Bumbum de Neném Sem Assaduras

Saiba o que fazer para prevenir assaduras no seu bebê

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

Infelizmente, praticamente todo bebê sofre com assaduras. Em consequência, os pais sofrem com a preocupação e muitas vezes os pais não sabem de onde elas vieram nem o que fazer para que elas desapareçam. Separamos aqui dicas que explicam o que são assaduras e como prevenir e tratá-las. Observe a seguir.

assaduras no bumbum do bebê

O que são as assaduras?

As assaduras são uma espécie de dermatite (uma reação alérgica ou inflamatória na pele) causada pelo contato da pele com substâncias irritantes presentes na urina e nas fezes do bebê combinado à umidade, que propicia a absorção dessas substâncias pela pele. O calor e a ausência de luz solar também propicia a proliferação de alguns fungos que podem causar assaduras.

Como prevenir as assaduras?

A principal dica é manter a pele do bebê sempre sequinha. Para isso, as fraldas devem ser trocadas periodicamente e sempre que o bebê faz cocô, e a limpeza da pele deve ser impecável. Passe sempre uma fina camada de pomada contra assaduras à base de óxido de zinco nas dobrinhas, mas evite talcos.

como evitar assaduras nos bebes

Não apertar demais as fraldas ajuda a circular um pouco de ar e preferir água morna e algodão aos lenços umedecidos também (caso você use lenços, procure sempre verificar se a pele do bebê está bem seca).

Deixar o bebê por alguns minutos sem fralda também é bom, se possível.

Evite colocar amaciante nas roupas do bebê.

Dá pra saber com certeza de que meu filho está assado?

Sim. Em assaduras comuns, partes da pele que ficam cobertas pela fralda vão ficar aparentemente vermelhas e irritadas. Quando não são devidamente tratadas ou quando a pele é realmente muito sensível, alguns casos podem evoluir para erupções e talvez sangramentos, infecções bacterianas, micoses ou candidíase.

No calor assaduras podem surgir fora da área coberta pela fralda ou com mais frequência.

Fralda descartável x fralda de pano

protetor de assadurasAs fraldas descartáveis costumam ser mais absorventes e facilitam muita coisa sob a perspectiva de que não é necessário trocá-las tanto quanto as de pano, nem lavá-las várias vezes. Em contraposição, as de panos são mais arejadas e são menos propensas a causar irritações, caso sejam trocadas frequentemente.

Como se tratam assaduras?

Nos casos mais comuns, o tratamento consiste em, nos banhos, lavar bem a região com água morna e sabão neutro e trocar as fraldas com mais frequência. Deixar o bebê sem fralda por alguns momentos por dia pode ajudar a cicatrizar, por exemplo, antes das 11h ou depois das 16h pra tomar um pouco de sol. Às vezes pode ser bom trocar de marca de fralda e aumentar um pouquinho a quantidade de pomada nas regiões afetadas.

Se depois de dois dias de tratamento comum a assadura não tiver melhorado ou tiver piorado, consulte um médico, pois pode ser algum outro tipo de infecção causada por algum tipo de fungo ou bactéria, então ele poderá recomendar alguma medicação específica.

Não utilize pomadas que contenham corticoides sem indicação médica.

Bumbum de Neném Sem Assaduras
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (5,00 de 5 com base em 3 votos)

Loading...


Comente!




*Campos obrigatórios