja “liberal”). Ainda assim, o quanto antes você falar para eles, mais rápido você irá tirar o peso de suas costas.

Seus pais podem ficar chateados e não aceitar a notícia de uma forma natural, mas não se desanime, quando a sua barriga começar a crescer e você mais precisar de ajuda, a atitude deles certamente irá mudar e eles serão o seu maior apoio.

Esteja bem preparada para ouvir de tudo quando conversar com eles, pois esta situação não afeta só você, ela afeta toda a sua família. Então, é melhor contar no começo da gestação, do que deixá-los descobrirem quando ela já estiver em um estágio avançado.

Não é legal escolher festas ou outros eventos para contar aos seus pais sobre a sua gravidez, por mais que você ache que dessa forma você estará protegida. Este tipo de conversa é melhor ter com calma e privacidade. E esteja totalmente ciente de suas responsabilidades a falar com eles, isto pode acalmá-los…

A rejeição inicial acontece em muitos casos, onde você deve estar preparada para ouvir alguns sermões de seus pais, e claro que eles estão cobertos de razão, afinal, se não foi planejada a gravidez, quer dizer que em algum ponto houve uma falha sua. Mas, com o tempo a família vai se acostumando com a idéia, é muito natural. Ao passo que a família tende a ficar do seu lado e te dar todo o apoio do mundo, e assim quando nascer o filho estarão babando em cima do novo netinho.

A dica que fica é, não enrole em contar. Se você teve 100% de certeza que está grávida, já encontre logo uma oportunidade de falar isso para a família.

194 comentários

  1. NICOLLY C.

    TENHO 14 ANOS E DESCOBRI QUE VOU SER MÃE,AO LER ESSAS DICAS TOMEI CORAGEM PARA ME ABRIR COM A FAMILÍA,ELES FICARAM CHATEADOS,MAIS AGORA QUE MINHA BARRIGA TÁ GRANDINHA ELLES ADORAM FICAR ME MIMANDO!OBRIGADA PELA DICA!

    • Debora

      OI tenho 15 anos e toh gravidá n sei como contar para meus pais e o pior q eles nem sabem q n sou mais virgem dia 11 de novenbro faz um mes me ajudem pf!!!

      • Jaynne

        Olá Debora, eeu tbm estou passando por essa mesma situação tenho 16 anos,e estou esperando um bebe hj faz um mes,e n conteii para os meus pais,nem saber que n sou mais virgem eles n sabem… Toou cm muito medo,de conta pra eles,pois minha mae éh doentt,e meu paii éh muito bravo,jah choreii muitoo pk,sou muitoo nova,e ainda estudoo. Tem hora que fiko feliz,pk vou ser mae, vou ter um bb,lindo..! Heheheh outra hora fiko tristt pk vou ser a desçepisaao de meus pais gentt me ajuda por favoor… :( :)

        • Kely

          Jaynne, você não será uma decepção pra ninguem não. Quem sabe esse bebe vem é para trzer muita alegria.Nãom fique trste, pense no bebe e tenha força para contar.me procura no faceebook pra gente conversar melhor.meu nome é Kely silva sousa. bjs

    • Thalita Oliveira

      tenho 14 anos estou gravida de um garoto de 18 , agente é namorados e ele ta super feliz por isso , eu tmb , mais o meu maior medo é contar pros meus pais e familiares , eles não vão aceitar , e eu não concigo tirar isso da cabeça , estou ficando depressiva , temos condiçoes de criar , vamos casar depois que nossa familia ficar sabendo , mais eu to cm o coração na mão , ja pensei em abortar , já li sobre o aborto parei e refletir ‘ Cara é anjinho que está no meu ventre , ele não tem culpa da falta de cuidados minha e do pai dele não’ E eu estou disposta a assumir , sei que vou ser mto criticada mais a vida é cheia dos altos e baixos …
      Assim como toda felicidade é passageira, nenhum sofrimento será eterno!
      estou de 1 e meio , minha barriga já esta grandinha e estou mto feliz , rezem por mim e por Wenndy Yasmim ou Wenndrick Santiago ><

      • Nanda

        Tenha fe em deus um bb e td d bom.

    • ?

      gente ne ajudem ñ sei se estou gravida oq fazer tenho apena 15 anos

  2. Nathalia Fernandes

    Tenho 17 anos, to morrendo d medo de contar pra minha familia, estar sendo muito dificil, mais vou tenta falar.

