Como Contar para o Namorado Sobre uma Gravidez Inesperada?

Confira nesse artigo algumas maneiras em como contar ao seu parceiro / marido / namorado sobre uma gravidez que não foi planejada.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dúvidas, Problemas

Quando se descobre que está grávida, contar é o que se torna mais difícil afinal como contar ao seu namorado, marido ou parceiro?

Você acaba de descobrir que está gravida e agora tem que lidar não só com a pressão da descoberta, mas também com a pressão de contar ao seu companheiro sobre a gravidez indesejada.

Antes de qualquer coisa, você deve pensar no que quer fazer, claro que a decisão final não será só sua, mas saber que caminho tomar, facilita e muito a conversa. Você deve pensar nas responsabilidades de ter um bebê, nos pontos bons e ruins. Se você estiver com medo da reação de seu companheiro, procure uma amiga, uma pessoa em que confie para conversar, uma pessoa para te acolher faz toda a diferença na hora em que se descobre sobre uma gravidez não planejada.

Seja aberta ao contar ao seu namorado, marido ou parceiro sobre uma gravidez indesejada

Seja aberta ao contar ao seu namorado, marido ou parceiro sobre uma gravidez indesejada

Só não espere muito, quanto mais você esperar menos tempo terá para tomar uma decisão de forma calma e unida sobre a gravidez. Será extremamente essencial vocês terem uma conversa calma para entender o que cada um sente e pensa sobre a gravidez ( também para decidir o rumo que vão tomar referente a esta situação).

Conversar com o seu parceiro é muito importante, mas não se esqueça de ouvir também, preste muita atenção no que ele fala e também pense muito bem antes de falar. É essencial você analisar a situação dependendo do tipo de parceiro que você teve.

Você pode ter engravidado de seu marido, porém vocês não planejavam o filho no momento, mas nesse caso a situação é um pouco mais simples, já que vocês possuem uma família constituída e com isso a cabeça fica um pouco mais leve na hora da conversa. Mesmo assim, a conversa deve ser feita com todas as cartas na mesa, colocando todos os pontos sobre a criação de uma criança, desde fatores econômicos como a satisfação e felicidade do casal.

Se a situação é de se contar sobre a gravidez para um namorado, fale com muito cuidado. Exitem muitos casais que ainda não possuem a total certeza de ficarem juntos para sempre, e não é uma criança que vai levar a isso. Se o casal se ama, deve discutir muito sobre a situação mas não é necessário se apressar para casar logo. Um filho não é um fator que obriga um casamento, mas independente disso os pais devem dar todo o amor para esse filho. Se o casal sentir a firmeza na relação, amadurecimento, dai sim pode chegar a hora de oficializar a união.

O pior dos casos é quando se descobre que está grávida de um parceiro casual, alguem que não exista uma relação íntima, como se fosse uma aventura de uma noite que acabou tendo um final infeliz. A mulher deve ser aberta e conversar com o parceiro sobre o acontecido. Juntos ambos vão tomar a decisão, já que um não pertence a vida do outro, mas se resolverem levar a responsabilidade de serem pais, devem juntos dar toda a atenção do mundo ao futuro filho.

É comum que nestas conversas sobre gravidez inesperada o termo de “culpado” apareça. Seu companheiro pode falar que você “fez de propósito”, que “não tomou a pílula” ou até mesmo (em casos extremos) que “furou a camisinha”. Buscar a “culpa” não leva a nada, afinal não há culpado, os dois são igualmente responsáveis pelos atos cometidos e agora ambos têm que tomar a responsabilidade e chegar a uma decisão sobre o que fazer a respeito da situação.

E se lembre de sempre, pensar muito e compreendam o que esta gravidez irá significar em suas vidas. Se ele te pedir em casamento, não faça isto só por causa da criança, muitas vezes isto só piora a situação! Não adianta enrolar e ficar escondendo, espere o momento certo e tenha uma conversa de cabeça aberta com o seu parceiro, namorado ou marido.

62 comentários

  1. Ailana borges

    contei pro meu namorado ontem,
    tenho 14 anos e agente comeceu a transar tem mais ou menos 1 mes
    fiz o teste do xixi e deu positivo mais ele disse que não que filhos agora, oque eu faço ?

