Cadeirinhas de Carro

Obtenha dicas e informações sobre o uso de cadeirinhas

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

Acidentes de trânsito são a maior causa de morte de crianças de zero a 14 anos. É por isso que o uso da cadeirinha tornou-se obrigatório por lei. Acontece que muitos pais não têm certeza sobre qual a posição em que ela deve ficar, se vai caber no carro, se tem cadeirinha pra cada idade. Vamos esclarecer isso aqui.

Porque preciso da cadeirinha?

Além de o uso ser obrigatório por lei, ela é essencial para a segurança do seu filho. Muitos acidentes que mataram crianças ocorreram próximos de casa em ruas cujo limite de velocidade era de 60km/h. O corpo de crianças é muito frágil e só o impacto entre ele e o cinto pode causar lesões internas que aumentam o risco de morte. Ensine sempre ao seu filho que é assim que funciona e sempre o leve na cadeirinha no banco de trás.

Cadeirinhas do tipo bebê conforto e poltronas reversíveis devem ficar preferencialmente viradas para a traseira do veículo.

Cadeirinhas do tipo bebê conforto e poltronas reversíveis devem ficar preferencialmente viradas para a traseira do veículo.

Quais são os tipos de cadeirinha?

Muitos pais ficam confusos na hora de escolher, porque existe uma variedade de cadeirinhas. São eles:

  • Bebê conforto: ideal para recém-nascidos, mais reclinadas, colocadas de costas para o banco da frente, geralmente vem com uma base que fica acoplada ao cinto de segurança, então é fácil removê-la. Deve ser substituída quando a criança tiver mais de 13kg;
  • Poltrona reversível: também fica virada para a traseira do carro e possui limite de peso de 16kg, dependendo do modelo;
  • Assentos de elevação (boosters): poltronas ou banquinhos que deixam a criança mais alta para possibilitar o uso do cinto de segurança do carro. Quando o booster não tem encosto, o carro deve ter alguma proteção para a cabeça. Para usar booster, a criança deve ter mais de 4 anos.

É importante manter a cadeirinha virada para a traseira do veículo pelo máximo de tempo possível até que a troca de modelo não o permita mais.

O que a lei determina sobre as cadeirinhas?

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinou a obrigatoriedade do uso de cadeirinhas para crianças de até 7 anos e meio em 2008. Especialistas criticaram o fato de a lei especificar o uso por idade, e não por altura e peso, que são medidas mais exatas. Táxis e ônibus não possuem essa obrigatoriedade. Os próprios fabricantes podem estabelecer restrições de acordo com o modelo do carro, da cadeirinha, peso e altura da criança, e essas restrições vão constar no manual. As diferenciações são as seguintes:

  • Crianças de 0 a 1 ano ou com até 13kg devem usar bebê conforto ou poltrona reversível virados para a traseira do carro;
  • Crianças de 1 a 4 anos ou com cerda de 9 a 18kg devem usar cadeirinha;
  • Crianças de 4 a 7 anos e meio ou com cerca de 15 a 36kg devem usar assento de elevação;
  • Crianças de 7 anos e meio a 10, acima de 36kg ou que tenha atingido 1,45m de altura devem ficar no banco de trás com cinto de segurança;
  • Se tiver mais de três crianças menores de dez anos no carro, a mais alta pode ir no banco da frente, contanto que seja utilizado um dispositivo de retenção adequado, como assento de elevação. Ainda assim, especialistas reiteram que crianças não devem viajar no banco da frente.
O booster ou assento de elevação é indicado para crianças maiores para que elas possam usar o cinto de segurança corretamente.

O booster ou assento de elevação é indicado para crianças maiores para que elas possam usar o cinto de segurança corretamente.

Recém-nascidos podem ir no colo?

Não. Seu filho deve já sair da maternidade na cadeirinha. Não é seguro leva-lo no colo porque, no caso de um acidente, seu corpo esmagaria seu filho ao invés de protegê-lo. Coloque a cadeirinha na lista de coisas que você vai precisar comprar durante a gestação. Você pode treinar com um boneco para se acostumar com os dispositivos da cadeirinha.

Dicas para a instalação

  • Seguindo o manual, você vai colocar o cinto do carro nos passantes indicados e apertá-los bem de modo que a cadeirinha não se mova. Quem estiver instalando talvez precise subir na cadeirinha pra forçá-la contra o assento;
  • Instale a cadeirinha no assento meio do banco de trás;
  • O cinto precisa ficar justinho, de modo que só um dedo passe entre ele e o corpo do seu filho;
  • Seu filho deve usar a cadeirinha sempre;
  • Nunca remova a cadeirinha com o carro em movimento, mesmo que ele esteja chorando;
  • Se você tem dois carros, deve usar a cadeirinha nos dois;
  • Não remova a cadeirinha e leve seu filho solto pra caber mais gente no carro.
Certifique-se de que o cinto está bem justo, pois só o impacto do corpo do seu filho contra ele pode causar sérias lesões.

Certifique-se de que o cinto está bem justo, pois só o impacto do corpo do seu filho contra ele pode causar sérias lesões.

Que outros cuidados devo tomar no carro?

  • Nunca leve crianças no colo;
  • Nunca coloque duas crianças no mesmo cinto de segurança;
  • Use travas que impeçam que as portas de trás sejam abertas por dentro;
  • Deixe sempre o vidro quase fechado, só com um tanto aberto para a circulação do ar;
  • Nunca leve crianças em porta-malas ou caçambas;
  • Nunca coloque cinto de adultos em crianças.

Comente!




*Campos obrigatórios