    • joao

      quanto antes vc falar melhor vc tirar um peso de suas costa

  3. Carla

    Tenho 15 anos e estou com um mes . Tow com medo de falar a meus pais. Meu namorado ta me dando todo o apoio do mundo. vou ver se crio coragem para contar a eles. sei q vai ser dificil, mais eu vou ter q falar kerendo ou nao.

  4. thaisggg

    estou tentando engravidar mais esta um pouca dificil não vejo a hora de ser mãe

  5. Maria Alice

    Morria de medo de contar para meus pais, dai li esse artigo e tomei coragem. Tudo correu muito bem!!! eles estao felizes com minha gravidez. Muito obrigada pela ajuda! As vezes a gente precisa de um empurrãozinho na vida!

  6. eleri

    to gravidaa e ja contei pros meu pais!

  7. Nathalia janaynna

    Tenho 16 anos e estou gravida de 5 semanas, nao sei como vou falar para meus pais…!

    • monica

      ola como ja fizeste amor a primeira vez eu tenho medo de fazer eu nao vou usar preservativo mas se nao fazer com isso eu tou em risco de engravidar

    • livia

      conta logo pois sua barriga vai crescer ai vc vai ter q contar eu contei

  8. su

    Estou com medo de estar gravida pois sou evangelica e meus pais tmb e na minha religiao ter relacao sexuak antes do ksamento e pekdo e agora como posso fala sobre isso com meus pai? Por favor mee responda alguem

    • NAthy

      noossa. tbm to no msm problema que voce… e meu namorado tb é evangelico…
      e nao tenho coragem de faala com meeus pais >< '

    • Fernanda

      Meu bem fica tranquila eu to pior q vc tenho so 14 anos discuidei ai oke deu to gravida! Entao vai dando ums pontos para seus pais com cauma e dp fala d uma vez espero ter t ajudado ta beijos boa sorte!

    • leeh

      olha me add no meu msn eu converso com vooç lá

    • mah zika

      entao meninas acredito que tudo isso passa infelizmente tem pais que nao aceitam e batam a gente pra fora eu tenho a certeza absoluta que meu pai nao ira aceitar…sim no comeco da um tremendo de um medo mais o que resta eh ajuntar as forcas ou seja tem que ter a forca do menino que vc tranzou pois voce nao fez esse filho sozinha,com calma chega primeiro na sua mae (fala ai as maes sao um pouco mais tranquilas que os pais neh) chega nela e fala mae ta acontecendo o seguinte ai vc conta para ela eh vai surgir um nervoso da parte dela ai dpois ela la numa hora calma vai conta para seu pai e os dois comecam a discutir o assuntos muitos chateados eh logiko no comeco vai ter uma certa isolacao vao se distanciar um pouco de voce mais depois vao tar brigando com voce para voce se alimentar e se cuidar para o neto deles nascer fime e forte ta ligadas…e imaginem quando o bebe nacer…isso varia dos pais pois tem pais que sao rigidos de mais e nao aceitam que eles criaram os filhos para o mundo …beijos meninada espero que siva tah e cuida do bebe pois ele nao tem culpa beijoooooos

    • Carol806

      Su estou na msm situação q vc acho q estou gravida e não sei como contar para mae, pai, madrasta,e o resto da família e tem tb a questão da igreja to com mt medo

    • Juliana

      Ola meu nome e Juliana e tenho 16 anos ,namoro com o filho do pastor da minha igreja e vey na boua msm ninguem faz ideia que eu e ela temos relaçoes sexuais,enfim estou com suspeitas de gravidez e fico imaginando a confusao que vai dar na igreja ,todo mundo nos julgando e sem contar que meu pai é casca grossa ele vai me bater tanto kkkkkk,se eu estiver realmente gravida eu vou ficar ate os 4 meses sem contar pq aii nao vai ter como ele mandar eu abortar ou tentar me agrdir ,meu namorado me ama muito eu vejo pelas ações dele ,ele falou que se eu estiver ele vai me dar apoio e cuidar de mim pelo reto da vida dele..boa sorte garota ,e que se vier um bebezinho que venha msm consequencia terao e serão muitas mas acredito que vai valer a pena .. ;* Témais’ *u*

  9. Moreninha

    Eu ainda nao tenho a serteza mas tou axando qe tou gravida! se tiver mesmo axo qe minha mae me mata! tenho todos os cintomas so me falta ter serteza..e ai o qe eu fasso gente tenho medo! so tenho 17anos.