    • admin

      Ola ailana,

      compre um teste de gravidez de farmácia para ter uma idéia melhor! Se der positivo é um sinal mais indicativo de uma possível gravidez!
      http://www.canalgravidez.com.br/teste-de-gravidez-de-farmacia/

    • dessa

      mina tu eh loka de ter transado com menos de 1 mes…. eu tenhu 19 anos e meu namorado tem 25 nois dois transamos pq tipo temos idade tendeu mais vc tem apenas 14 anos e transa sem camisinha e nao toma remedio vc eh lokinha guri

    • rachel

      Na hora do bem bom vcs nem pensaram nessa possibilidade né…Agora vão ter que aguentar as consequências..Td bem que ele não queria filho,mas agora q fez vai ter que assumir e pronto…não tem como fugir dessa responsabilidade…Nem se preocupe com isso,mas pra frente ele vai ter que ser obrigado a dar a pensão ..e ai não vai ter como fugir…bjs

    • tairine

      nossa qui paia ele não podii faser isso não pq na hora qui elii tava la no bem bom eli tava gostano nee agora eli tem qui assumir e tem qui vira homem pq eli ta pareseno mulequi qui feio aff mais vai da tudo serto DEus abençoa vcs bjos

  2. Julia

    estou com suspeita de gravidez, minha mesturaçao ta atrasada, tenho 17 anos , ele era meu namorado agente terminou ele esta com outra, e ja disse antes mesmo de saber que estou com suspeitas que nao queria filhos, o que eu faço?

    • rachel

      Olá Julia,aconteceu a mesma coisa comigo…namorei um tempo,dai eu quis terminar,ele tbm ta ficando c/ outra…o foda é que tenho certeza que estou grávida…mas ainda não contei a ele pq ele esta viajando…Bom o que estou querendo te dizer é que vc deve ir ao médico.,confirmar se esta ou não e caso estiver conte ao seu ex ..Mesmo que ele não queira a criança ,ele vai ter que assumir…é só vc ir atrás d seus direitos..bjus

  3. nao posso dizer

    Ola eu tenho 14 anos, e acho que estou gravida porque tem me vindo sangramentos tenho tido colicas e muita vontade de ir fazer xixi o que faço?

  4. amelia

    ola eu 18 ,fais 15 dias que eu meu namorada trasou a 1 ves e fais uma semana que minha menstruaçao esta atrasada,estou sentindo alguns sintomas de gravidez.estou um pouco com medo.o que eu faço

  5. ANONIMA

    MEU CICLO MENSTRUAL É IRREGULAR, SE EU TRANSAR SEM CAMISINHA POSSO ENGRAVIDAR? TIPO HA QUASE 1 MES QUE MINHA MENSTRUAÇÃO NÃO VEIO E TRANSEI COM MEU NAMORADO SEM CAMISINHA. POSSO ESTA GRAVIDAR?

    • camila

      faz o teste e confirme e vai tirar a duvida

  6. Cecilia

    Tenho 16 , e cabei de descobrir que estou Graviida,meu namorado gosta muiito de miim e asseitou numa booa, miinha mae ja saber e ella ta miim dando maiior apoiio!
    maiis meu paii quando conteii fiicou irrado cmmg pois venho de uma famiilha boa e ninguem engravidou antes de casar,elle viiver me condenando pelo fato de eu estar gravida fiica jogando toda hora na cara. Ja estou cmmo 4 meses ie uma meniina que se chamara Lunna Sophia. to muiito feliiz e rezo pra que elle acabe aceitando poiis amoor muiito elle.

  7. camila

    ola vou fazer 18 anos sou casada a um anos e acho que estou gravida n sei o que fazer e nem como contar tenho medo da reaçao dele o q eu fazo

    • Anônimo

      vc deve contar sim, já que ele casou ele tem que assumir suas responsabilidades ou se ele ñ quisesse ter filho era só não tranzar.

  8. amiga

    cecilia num liga pro seu pai naum uma hora ele acaba aceitando tua gravidez,meu pai tbm e assim,ai babar em cima do netinho!!!!!!!!!!

  9. aline

    ola meu nome e aline eu tenho 14 anos e ja tenho relações. o que vcs acham?

    • Fulana

      Acho que voce devia pensar melhor !!