  10. N.Leite

    tenho 16 anos
    Estou na msm situação que as duas garotas de cima, mas ainda não tenho certeza se estou grávida, espero que não.

  11. RUIVA

    Oiiii….
    Tenho 19 anos e axo q estou gravida.
    Fiz um teste caseiro e deu positivo mas
    fiz o teste menstruada e agora nao sei se o teste
    deu certo pq muitas mulheres menstuam durante
    os 3 primeiros meses de gestação.
    E agora sera q eu to gravida?
    Me ajudem….

  12. Carol

    Tenho 18 anos, estou gravida de 2 meses meu namorado n quis assumir este filho .Sou filha u´nica moro só com a minha mãe , estou com muito medo de contar para ela .Não sei com vai ser a reação dela .Estou procurando serviço.Por favor me ajudem !

    • Ana paula

      Tenho 15 anos tenho mais duas irmais nao sei como comta pra minha mai tou com muito medo meu namorado nao que asumir contei pra ele e ele nem ai pra mim to muito felis pelo meu filho mais muito trirti pelo meu namorado por que eu amor ele

    • Kely

      Carol, você mora onde? me acha no faceebook. meu nome é kely silva sousa

  13. Lais

    tenho 14 anos , meus pais sabem que não sou virgem mais não sei qual sera a reação deles se eu estiver gravida , mais assim minha mae e meu pai falaram q se eu engravidar é por burrise pq sempre falamos de preservativo , nao estou mais com meu namorada e ele esta com outra garota , isso só faz minha situação piorar , quando tomei a pirula do dia sguinte foi depois de 2 ou 3 dias ; minha mestruação veio normal , até bastante mais depois veio denovo depois de 10 dias e nesse mes veio um dia sim outro dia não e acabou , me ajudem ! pff

    • tainara

      meu caso é igual ao seu.. tenho 12 anos.. tomei a piula do dia seguinte mas eu fiz mestruada.. parei de menstruar numa terça-feira e quando eu fui fazer de novo depois de 8 dias a minha mesntruação desceu.. será q eu estou gravida?

      • Julia

        Compre um teste de gravidez e tire logo essa dúvida!

      • Anônimo

        Com 12 anos vc devia ta jogando video game nao fazendo se.xo

      • amanda

        olá meninas tenho 13 anos e acho que estou gravida todos os sintomas dizem que sim ,mais minha mestruação já desceu esse mes certo eu fiz com o meu namorado no dia minha mestruação desceu no 17/05/13 e foi no dia 22/05/13, eu esqueci de tomar de tomar a pirula do dia seguinte sera que estou gravida ?
        gente se realmente estiver eu não sei como contar para minha mãe e pro meu pai minha mãe até aceitaria agora meu pai já não sei ele não aceita nem o namoro quanto mas uma gravides ,eu estou com muito medo de contar pfv se alguém estiver em algum caso parecido e tiver como conversar comigo aqui estar meu face https://www.facebook.com/amanda.stenck.7?ref=tn_tnmn pfv entrem em contato comigo estou desesperada e não sei oque eu vou fazer me ajudem meninas !

  14. Lais

    ops NOMORADO ‘

  15. ana

    tenho apenas 16 anos e estou gravida de quase 5 meses e ainda ñ contei p/ meus pais, tô com medo da reação deles. e muito arrependidada.

  16. Francielle Santos Silva

    Olá Meninas O Meu Caso é Igual o Di Vocês Acho Que Estou Gravida Mais Num Tenho a Minima ideia de como vou contar isso pros meus pais
    tenho 16 anos meu namorado ta me dando muita força isso que me deixa mais tranquila
    mais to com medo da reação da minha mãe

  17. alexia fercondi dos santos silva

    eu ja fiz un teste daqueles de farmacia e deu positivo to esperando passar 3 dias pra poder fazer outro teste to com muito medo derealmente estar gravida meu namorado me da todo apoio do mundo tenho so14 anos e to com medo da reacao da minha mae

  18. MARCIÉGE

    OI tenho 15 anos e toh gravidá n sei como contar para meus pais e o pior q eles nem sabem q n sou mais virgem dia 11 de novenbro faz um mes me ajudem pf!!!

  19. daniele

    bom meninas , eu ja fui expulsa de casa ja fui espancada pelo meu pai e minha mae nunca me apoiu em nada . estou de 9 semanas , enao contei para meus pais ainda pois qndo souberem vao me colokar para fora , meu namporado ja esta começando a reformar a casa e estou com muito medinho no inicio nao qeria e tbm nao aceitava a gravidez , pois nao entendia como akilo aconteceu . falta de prevençao nao foi , fiz a ultrasom e vi meu bb bem peqeno e seu coraçaozinho batendo ja me deu mais força para seguir em frente . tenho 17 anos.

  20. eu

    estou com mt medo de star gravida pois tenho 14 anos mais nao tive relaçoes sexuais , apenas bejei o menina mais eu estava beba quase nao lembro oq aconteceu nao sei se el penetrou tals tenho vergonha de pergubnta e to supeitando q estou gravida mim ajude

  21. Luana

    Eu tenho 15 anos, e acho que estou grávida, tou com muito medo, quando os meus pais souberem vão ficar bem chateados, o meu pai vai compreender, mais a minha mãe ela vai me matar, e o pior que se eu estiver grávida, não sei se ele vai querer assumir. Eu sempre disse que nunca iria abortar, mais agora que acho que estou grávida, essa ideia tem passado muito pela minha cabeça, mais Deus vai me dá força, pra eu superar todos os obstáculos, e se realmente eu estiver grávida, vou cuidar dessa criança com muito amor, mesmo que eu tenha que fazer isso sozinha… ;’(

  22. Laiany alves

    Nao se preocupam deus esta com todas vcs,so ele tem o t
    Poder e autoridade pra fazer e desfazer.confiar nele colocar todos seus problemas nas maos dele.bjus e confiar nele de coracao.temho 16 anos.

  23. Jennifer Silva

    Tenho 14 Anos;Tirei Minha Virgindade Sem Camisinha;Só Q Ele Não Penetrou Todo && Qdoo Ele Tirou Q Ele Gozou Fora;Ah! Dentro Das 24 Horas Tomei A Pilula Do Dia Seguinte && 12 Horas Depois Tomei A Outra No Horário Certinho… Posso Está Grávida ?

    • isabella

      se vc fez tudo certinho tomo a pilula diretinho , logico que nãao vai estra gravida mas tome cuidado! pense bem antes de fazer sexo sem camisinha :8

  24. amanda

    estou gravida tenho 15 anos me ajuda a comtar pra minha mae que e um fera e o meu pai que e mais suave e eles nao sabem que eu nao sou mais virgem

    • Aninhaah

      Olha, eu passei por isso tbm no final do ano passado, no mês de outubro, quando eu descobri que estava grávida, já estava com quase 5 meses de gestação… nao tive coragem de falar para os meus pais, e acabou que meu namorado veio ate a minha casa e contou… Minha mãe tbm éh mais brava e meu pai o mais tranquilo… No começo todos me criticaram mais no final ficou tdo bem, hoje minha filha está com 5 meses e 10 dias e todos da minha familia a amam!

    • Aninhaah

      Ah! Quando descobri a gravidez eu tinha 14, dia 1 de março a Ana Julia nasceu… e logo em seguida, em abril completei 15 anos…

  25. sabrina mendes

    Oi meninas .. poos’ha mnu nem sei como começar! ! To presentindo que eu estou gravida! ! O foda e que eu apenas tenho 14 anos, tipo o unico problema e minha mae .. meu pai ja e suave, e meu namorado esta me aponhando muito! E se eu estiver? Aiai meu Deus… mais o melhor a fazer e focar a vida e amar muito esse pequeno anjo que pode vir!

    • amiga

      eu estou exatamente na mesma coisa q vs esta passando. Tbm tenho 14 anos, e meu pai é muito liberal, tanto q eu moro com ele tem 3 anos, estou namorando a 4 meses, e estou gravida. O problema é minha mãe que é evangelica, e ainda me trata como se eu tivesse 2 anos de idade. mais por outro lado estou feliz em ta esperando esse presente de Deus na minha vida

  26. estrela

    aiii eu tirei a virgindade sem camisinha mais ai qnd ele tirou passou uns 10 segundos aii ele gozou, aii depois comecei a colocar na cabeça q estava gravida essas coisas sintia os sintomas todos de uma mulher gravida aii passo uma semana eu menstruei sera q estou gravida?
    me ajudem galera