  10. Conselheiro

    Fica comprovado nos graves erros de escrita e pelo tipo das perguntas de muitos dos comentários que uma gravidez não planejada e gravidez na adolescência é mais comum em gente pouco esclarecida… Perguntar se transar sem camisinha tendo ciclo irregular gera risco de engravidar é algo surreal… É ÓBVIO! Mesmo usando pílula e camisinha ainda assim existe um pequeno risco. Métodos anticoncepcionais usados CORRETAMENTE reduzem MUITO esse risco, mas não o anulam! Meninas de 14 anos fazendo sexo e sem camisinha ainda por cima? Isso é brincar de roleta russa (do ponto de vista de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.) Controlem os impulsos um pouco gente. Sexo é uma delícia, mas requer responsabilidade. Se vc não está preparado(a) para assumir as consequências que uma relação sexual pode trazer, provavelmente ainda não deveria estar transando.
    Fui pai aos 32 anos com uma namorada que eu já não aturava mais (tenho certeza que ela engravidou pra tentar me prender). Usávamos pílula e ela disse depois que mudou o método e não me avisou. Fingi que acreditei pra não piorar as coisas. A notícia foi uma bomba! Acabei “aturando” o relacionamento por mais 3 anos até criar o vínculo com meu filho e depois terminei a relação.
    Jamais me casaria POR CAUSA de um filho. Assumi ele completamente, tenho a guarda compartilhada e apesar da situação sou extremamente feliz com ele. É meu companheiro pra tudo, embora seja muito doído não poder esta com ele todos os dias. É a escolha que fiz. Acredito ser melhor assim do que criar uma criança num ambiente em que não existe amor entre os pais.

    • Nessa

      Apoio completamente a sua posição. Foi bem pontual no que disse, também acredito que filho não segura nenhum relacionamento, ainda não tenho filhos, meu noivo tem um filho, engravidou a menina com dois meses de relacionamento, suportou a relação por dois anos, ela tentou segura-lo relatando uma suposta gravidez (dessa vez falsa), mulher que é mulher não tem essa atitude. Apoiado!

  11. Day

    OI Boa tarde

    Tenho 7 anos de casada meu marido ta louco pra te um filho eu ja tive gravida mais perdi no acidente de moto isso ja se passou 1 ano e 10 meses,ja tem uns 3 meses tentando novamente e nao to conseguido. o que devor fazer…

    aguardando resposta!!!

  12. Dexa pra laa ,

    Ta fasendo uma semana que eu e meu namorado tivemos relaçãao , e ele ta super desesperadoo , pois no coomeço transamos sem camisinha , ee ele solto o tal liquido “agua choka’ dentro de mim , falta 10 diias pra minha menstruação vim , mais estamos com muito medo , ja posso fase um teste ou ainda é muito cedo ?

  13. Jhosi

    Oi boa noite. tenho 17 anos e a 1 ano e meio eu fico com o irmão da noiva do meu irmão. a umas 2 semanas eu e eles tivemos nossa primeira relação e por não ter sido algo planejado, acabamos não usando proteção a minha menstruação é irregular, mas de uns tempos pra cá eu tenho sentido muitos enjoos e um sono desenfreado. eu estou com medo porque apesar de nos conhecermos a um bom tempo, sempre nos consideramos amigos com alguns benefícios. Eu estou morrendo de medo de estar grávida e ter de contar pra ele e pra nossa família. Oque eu faço??

  14. edineia

    nao sei te informar meu bem!!!

  15. manu

    oiee. tenho 15 anos e sou casada. minha mestruacao esta atrsada uns 20 dias. dai transei com marido e ele gozou dentro. no outro dia tomei a pds. minha mestru ainda nao veio posso estar gravida? me responda por favor. me respondam. é urgente
    bjos e obg.

    • manu

      manu, o meu nome e claudia… Se tu tomaste a pilula do dia seguinte e quase impossivel estares gravida, normalmente quando se toma a pds a menstruação vem uns 2 ou 3 dias depois se contigo n foi assim aconselho-te a ires ao medico bjs boa sorte

    • Kivia

      ooooo.pelo o que eu sei quando tomamos pilulas do dia D a mstruaçao pode sim atrazar,15,dias ou ate um mÊs ,,,para garantir ,,faça um ezami de sangui ta ,,,fica com DeuS

  16. manu

    Poor favoor me respondamm! estoou muito preocupada….

  17. laura

    acho que estou gravida
    e se realmente for verdade vou me sentir realizadada….

  18. Ana luíza

    RESPOSTA AO CONSELHEIRO

    A GRAVIDEZ TORNA SE INDESEJÁVEL QUANDO ENCONTRAMOS CERTOS TIPOS DE HOMENS QUE NÃO RESPEITAM SUAS COMPANHEIRAS,SE O RELACIONAMENTO ESTÁ INSUPORTÁVEL ,POR QUE NÃO TERMINA? VAI CONTINUAR TRANSANDO APENAS PARA NÃO FICAR SOZINHOS?E OS ERROS DE ORTOGRAFIAS NÃO QUER DIZER QUE SEJAM PESSOAS POUCO ESCLARECIDAS.A DÚVIDA PODE SURGIR DE QUALQUER PESSOA,SEJA AQUELA EXTRAMENTE CULTA OU AQUELA COM POUCO CONHECIMENTO.GENTE VAMOS RESPEITAR AS PESSOAS, SE TEMOS CONHECIMENTO E NÃO SABEMOS TRANSMITI-LOS É MELHOR FICARMOS NO ANONIMATO.