    • julli

      pode ser q nao pq sua mestruçao veio. fique tranquila minha querida

  27. lhelheca

    Meninas nao se fiquem desisperadas , eu so tenho 15 anos & tbm to achando que to gravida , minha mae vai aceitar numa boa , ja nao sei meu pai & msm se ele nao aceitar & yodos me abandonarem , Meu melhor amigo & papai do ceu esta cmg & com vcs , ele e o unico que nao ira me abandonar & mt menos abandonar vcs , pede conforto & ajuda do papai do ceu tenho certeza que ele vai estar do seu lado pra lhe ajudar ! Tambem sou evangelica , nao to com medo pq se deus mando eu nao posso rejeitar . Boa sorte pra vcs

  28. Karol

    Bem olha so quem sou eu pra falar alguma coisa .. primeiro boa sorte nós vamos precisar ! minha familia é evangelica e a minha mãe pouco me importa mais o meu pai * aaaah o meu pai ele é tudo pra mim * ele nunca vai apoiar isso pois sempre avisou que isso não ia da certo * o meu namorado * ta do meu lado e é um otimo rapaz ! mais não sei se posso da esse desgosto tão grande ao meu pai * ;;;

  29. Geovanna

    Bom garotas , tenho 15 anos e estou super preocupada em relação a esse assunto … Estou com sintomas de gravidez … e tem a chance de 70% de eu estar realmente gravida … sei que não e a hora disso ter acontecido ,mais agora e a hora de arcar com as responsabilidades …
    Se eu realmente estar gravida sei que o pai não vai querer assumir … Minha mãe vai ficar muito decepcionada ,meu padrasto vai obriga-la a me colocar pra fora de casa e sei que isso tem uma chance de 85% de acontecer … Mais graças a Deus tenho minha avó sei que ela vai ficar muitíssimo decepcionada mais sei que ela não vai me deixar sozinha nessa …Ultimamente a opção de abortar esta passando pela minha cabeça com frequência, mais não tenho coragem de fazer isto com o meu possivelmente bebe … Todas as pessoas com que falei do assunto me recomendaram essa opção ,gostaria que alguém me apoiasse …
    Fiquem com Deus ,e boa sorte !!
    Bjos :3

    • Jennyffer

      Olá preciso de uma amg agr que esteja na msm situação
      me add no face http://www.facebook.com/jennyfer.ogrin

    • gabriela

      ola tenho 18 anos e estou gravida de 2 meses;estou com muito medo da reaçao do meu pai ele e muito rigido vai me matar sou sua unica filha mulher e e muito apegado com migo.estou com muito medo me ajuda.

      • Anônimo

        Oiee Gabriela, tudo bem? Espero que sim bom meu nome também é Gabriela tenho 14 anos e to na mesma situação que você mais eu ainda nao tenho certeza era pra mim ter um filho ja mais infelizmente eu perdi e agora eu to suspeitando de estar grávida de novo e o pior é que eu e o pai da criança nao assumimos o namoro e meus pais nao se dão tão bem como antes e agora nao sei o que fazer :’( :’(

  30. camila martins

    tenho 13 anos e estou gravida meu amigo ficou colocando pressão falava que eu era mole eu ñ estava nem ai, mais um dia eu me cedi e acabei fazendo amor com ele, meu pai é searado da minha mãe ele é muito brabo se ele descobrir é capaz de me matar se brincadeira nenhuma .
    E minha mãe a mesma coisa o que eu faço . já pensei em sair se casa mais não tenho para onde ir.O pai sabe ainda só falei para uma amiga. O pai só tem 14 anos .
    o que eu faço? me ajuda por favor.

    • Geovanna

      Sabe… Eu não estou me importando muito com minha mãe ou com o pai da minha criança… Poucas pessoas sabem da minha situação … Sei que ela/ele vai me dar muita alegria e que ele jamais vai me deixar sozinha … Com tudo e tudo eu já amo tanto meu bebe … Não importa a sua idade o que importa e que agora vc e mãe ,e que tudo que vc for fazer já não e mais so pra vc e pra vcs dois … Onde vc mora ?
      Saiba que estou aqui pra te apoiar muitíssimo …

    • juliana

      oi eu tenho 13 anos e estou com risco de estar gravida ja nao é a primeira vez de estar com risco de gravidez o meu namorado tem 18 anos ele é que mais que ter filho comigo mais o problema é a minha mae ela ja me ameaçou umas cinco vezes de me colocar pra fora de casa ….. e nao sei se estou tenho todos os sintomas mais continua desçendo mestruação…oque que eu fasso?????

      • karine

        Juliana, muito simples vá a qualquer laboratório e faca o exame de sangue… Bjus

Comente!




*Campos obrigatórios