  19. Ana

    Oi, estava menstruada e alguns dias depois do término do ciclo tive uma relação desprotegida mas a ejaculação não foi dentro de mim,porém foi perto, tomei a pds logo em seguida e agr me veio um sangramento como se fosse menstruação, mas estranhei porq não tem nem 15 dias do ciclo anterior….esse sangramento é um sintoma de gravidez? Estou realmente com mto medo. Por favor alguém pode me esclarecer?

    • amanda

      esse sangramento é por causa da pds, voce não está grávida

  20. daiane

    oi eu tenho 13 anos e acho que estou gravida … pois eu e meu namo trazamos sem camisinha… ele falou que assume mais eu tenho medo e da minha familia…

  21. Carmen

    Oy penso ajuda! Tnho 15 anos e axo k xtou gravida mx trazei cm camisinha mx tbem o meu namorado diz k tirou a camisinha n meio d traza. O k fco cm ele e cmimg o k faco,,,, mx n kero ter filho aind sou menor. N tnho nem um mes xto cm algums dias. Rspdem plese

  22. Carmen

    Jentxe gxtaria d sber s a pilula ajuda p provocar a mestruacao??

  23. Jozi

    gente transei a 1 semana atras sem camisinha e nao tomei a pds,posso engravidar? me ajudem por favõr.

  24. liah

    poha gente coloquem a camisinha na cabeça de vcs e de seus parceiro
    pra depois não ficarem malucas tentando adivinhar se estão grávidas ou não, só dá pra saber realmente com um beta hcg. Falow?

  25. morenahhh

    gente tive relaçao com meu namorado a 1 dia e ele gozou dentro da camisinha ai eu pedi pra ele trocar de camisinha ele trocou ai ele gozou de novo,ai eu fui fazer xixi enquanto ele ficava deitado ai ele sem querer estourou a 2 camisinha mais nao em mim…ai ele pediu pra gente ir um pouco sem camisinha ai eu fui mais ele me empurrou antes de gozar em mim mais eu nao senti sera que ele pode ter gozado dentro de mim ….ea pilula do dia seguinte adinta mesmo gente pf me ajude me dando uma resposta beijoss…

  26. Lídia

    Oi sou a lídia. Eu e o meu namorado fizemos amor a cerca de 10 dias e não usamos preservativo e eu também não tomo a pílula. Ele apenas pôs só um bocadinho do pênis na minha vagina porque ainda sou virgem, e não gozou nem sequer deitou o líquido lubrificante. A minha menstruação esta atrasada 4 dias e estou com medo de estar grávida. Já fiz o teste da agulha, e a agulha ficou um pouco cinzenta. Já não sei o que pensar. Alguém me pode ajudar ao dar a vossa opinião por amor de deus? Beijo

    • Mary

      Lídia, a partir do momento em que é feita a penetração (seja parcial ou total do pênis) você “perde a virgindade” e, além disso, já é possível a presença de espermatozoides no líquido anterior a ejaculação propriamente dita.

  27. Lídia

    Quer dizer, ele pelo menos diz não ter deitado nada. E também só enfiou um bocadinho. Mas ando bastante preocupada. Preciso da vossa ajuda

    • AMA

      Gata compre um teste de farmácia você deve ter 10 R$. Faça no banheiro na mesma hora. e tire suas dúvidas. caso de negativo e continue atrasado fale com seu noivo pois que vocês fizeram no minimo ele quer casar com você e faça ele pagar um examem de sangue num particular, pra evitar confusão leve uma amiga maior de idade ao laboratório.

  28. beatriz

    tenho 16 anos minha menstruacao esta 2 semanas atrasada tenho muita vontade fazer xixi, e me sinto mtoo cansada nao fiz o testo de gravidez mas acho q estou gravida nao estou mais com meu namorado e nao sei se ele vai aceitar o q faco

  29. beatriz

    por favor me ajudem e minha familia nao sabe nao sei como contar

    • Anônimo

      vc tem que contar gravidez não é doença. e gravidez é uma coisa que não se esconde mais cedo ou mas tarde vc vai ter que contar. bjss.

  30. Lídia

    Gente me ajudem vai. . . Minha menstruação já esta atrasada 5 dias. E vocês ainda não deram a vossa opinião. Me ajudem por favor. É um comentário. Estou desesperada

Comente!




*Campos obrigatórios